Dúvida SmartLife(Tuya) Wifi+Zigbee no Home Assistant

Boas a todos!
Estou a iniciar-me nestas coisas do HA.
A minha dúvida é a seguinte:
-Tenho um Zigbee Gateway da Nedis adicionado à aplicação do telemóvel SmartLife.
-Já adicionei os meus gadgets zigbee (Régua de tomadas do Lidl e Sensor de Porta do Lidl) na aplicação.
-Tenho mais umas tomadas e lampadas wifi adicionadas ao SmartLife.
-Tudo funciona perfeitamente na aplicação.

No homeassistant (VM a correr no proxmox) instalei a integração da Tuya (a oficial, não a da HACS)
Mas só me aparecem os dispositivos wifi.
Existe forma de aparecerem os zigbee através da integração?

Olá, tenta instalar o addon que está no HACS.

No entanto toma a seguinte nota:

Só são suportados os seguintes devices.

  • 1 and multiple gang switches
  • Wi-Fi smart plugs (including those with additional USB plugs)
  • Lights
  • Covers
  • Fans
  • Climates (soon)

Os sensores não te irão aparecer…
O resto não deverás ter problemas.

1 Curtiu

Obrigado!
Infelizmente não consegui adicionar os meus gadgets zigbee.
Tenho a régua de tomadas e o sensor de porta do Lidl e um gateway da Nedis.
Engraçado que ele detecta o IP do gateway zigbee como um dispositivo. Mas quando tento adicioná-lo dá-me erro: "Failed to authenticate with device. Verify that device id and local key are correct."

PS: Registei e fiz a lenga-lenga do Tuya IoT Plataform para ir buscar o local key.

Como te disse, o sensor não vai funcionar, já a régua de tomadas deveria, a não ser que ainda não seja suportada.
Ainda, assim recomendo a compra de um hub zigbee universal, para que não tenhas problemas de maior.

Instale o pallete node-red-contrib-smartlifeair no Node Red. Consegui acesso aos meus sensores tuya zigbee no HA. So preste atenção nas instruções pq tem que registrar em uma conta nos servidores EUA.

1 Curtiu

Obrigado! Tenho que testar isso.
Mas entretanto resolvi o problema com uma pen zigbee cc2531. E comecei a dar ontem os primeiros passos com o Node Red.

Desde que comecei a “brincar” com o HA, o meu objectivo tem sido integrar uns sensores de temperatura BLE. A pen usb bluetooh é dos chineses e não conseguia por a funcionar no HA. Por isso comprei um gateway bluetooth( também é zigbee e wireless) da Xiaomi. Andava há uma semana a tentar colocar tudo no HA e não estava a conseguir. Mas ontem lá consegui.
Agora é tempo de me dedicar a sério às automações e, especialmente, ao Node Red. Que maravliha de ferramenta.

@viperunderground aparece no nosso discord que por vezes à umas aulinhas de nodered à noite.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade