Boas, estou a iniciar-me neste mundo.
Algo que se torna viciante! Porque comecei com uma ou duas pequenas ideias e quanto mais leio e pesquiso mais ideias e futuros projectos surgem.
Isto começou por ser um pequeno projecto para poder de forma automática acender e apagar uma luzes e programar/ligar/desligar a circulação de água da piscina que está num anexo ainda afastado da casa, como o programador da piscina morreu, pensei que era a altura certa para investigar estas coisas do Home automation, comecei com a ideia de algo do género “Smarthings”, mas como não gosto de entrar nas coisas sem me informar 1º, acabei por vir aqui parar. Em boa hora diria eu
Tenho neste momento instalado o HA a correr numa máquina virtual num pequeno PC (Nuc), que tinha praticamente parado lá por casa, servia anteriormente para correr o Kodi e mais umas coisitas.
A minha ideia neste momento é avançar com a automação da bomba da piscina, (tenho wireless para lá), deverei adquirir um Shelly 1pm ou um Sonoff 16A 3500W (embora para este tenha que comprar o material para flashar o Tasmota, não quero ligações da minha casa para a China).
Em simultâneo estava a pensar adquirir um Sonoff RF Bridge (com tasmota também), para poder remotamente abrir fechar o portão de acesso à minha casa, (já me fez falta várias vezes), este tem um motor Nice (que já investiguei trabalha na freq 433, pelo que deverá ser compatível com o Sonoff)
Estou a ver alguma coisa mal? Isto tem condições para funcionar?
Obrigado e cumps a todos
Mário Lopes