(Duvida) Shelly 2 em interruptor duplo + comutação

Boas,

tenho instalado um shelly 2 na minha sala e tudo a funcionar perfeitamente.
Passo a explicar, esta é a sala, interruptor da direita tem interruptor duplo que liga 1 lampada de um lado da sala e outro que liga lampada do outro.


tenho um shelly ligado e configurado e tenho tudo a funcionar direitinho.
O interruptor da esquerda tem ligação a este duplo para desligar uma das lampadas mas não consigo fazer comutação.
o que me esta a acontecer é que sempre que uso o interruptor da direita ligo e desligo e o shelly liga e desliga, se ligar o da esquerda ou nao desliga a luz ou nao corta a corrente e o shelly fica como se estivesse ligado.

como é que consigo por o shelly no final do interruptor e comutação para controlar toda a situação?

isto é o interior do interruptor da direita.

eu preciso disto porque na altura da construção passou o electricista nao deixou tubo para da escada ligar a luz da escada mas deixamos interruptor (va-se la entender) mas assim aproveitei esse interruptor instalei la um shelly 1 que vai mudar o estado de um S do shelly 2 da sala.

coloca foto dos 2 interruptores…

Da parte traseira do outro?

Alguem consegue ajudar?

@pedrocampos está ai uma grande confusão de fios… como deves entender um pequeno erro em uma ligação exprimental pode ser perigoso e até podes danificar o shelly.
O melhor que terias a fazer seria chamares um electricista , para pelo menos te identificar os fios e assim depois já terias a certeza de como ligar.

obrigado rodolfo
mas eu julgo que consigo no local identificar os fios, pelo menos o shelly no interruptor da direita esta ligado e tudo a funcionar. a minha duvida é como consigo ligar o interruptor da esquerda para fazer comotação.

qual seriam os fios a ligar no 01 e 02 para conseguir fazer a comutação?

Pois ai reside o problema @pedrocampos não te sei responder.

<Nuno será que consegues identificar?

O ideal era mandares foto com os fios esticados para que se identifique bem o que é que vai para onde… Nas fotos que puseste é quase impossível…

Nuno assim ajuda?

O que me parece é que vou ter que mudar o shelly para o interruptor da esquerda que é o que vai as luzes to tecto

Isso sem dúvida… O shelly deve estar sempre na “saída”

e agora o que ligo ao 01 e 02/S1 e S2??

Na foto da mensagem a que estou a responder, em princípio vai ligar ao O1 e O2 o fio mais proximo e o mais longe da câmara (os dos cantos) e colocas nessas saídas do comutador, outros fios, que vão ligar ao S1 e S2…
Claro que para ter a certeza, só vendo localmente… Ou seja, se o mundo acabar ou a tua casa ficar reduzida a cinzas por fazeres isto, não é responsabilidade minha! :wink:

7 explosões depois feito…
Estava a brincar acho impressionante como é que por fotos alguem entende toda a ligação.
Nuno muito obrigado pela ajuda

Isto de ser electricista ajuda! :wink:
(brincadeira… Não podia estar mais longe da realidade… :smile:)


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade