Dúvida no interruptor

Boa tarde,

Recebi ontem um shelly1 e queria fazer a ligação mas estou na dúvida de qual o interruptor que tenho em mãos. ( sem qualquer experiência em electricidade)

Este penso que seja o interruptor que tenho, uma vez que tenho 2 cabos a entrar na seta e apenas 1 cabo a entrar no L, mas o que eu tenho na parede é um interruptor simples, de apenas uma lâmpada.

Existe também o alternado mas este não sei se poderá ser o meu, uma vez que não tem qualquer L na legenda. Tenho 2 cabos azuis (neutros) enrrolados sem estar ligados a nada.

Alguém me poderia ajudar? Agradeço desde ja qualquer resposta.

O melhor é colocares uma foto das ligações do interruptor e do interior da caixa em simultaneo.

Obrigado Jorge pela resposta!

Penso que seja suficiente essa foto para identificação?

Daquilo que apurei, temos:

A= lampada (apresenta corrente apenas quando o candeeiro está ligado, vai para cima

B e C = ambos apresentam corrente permanentemente, B vem de baixo e C vem de cima

D = cabos azuis, neutros?, vem de baixo e segue para cima mas sem estarem ligados ao interruptor

Agora a minha duvida é qual ligar, visto se tratar de um interruptor simples de apenad uma lampada quando do pouco que entendo tenho duas fases? Não quero queimar o shelly à primeira.

Dos dois condutores pretos um é entrada (o que vem de cima) e o outro é saída (o que vai para baixo) e deve ir ligar a outro interruptor (espero eu, porque se for ligar a uma tomada é um erro gravíssimo!).

Então nesse caso, eu que nada entendo, qual o modelo do interruptor a aplicar para fazer a ligação correta?

Isso é um interruptor simples.

Nesse caso será esta ligação a fazer, sendo que o fio castanho na ilustração será ligado a um ligador rapido de 3, em que os 2 ficam ligados lá e o 3 que irei acrescentar irá ligar ao shelly? É isso?

Obrigado por toda a ajuda Jorge desde já!

Qual o fio Castanho ou preto nao sei o que quais as cores ai aplicadas, que vai à lampada?

A meu ver esse fio castanho da foto deve ser o fio preto que tem um pedaço de papel e que na foto mais acima esta ligado no L. verifica se é esse o fio que vai para a lampada?

Esse interruptor quantas lampadas acende?

Sim o que tem o pedaço de papel é o que vai para a lampada. O interruptor acende uma unica lampada

Quando falei no fio castanho talvez tenha visto mal e queria dizer fio laranja, que é o que sai da caixa e entra no O do shelly

Usaram o interruptor para fazer derivação aparentemente.

Podes usar um ligador quintuolo para o B e C + o L e o I do shelly e 1 para ligar ao interruptor.

Do 0 do shelly sai o fio para a lâmpada A. O SW vai ligar na outra parte do interruptor.

O teu segundo esquema parece bem, mas falta lá o outro fio de fase. Ou usas ligador ou mantens a derivação no interruptor como está


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade