Bom dia
Sou um habitual leitor, mas é a primeira vez que participo na CPHA. O meu agradecimento público a toda esta comunidade.
Como estou muito à vontade no ITED, vou apresentar o meu contributo.
O ATI é um conceito, definido no manual ITED, que tem de ter, no mínimo, 2 tomadas de energia, ligações de operadores para par de cobre, coaxial e fibra, e tomadas de utilizador também nas 3 tecnologias. A tecnologia de par de cobre tem de utilizar aquilo que vulgarmente chamamos tomadas RJ45. As tomadas de fibra têm de utilizar conetores SC/APC. E mais uma série de especificações que aqui não interessam. Os fabricantes como a Quitérios, Teka e outros disponiblizam umas caixas muito bonitas, fáceis de montar pelos eletricistas e que respeitam o manual ITED, mas que apenas servem para um utilizador básico, pois não cabe lá nada de jeito. Estamos a falar de satisfazer os interesses dos eletricistas que são quem instala estes equipamentos. Cada um trata da sua vida !!!
Inclusivamente já fiz uma instalação em que a base de suporte dos equipamentos era de madeira. E utilizava depois equipamento normalizado de 19". E respeitei o manual ITED.
Terminei a minha casa em 2023. Para quem gosta destas coisas como comunicações, IOT, domótica e sei lá mais o quê, recomendo um bastidor de 19". É uma solução recomendada no manual ITED. Normalmente não se utiliza porque ocupa mais espaço e fica mais cara.
Na presente situação, recomendo um bastidor de 19" , com um mínimo de 18U (em minha casa utilizei um de 12U, e já está cheio). 1U para tomadas é pouco. Tenho 2 réguas de tomadas. No meu caso, que uso Vodafone, o router é muito alto, e ocupa 5U. Parece muito, e é, mas assim tenho tudo ligado como deve ser. Comprei uma prateleira para o router, que também suporta um NAS não modular. Com tudo num bastidor passo a ter menos cabos e a maioria das ligações ficam facilmente acessíveis. As 19" são apenas para a largura do bastidor. A profundidade do mesmo pode variar muito. Existem profundidades de 30 cm até 90 cm. Aqui, cada um vê aquilo que lhe interessa.
A solução de um bastidor aberto, da Startech que o colega Raving Sombra apresentou é excelente. Inserida num canto e fechada com umas portas fica excelente. Apenas precisa de 2 grelhas de ventilação nessas portas: uma em baixo, junto ao chão e outra em cima junto a teto, para o ar circular livremente e sem ventoínhas além das dos equipamentos. Atenção à profundidade do bastidor. Os equipamentos têm de caber lá, mas não é preciso muito espaço vazio nas traseiras. Esse espaço apenas serve para fazer circular o ar.
Para local de instalação, sugiro uma despensa, ou qualquer canto “jeitoso”. Claro que não recomendo a cozinha ou os WCs, por questões de humidade.
O meu lema: simples, mas não simplório. Sou assim na vida e em tudo