Duvida, não consigo ligar-me ao home assistant

Nem por isso, mas a culpa foi minha no primeiro comando. Se estás logado como root o sudo não é necessário ainda que seja estranho não estar instalado.

netstat -ltnp | grep 8123

Deveria apresentar algo deste género:

tcp 0 0 0.0.0.0:8123 0.0.0.0:* LISTEN 15132/python3

lsof -i :8123

Resulta em:

COMMAND    PID          USER   FD   TYPE   DEVICE SIZE/OFF NODE NAME
node-red   788          root   17u  IPv4 26523119      0t0  TCP hassio:59044->hassio:8123 (ESTABLISHED)
node-red   788          root   55u  IPv4 26523120      0t0  TCP hassio:59046->hassio:8123 (ESTABLISHED)
node-red   788          root   57u  IPv4 26523131      0t0  TCP hassio:59048->hassio:8123 (ESTABLISHED)
hass     15132 homeassistant   17u  IPv4 26524451      0t0  TCP *:8123 (LISTEN)
hass     15132 homeassistant   23u  IPv4 26523121      0t0  TCP hassio:8123->hassio:59044 (ESTABLISHED)
hass     15132 homeassistant   26u  IPv4 26523122      0t0  TCP hassio:8123->hassio:59046 (ESTABLISHED)
hass     15132 homeassistant   30u  IPv4 26524589      0t0  TCP hassio:8123->hassio:59048 (ESTABLISHED)

Ou seja, a porta deveria estar em “Listen”, caso estivesse em uso. Também pode ser problema de permissões, e o utilizador com que o HA arranca não poder abrir portas.

E tens alguma sugestão de como adicionar permissões?
Estou a ficar desesperado com isto

Se a tua instalação é de Hassio feita com a imagem oficial (que não seja Ubuntassio, Armassio, etc) as permissões não são um problema a não ser que tenhas mexido nisso…

O melhor que tens a fazer é fazer uma nova instalação e repor o ultimo snapshot que tiveres. Tens snapshots, não tens??

1 Curtiu

como é que eu consigo saber isso :stuck_out_tongue:
Desculpem as perguntas basicas…

Quem instalou o HA foste tu… Tu é que tens de saber o que fizeste…

Olá malta! Estou com um problema semelhante.
Há uns 3 dias que o HA não executa as automações.
Não consigo ligar-me nem por browser nem por Ariela.
No entanto confirmei que no router continua lá a aparecer o Hassio como ligado.

O que poderei fazer?

@mqdias Se não executa as automações nem consegues aceder, existe uma grande probabilidade que o HA não esteja a correr. O facto de ter o IP atribuído é normal, se o HA estiver com erros ele recebe o IP na mesma.

A tua instalação é em docker, venv ou pelo sistema operativo do Home Assistant?

Hassio em Raspberry.
Só uma nota, ontem quando fui desligá-lo e voltar a ligar, ele estava extremamente quente. A queimar mesmo em certas zonas. Deixei baixar e só depois liguei. Há a possibilidade de se ter danificado algo?

Não acho que poderá ter danificado, acredito mais que esteja em erro então está constantemente a tentar um certa ação por isso aquece.
O ideal era ver os logs do home assistant a ver como estão as coisas. Consegues entrar na máquina via SSH?

@ricreis394 obrigado.

Desculpa a ignorância, mas nem sei o que é isso. Tenho a impressão que tinha um add-on chamado assim no HA, mas não tenho a certeza.

Podes indicar-me como poderei obter esses logs?
Obrigado

Com o putty metes o ip da máquina e tenta entrar via SSH (porta 22)

Ora então, introduzi o IP do HA:
image

Cliquei em “Open” e apareceu isto:

Alguma dica?

Não tens o serviço ativo. Podes experimentar ligar o monitor ao Rpi a ver se tens acesso à linha de comandos

Mas como? Ligar um monitor por usb directo?
E é suposto ver -se logo qualquer coisa?

Por usb não, por video, dependendo da versão do teu Rpi deves ter uma saída HDMI

O mais provável é que o cartão esteja corrompido… É um problema bem conhecido do Raspberry Pi, exactamente por usar cartões SD…

Ontem à noite estava a ferver outra vez. Vou agora de manhã arranjar um cabo hdmi comprido para fazer o teste…

Caro @Maddoctor, tirei o cartão e liguei a um PC e apareceram 2 drives:
image
Na “hassos-boot” entrou bem:
image

Já na “Pen USB”:
image
Após cancelar, ainda apareceu este:
image

Aparentemente está OK, certo?

Sim, está correto. É normal acontecer isso por causa do sistema de ficheiros (filesystem)

Mas o que o @Maddoctor disse está mais que correto, é muito frequente os cartões SD avariarem assim do nada devido à quantidade de leituras e escritas. Por isso, depois de resolvida esta situação devias pensar em atualizar o hardware.

Mas o meu RPi é novo… É um 3+…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade