Duvida sobre Shelly EM em quadro geral

Boa tarde

Ja pedi aqui ajuda antes sobre um tema parecido, relacionado com o meu quadro electrico, mas tenho agora duvidas novas :slight_smile:

Ao tentar instalar um Shelly EM para medir o consumo geral da casa, apercebi-me que o disjuntor geral parece ter 3 fases distintas a chegar a ele (apesar da instalacao ser monofasica)

Fotos: https://photos.app.goo.gl/zHnhc6HaK3cgA15A8

Elas parecem vir todas do disjuntor nao diferencial a direita (pela foto ainda se consegue perceber o trajecto dos cabos)

Testando o shelly EM nos diferentes 3 cabos a vez, vejo corrente diferente em cada um deles

Entao as minhas duvidas:

• Estou a interpretar bem esta instalacao?
  • Se eu quiser medir o consumo total da casa, preciso de medir cada um dos 3 cabos, ou seja, de um shelly EM extra? Ou e porventura seguro aceder ao painel da direita e instalar directamente ai, assumindo que so vem um cabo do contador?
  • Estou correcto em assumir que o somatorio dessas 3 fases vai corresponder ao consumo total da casa?

PS: e sim, eu sei que as pregas do EM que instalei estao no sentido oposto. Foi a unica forma que consegui de os encaixar facilmente

Obrigado

Boas. Parece me que só vêm também 3 cabos do geral da esquerda. Se conseguires colocar os 3 dentro da mesma pinça consegues medir o total.

Também dá colocando a pinça no neutro ( só dá por ser instalação monofásica) mas pessoalmente não gosto muito dessa solução, mas que vai dar praticamente ao mesmo vai.

chame um electricista para aplicar o shelly e refazer o quadro como deve ser. não vale a pena arriscar. está ai cada coisa que parecem duas… cabos mal ligados com cobre á mostra, cabos com sessão errada, só isto é logo motivo para invalidar uma instalação, já não falo no resto.

fale com um electricista para lhe reorganizar o quadro, fazer alguns testes e aplicar o shelly. se o profissional for bom ele deteta logo os erros que mencionei.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade