Dúvidas de material - Primeiros passos

Boas, estou a iniciar-me neste mundo.
Algo que se torna viciante! Porque comecei com uma ou duas pequenas ideias e quanto mais leio e pesquiso mais ideias e futuros projectos surgem.

Isto começou por ser um pequeno projecto para poder de forma automática acender e apagar uma luzes e programar/ligar/desligar a circulação de água da piscina que está num anexo ainda afastado da casa, como o programador da piscina morreu, pensei que era a altura certa para investigar estas coisas do Home automation, comecei com a ideia de algo do género “Smarthings”, mas como não gosto de entrar nas coisas sem me informar 1º, acabei por vir aqui parar. Em boa hora diria eu :slight_smile:

Tenho neste momento instalado o HA a correr numa máquina virtual num pequeno PC (Nuc), que tinha praticamente parado lá por casa, servia anteriormente para correr o Kodi e mais umas coisitas.

A minha ideia neste momento é avançar com a automação da bomba da piscina, (tenho wireless para lá), deverei adquirir um Shelly 1pm ou um Sonoff 16A 3500W (embora para este tenha que comprar o material para flashar o Tasmota, não quero ligações da minha casa para a China).

Em simultâneo estava a pensar adquirir um Sonoff RF Bridge (com tasmota também), para poder remotamente abrir fechar o portão de acesso à minha casa, (já me fez falta várias vezes), este tem um motor Nice (que já investiguei trabalha na freq 433, pelo que deverá ser compatível com o Sonoff)

Estou a ver alguma coisa mal? Isto tem condições para funcionar?

Obrigado e cumps a todos
Mário Lopes

Bem vindo ao fórum da CPHA @ e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Vieste parar ao sitio certo!

Isso tem tudo pernas para andar, tens aqui varios projectos no fórum para tirares mais ideias.

Bem vindo ao fórum da CPHA @MRBetes e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

“mas como não gosto de entrar nas coisas sem me informar 1º”

Antes de mais parabéns pela atitude. Sem duvida que tomaste uma boa opcão.
Relativamente à tua Bomba, precisamos de alguns detalhes da mesma para te podermos aconselhar…qual a potência da mesma?
Relativamente ao teu estudo sobre firmwares, já vi que te informaste minimamente é algo que no fórum depois podes ver como flashar o equipamento a comprar.

Em relação à compra do RF Bridge podes não precisar, existe outras opções interessantes que podes adoptar, caso tenhas alguns comandos Extra por casa, por exemplo este tutorial

Não estás a ver a coisa muito mal :slight_smile: da nos os dados dessa bomba.

Muito obrigado pela recepção, já tinha percebido que o ambiente por aqui era saudável!

Em relação à bomba é uma AstralPool 15244, com 1.6kW de potência (7.3A).

A Solução do comando extra, ainda não conhecia :slight_smile: , mais uma para a lista! Por acaso tenho por lá um comando que tem a parte da cobertura danificada, que já não é usado, … Ou pelos vistos não era!!!

Para esses valores de potencia tens de ir para um contactor pois não há equipamentos que lidem com essas potencias directamente. Depois basta pores um Sonoff Basic a controlar a bobine do contactor.

@MRBetes o que o @j_assuncao quis te dizer caso não estejas familiarizado com o assunto é isto:

Pensei que a utilização de um sonoff de 16A aguentasse isso.
A electricidade efectivamente não é o meu forte.
Já tinha ido ver um video de um tipo a fazer isso, esse procedimento parece-me simples, mas como não sei exactamente onde ligar o contactor no meu quadro, acho que vou falar com um electricista para me fazer isso.
Este é o quadro, neste momento estou a utilizar o disj. “Manual/Autom”, para ligar/desligar a bomba.

Muito obrigado pelas vossas dicas/ajuda.
Abç

Sem dúvida alguma que a presença de um electricista para te elucidar é a melhor opção.
Mas o que aqui te foi dito irá resolver o teu problema com maior segurança.

