Dúvida shelly para 3 lâmpadas

Boa tarde a todos,

Comecei agora a tentar automatizar algumas coisas e após ter visto alguns tópicos e vídeos não parece que ainda fiquei com mais dúvidas.

Pretendia instalar um Shelly para automatizar as luzes de um quarto, pelo que entendi, considerando que só tenho 2 fios poderia servir o Shelly 1L, sendo que teria de levar uma adaptação na lâmpada, acontece que tenho 3 pontos de luz diferentes no quarto que ligam só com o mesmo interruptor (1 ficha apenas liga as 3) é composto por 1 candeeiro normal e 2 focos GU10.

Como poderei fazer para ligar estas 3 lâmpadas ao mesmo tempo?

Outra questão é uma fita de led que tenho já à alguns anos (bancada da cozinha), na altura fiz uma puxada direta da corrente do exaustor por dentro dos armários e liguei a fita com uma peça que mantém a corrente (acho) tenho um pequeno interruptor daqueles de candeeiro antes. Agora pretendia substituir o interrupção de candeeiro por algum que desse para ligar através de app.

O que deverei usar neste caso? Do interruptor saem apenas 2 fios também.

Obrigado a todos

A ver se entendi… Tens dois focos GU10 no tecto mais um candeeiro que ligam todos ao mesmo tempo no interruptor que tens na entrada do quarto, é isso?
Se assimf for podes utilizar um shelly 1. Confirmar antes se tens o neutro a passar na caixa do interruptor…

Quanto à fita de LED da bancada podes utilizar na mesma um Shelly 1 que vai “ligar” nesse interruptor que tens para ligar as luzes. Podes manter o interruptor e ficas com a possibilidade de criar automações para essas luzes no Home Assistant que vão ligar/desligar essas luzes através do shelly.

Ou estás a pensar utilizar isto com a app da shelly?

Obrigado pela resposta.

Sim os dois focos GU10 mais uma lâmpada e27 num candeeiro de teto que ligam as 3 ao mesmo tempo com um interruptor.

Em relação ao quarto eu na tomada só tenho o interruptor simples com 2 fios e não tenho como puxar o terceiro fio, por isso é que vi que havia um Shelly que não precisava de neutro, funcionava só com os dois fios diretamente, mas aparentemente precisava de outra peça junto da lâmpada para manter a corrente constante (se usado com lâmpadas de baixo consumo).

Na fita de bancada, também foi uma puxada direta com apenas 2 fios que passam pelo interruptor para cortar e ligam ao led.

O que pretendia era sincronizar esse Shelly com o Google para poder ligar a luz da bancada a certas horas e desligar também através da APP. Assim como no quarto poder desligar as luzes sem precisar de ir ao interruptor.

Obrigado

Se só tens dois fios na caixa onde tens o interruptor, hás-de ter caixas de derivação onde vão esses dois fios do interruptor.
Também podes colocar o shelly dentro dessa caixa de derivação onde deves ter fase e neutro…

Quanto à forma como vais fazer essas automações para ligar e desligar a certas horas, isto é um forum de Home Assistant, logo o caminho que vamos indicar é integrar tudo no Home Assistant.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade