Dúvida SmartLife(Tuya) Wifi+Zigbee no Home Assistant

Boas a todos!
Estou a iniciar-me nestas coisas do HA.
A minha dúvida é a seguinte:
-Tenho um Zigbee Gateway da Nedis adicionado à aplicação do telemóvel SmartLife.
-Já adicionei os meus gadgets zigbee (Régua de tomadas do Lidl e Sensor de Porta do Lidl) na aplicação.
-Tenho mais umas tomadas e lampadas wifi adicionadas ao SmartLife.
-Tudo funciona perfeitamente na aplicação.

No homeassistant (VM a correr no proxmox) instalei a integração da Tuya (a oficial, não a da HACS)
Mas só me aparecem os dispositivos wifi.
Existe forma de aparecerem os zigbee através da integração?

Olá, tenta instalar o addon que está no HACS.

No entanto toma a seguinte nota:

Só são suportados os seguintes devices.

• 1 and multiple gang switches
  • Wi-Fi smart plugs (including those with additional USB plugs)
  • Lights
  • Covers
  • Fans
  • Climates (soon)

Os sensores não te irão aparecer…
O resto não deverás ter problemas.

Obrigado!
Infelizmente não consegui adicionar os meus gadgets zigbee.
Tenho a régua de tomadas e o sensor de porta do Lidl e um gateway da Nedis.
Engraçado que ele detecta o IP do gateway zigbee como um dispositivo. Mas quando tento adicioná-lo dá-me erro: "Failed to authenticate with device. Verify that device id and local key are correct."

PS: Registei e fiz a lenga-lenga do Tuya IoT Plataform para ir buscar o local key.

Como te disse, o sensor não vai funcionar, já a régua de tomadas deveria, a não ser que ainda não seja suportada.
Ainda, assim recomendo a compra de um hub zigbee universal, para que não tenhas problemas de maior.

Instale o pallete node-red-contrib-smartlifeair no Node Red. Consegui acesso aos meus sensores tuya zigbee no HA. So preste atenção nas instruções pq tem que registrar em uma conta nos servidores EUA.

Obrigado! Tenho que testar isso.
Mas entretanto resolvi o problema com uma pen zigbee cc2531. E comecei a dar ontem os primeiros passos com o Node Red.

Desde que comecei a “brincar” com o HA, o meu objectivo tem sido integrar uns sensores de temperatura BLE. A pen usb bluetooh é dos chineses e não conseguia por a funcionar no HA. Por isso comprei um gateway bluetooth( também é zigbee e wireless) da Xiaomi. Andava há uma semana a tentar colocar tudo no HA e não estava a conseguir. Mas ontem lá consegui.
Agora é tempo de me dedicar a sério às automações e, especialmente, ao Node Red. Que maravliha de ferramenta.

@viperunderground aparece no nosso discord que por vezes à umas aulinhas de nodered à noite.