@MRBetes Já tens aí contactor para ligar/desligar a bomba.
Podes adicionar um sonoff ao circuito existente para ligar o contactor da bomba.
Podes por exemplo utilizar a saída dos 230V de um sonoff Basic para ligares a fase ao A1 do contactor e o N no A2 do contactor.

Depende do que queres fazer… Podes utilizar esse interruptor por exemplo para quando ligado… Ligar a bomba em manual, desligado poder utilizar o sonoff com automações no HA.

Mas se não estás à vontade com electricidade, decide primeiro como queres que o circuito funcione e depois pede a alguém para fazer a alteração. Ou se quiseres fazer tu, vê primeiro como tens isso ligado e caso tenhas dúvidas pergunta.

Quanto ao sonoff bridge o mais certo é não dar para o que queres. Os motores Nice que conheço são rollibg code e o sonoff bridge não é rolling code.

Tens várias soluções para o portão… O shelly 1 com tasmota também pode ser uma delas.

Ontem depois de ver o que tinha no quadro, tb cheguei a essa conclusão, já lá tenho o contactor, eventualmente é retirar o relógio programador e mudar as ligações que vem do contactor para o relógio para o sonoff. No fim de semana vou ver como tenho aquilo tudo ligado, com os vossos inputs não me parece nada de especial mudar eu mesmo as ligações. (já estive a ver uns videos da forma de funcionamento dos contactores e como se ligam).

Em relação ao portão vou experimentar a solução apresentada pelo Rodolfo, aproveitando o comando que tenho lá em casa.

Obrigado

1 Curtiu

Aproveito o topico para ver se me conseguem ajudar. Já tinha referenciado que tenho um sistema da BTcinio em minha casa em que atraves do contactor consigo ligar/desligar o AC de casa. Este fim de semana estive em testes para colocar em paralelo um sonoff basic (integrado no HA-tasmota) que me fizesse o mesmo.

Problema: O sistema funciona bem se estiver como estava, se estiver só o sonoff ligado no contactor.

Não funciona com os 2. Se estão os dois ligados o contactor está sempre ligado e nao consigo desligar nem pela central de alarme, nem pelo sonoff basic.

Seguem umas fotos para elucidar:

@xicoamaral Quando tens os dois ligados no contactor e ligas o sonoff o relé liga logo de seguida? Ouves o relé do sonoff a ligar e desligar quando dás ordem?

Testa só com o sonoff a ser alimentado, sem ter nada ligado na saída, se ele liga e desliga o relé conforme lhe envias comandos… e com um voltímetro mede na saída do sonoff se quando o activas tens lá os 230V.

Quando fores ligar os fios da saída do sonoff no A1 e A2 do contactor, certifica-te que estás a ligar fase com fase e neutro com neutro.

Quando tens os dois ligados no contactor e ligas o sonoff o relé liga logo de seguida? Ouves o relé do sonoff a ligar e desligar quando dás ordem?

  • Quando ligo o sonoff o rele do sonoff esta desligado. Posso fazer toggle via web e oiço o relé do sonoff mas nao faz nada ao contator. (o sonoff está bom porque de momento tenho só o sonoff e funciona na perfeição) Se tiver o sistema normal + sonoff mal ligo os 220V o contactor fica on e já nao desliga nem no sonoff nem na central.

Testa só com o sonoff a ser alimentado, sem ter nada ligado na saída, se ele liga e desliga o relé conforme lhe envias comandos… e com um voltímetro mede na saída do sonoff se quando o activas tens lá os 230V.

  • Sim já testei e na saída tenho os 220V

Quando fores ligar os fios da saída do sonoff no A1 e A2 do contactor, certifica-te que estás a ligar fase com fase e neutro com neutro.

  • double check.

Hoje finalmente tive tempo para me dedicar a este assunto e já consegui por a automação da bomba da piscina a funcionar, tive que investigar mais um pouco que os meus conhecimentos de electricidade/electrónica são muito reduzidos. Ficou tudo operacional tal como estava anteriormente com a substituição do relogio programador mecânico pelo sonoff, para terminar o trabalho só falta colocar uns conectores, nas terminações dos fios e programar as horas de funcionamento, mas já consigo arrancar/parar a bomba remotamente…

Próximo passo portão
O que me leva a mais umas questões
De acordo com esta documentação:


Se ligar o input de um sonoff basic ao 1 e 2 , para obter power há alguma forma de ligar depois o output deste para dar a ordem de abertura e fecho do portão (12 e 13)??? Desculpem se a pergunta é parva, mas electrónica …

Mais uma vez muito obrigado por toda a ajuda…

@MRBetes Não podes utilizar o sonoff basic para isso. No output do sonoff basic tens 230V… Precisas de algo com a saída com contactos secos, como por exemplo o shelly 1.

O mais fácil é utilizares um shelly 1 em que podes ir tirar a alimentação ao 1 e 2 para alimentar o shelly e ligar o I e O do shelly 1 no 7 e 11 dessa PCB do motor.

Se quiseres ter também um botão de pressão para abrir o portão tens muitos exemplos pelo fórum de como fazer… :wink:

Caso já tenhas o basic podes o utilizar mas tens que o transformar para contacto seco.Podes encontrar no youtube alguns videos.

Venho mais uma vez agradecer os vossos contributos, com os quais consegui atingir os objectivos que me tinha proposto.
Estes projetos estão terminados! (Afinal até se tornou bem mais simples do que pensava quando comecei)

Já comecei a investigar para o próximo!!! :slight_smile:

  • Temperatura da água da piscina (operado a bateria)
    Eventualmente com Esp8266 ESP-01 + ds18b20 + … Mas ainda tenho que validar que é a melhor solução!

Deixo aqui duas fotos com os trabalhos finais dos primeiros 2 projectos

1 Curtiu

Bateria + ESP não combinam… :wink:
Para o ESP tens de ter alimentação a partir dos 230V com fonte de alimentação. Com bateria tens autonomia muito reduzida.
Podes utilizar o ESP e sensor de temperatura que referes, colocando uma extensão desde o sensor até ao ESP caso não tenhas os 230V por perto para alimentar o ESP.

Podes até utilizar esse sonoff que tens nesse quadro para ligar lá o sensor de temperatura.
Vê quantos metros de fio precisas desde o sonoff até ao local onde queres colocar o sensor e faz testes com e sem extensão para ver se as leituras são fiáveis.

Procura como adicionar esse sensor ao sonoff…

Para utilizares algo com bateria, procura antes sensores de temperatura zigbee. Tem autonomia superior a um ano… Tens é de ver se há algo com sensor de temperatura externo para mergulhar na água. Ou tentar alterar algum sensor para poder colocar só o sensor dentro de água.

Boa tarde, tenho uma shelly 1 para aplicar no portao da garagem com motor NICE SPIDER SP6065.
O portao so abre com comando, nao tem botao de abertura.
Agradecia ajuda para meter o portao a funcionar com a shelly e com o comando.

Tinha pensado em fazer as alterações no ESP para o por a trabalhar em “Deep Sleep”, achas que não funciona bem assim, em termos de duração da bateria? Desculpa a pergunta mas não tenho experiência nisto.
Em relação à utilização do Sonoff lembrei-me disso inicialmente mas a distância entre o mesmo e o ponto onde a sonda poderia entrar deve rondar os 12-13 metros (tem que contornar o pavimento, pelo relvado, até chegar a meio metro de um skimmer, e aí abria um pequeno rasgo no pavimento para o cabo da sonda passar), não encontrei sondas com essa dimensão de cabo e também fiquei com dúvidas que a essa distância pudesse apresentar valores fiáveis, mas como dizes nada como experimentar…
Seria sem dúvida a solução mais prática! E com menos “invenções”…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade