[Dúvida/Opinião] Integrar Controlador Solar Termico Proteu TSOL02 com zigbee para Arrefecimento Noturno

Viva,
Tenho um sistema solar térmico (hidráulico) gerido por um controlador diferencial Proteu TSOL02 ( usa sondas NTC100K e saídas a 230V).
https://proteu.pt/produto/regulador-termico-diferencial-tsol02-proteu/
O sistema funciona perfeitamente durante o dia, mas no verão o depósito acumula demasiado calor e o controlador não tem uma função nativa de dissipação térmica/arrefecimento noturno.
Para resolver isto e integrar o sistema no meu Home Assistant, estou a planear fazer um override/bypass à bomba através de um Sonoff ZBMINIL2 (contacto seco).

Desta forma, durante o dia o Proteu controla a bomba normalmente. À noite, o Home Assistant aciona o Sonoff para forçar a circulação e dissipar o calor do depósito através dos painéis. Como o relé interno do Proteu estará aberto à noite e a fase é a mesma, teoricamente não há risco de curto-circuito ou retorno prejudicial para a eletrónica do controlador, digo eu :slight_smile:
As minhas dúvidas para a comunidade são:

1. Alguém utiliza esta abordagem em paralelo (bypass com contacto seco) com controladores Proteu ou semelhantes? Tiveram algum problema a longo prazo?
  2. Consideram esta a abordagem mais segura ou recomendam outra alternativa?
  3. Para a monitorização das temperaturas no Home Assistant, recomendam alguma abordagem para ler as sondas originais do Proteu? Numa primeira abordagem talvez não precise, já que neste momento tenho a temperatura do termo-acumulador no HA via Bomba de calor.

Agradeço desde já as opiniões e partilha de experiências!

boas!

não tenho qualquer experiência com esse tipo de sistemas, mas ao invés do bypass, não seria melhor arranjar (ou fazer :grin:) um controlador um bocadinho mais inteligente do que esse?

só digo isto porque apesar de não ver grande problema no bypass, diria que não ter essas realimentações em paralelo era sempre melhor e mais seguro.

Controladores mais inteligentes: para comprar fica perto de 200euros, para fazer não me sinto à vontade e nem tenho experiência.
Cumps

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade