Dúvida na instalação Unifi

Boas, pessoal

Estou a remodelar um apartamento por completo, no plano inclui-se a instalação da estrutura de rede que neste momento não existe (RJ45 em todas as divisões, caixa ATI, etc.)

Quero instalar material Unifi, que já comprei inclusivamente - Dream Machine SE, 2x U7 Pro Wall, Switch 16 PoE.

A dúvida de nabo nesta área é onde instalar tudo isto. As caixas ATI que temos por cá são relativamente pequenas e este material todo não cabe lá certamente. Só o Dream Machine é uma besta.

Faz sentido/é correto meter o router da operadora (modo bridge) na caixa ATI e ligar a uma das saídas para uma ficha RJ45 pela casa onde vou ligar o material todo Unifi? Estava a pensar num armário deste tipo onde pudesse ‘esconder’ o material todo, para a esposa não reclamar :joy:

Não tenho experiência na área portanto agradeço todo o feedback, vou aprendendo sozinho e com estas pesquisas. A obra também está numa fase muito inicial, o que me dá espaço para mudanças se necessário e fazer as coisas como deve de ser.

Obrigado a todos!

Edit: para tentar explicar melhor a dúvida - e porque nunca tive uma casa com ATI, então pode ser muito desconhecimento - deixo a imagem em baixo (tirada da net):

Portanto apenas teria de ligar um cabo ethernet desses pretos a sair do router à localização da tomada na casa - digamos, a sala -, e depois dessa tomada da sala ligo todo o material Unifi. Isto faz sentido?

Viva,
Atualmente tens 2 caixas: ATI para as ligações e CATI para os equipamentos. A que está na imagem parece-me ser da Quitérios (que por acaso é grande o suficiente para ter equipamentos).

Tencionas usar o router da operadora para WiFi? Cuidado que se meteres como na imagem o sinal não deve ser grande coisa porque a porta é de metal. Quanto a meter na caixa, tendo em conta que é um equipamento do qual precisas de ter ligado em algum lado, essa acaba por ser a melhor opção. Se continuas a ter espaço para colocar lá o switch para distribuir para o resto das portas já é outro problema a acautelar

Como já tens a Dream Machine SE que usa o formato de rack de 19" e estás a planear a rede de raíz, não te daria mais jeito ter uma rack onde colocas lá a Dream Machine e o resto dos equipamentos em vez de teres o quadro ATI/CATI? Coloca a questão a quem te está a fazer a obra porque deve ser apenas o detalhe de onde vão parar os cabos.

Do que sei, no caso da rede planeada em bastidor tem de existir 30% de espaço livre para expansão. No máximo deves acabar por usar 5U (rede + coaxial + prateleira para equipamentos da operadora + barra de tomadas + Dream Machine), portanto o mínimo que te aconselharia é 8U

Boas @RavingSombra, obrigado pela ajuda e soluções.

Quanto à rack/bastidor, a questão seria mesmo onde colocar… A casa é um apartamento, T3 ~70m2 (2º andar), sem garagem nem sótão nem nada. Acho que a Maria não ia achar piada a meter a rack num sítio que fique à vista (ex. sala, corredor) e meter nos quartos penso que fica estranho (e poderá até fazer barulho que perturbe à noite?).

Em apartamentos normalmente há algum sítio onde costuma ficar a rack ou é à vontade do freguês?

Acho que pode ser onde quiseres.
Poderás tentar arranjar uma estrutura aberta (ex. da Startech) e criar um armário para disfarçar. Ou meter na parte de arrumação dum roupeiro (idealmente fora dos quartos porque mesmo com equipamentos passivos, o coil whine pode ser irritante durante o sono).

Obrigado novamente. Seria então possível manter a caixa ATI só para as ligações e montar a rack noutra localização? Estou também a olhar para a possibilidade de vender a casa no futuro e saber que o ‘comum mortal’ não quer saber de nada de racks e mantendo só o ATI seria suficiente.

Na teoria não poderia assim manter a minha ideia inicial? Caixa ATI com fibra e router instalados (nota, não vou usar wifi no router da operadora), cabo ethernet do router à ligação de uma saída RJ45 a definir na casa, e depois da ficha RJ45 dessa divisão construir a rack com Dream Machine + NAS + NUC + etc.? E em outros pontos estratégicos instalar APs sendo que - assumo - a Dream machine já faria distribuição de sinal c/ PoE? Isto do ponto de vista técnico é possível?

Sim sem qualquer problema.

Passando do teu texto para esquema:

A roxo é a ligação do ISP até à Dream Machine. Depois daí tens uma ligação para um switch na caixa CATI (coloco a CATI porque assumo que não vais ter espaço dentro da ATI, mas se couber lá vai dar ao mesmo) que vai fazer a ligação para as restantes divisões (pelo menos aquelas onde tencionas meter os APs)

Para isto tudo o único detalhe que tens de te lembrar é haver 2 portas de rede na divisão onde vais meter a Dream Machine.

@RavingSombra grande ajuda, muito obrigado mesmo. Deixa-me então usar também um esquema e ver se entendi, diz-me se faz sentido por favor!
1 - Caixa ATI: Traz o ISP (do extrerior), leva instalação de fibra e leva o router da operadora (modo bridge). Aí ligo cabo ethernet na entrada para a ficha RJ45 a sair no 2
2 - Rack: Segunda ficha RJ45 (linha azul) vai buscar sinal que vai ligar ao Dream Machine, que por sua vez distribui sinal aos APs nas outras divisões

Uma outra vista, não sei se ajuda mais ou menos, mas já tem a localização dos APs:

É isto ou errei redondamente?

Quase isso.

Vais precisar de ter internet na Dream Machine, portanto precisas que a ligação a vermelho chegue lá :stuck_out_tongue:

Qualquer ligação para as tomadas de outra divisão tem de ser feita através da caixa ATI. Portanto para distribuir vais precisar de ter uma ligação a azul de 2 para 1 e a partir de lá é que ligas os APs.

Há o detalhe que não tinha explicado bem. O switch que tens previsto é para ficar na rack com a Dream Machine a ligar o que tiveres para lá (NAS, HA, etc). Como só tens 1 tomada para “devolver” o sinal da Dream Machine para a caixa ATI, apenas consegues ligar diretamente 1 tomada de outra divisão. Aqui as opções que tens são:

• Colocar um switch dentro da caixa ATI (o que normalmente se faz, mas no teu caso como precisa de ter PoE não deve sair barato)
  • Se tens a certeza que não vais ter mais tomadas ligadas além das que terão AP, metes um tubo mais largo entre a caixa ATI e o local onde tiveres a rack para passar 3 cabos no total (discutivelmente manhoso, mas sempre poupas algum dinheiro)

Antes de mais, o agradecimento da praxe, pela ajuda. Bem eu que pensava que isto era um tema simples, passei hoje o dia todo em pesquisas e estou mais confuso do que antes.

Isto talvez seja melhor contratar um profissional que me faça um projeto ITED - ou que pelo menos dê algumas opiniões.

Os meus problemas principais são:

• Saber a forma mais eficaz de poder ter o Dream Machine SE + Switch PoE tanto a distribuir o sinal para os APs para cobertura total como um local onde ter o router da operadora escondido
  • Problemas ‘graves’ de falta de espaço, a casa é de facto muito pequena como se pode ser na planta acima, espaço muito limitado; se por um lado não caberá tudo numa caixa ATI, por outro também não vejo onde posso meter um rack que fique ‘fora do caminho’ sem incomodar

A minha tentativa em cima de ter o ATI + rack era também para poder ter a flexibilidade de, um dia, poder mudar o rack de localização de fosse caso disso, mas já estou a ver que não é simples.

Só tenho de agradecer mais uma vez, @RavingSombra. Se tiveres mais alguma ideia que me ajude face aos problemas que descrevi, qualquer ajuda é bem vinda. Mas já ajudaste bastante de qualquer modo, nem que seja para me meter a pensar e concluir que algo que pensava ser simples, afinal não é tanto assim.

1 Curtiu

Só venho acrescentar mais um ponto para o projeto…

Eu com uma remodelação de um piso da casa mal pensada, ficou toda a rede desse piso a ir à caixa ATI, só ficou passado um tubo para o 2º piso e um tubo para o sótão.
Solicitei à MEO a passagem da fibra até à caixa ATI e foi aí que ficou o Gateway…

Agora que tenho um Router Mikrotik e APs ubiquity tudo complicou… tive que passar mais cabos para a garagem, onde coloquei o Router, na caixa ATI tive que meter um pequeno Switch de 8 portas com gestão e ainda lá tenho o Gateway.
Aqui é o maior problema! O desgraçado no verão com o calor que se acumula na caixa, aquece e bloqueia. Mesmo sem usar o wifi dele, a internet falhava. Este verão tive que deixar a tampa sempre um pouco aberta e já nunca parou. Já passei FO para a garagem, mas falta lá irem fazer as fusões para o tirar também da caixa ATI. Irá ficar lá somente o Switch.

Se fosse hoje, teria planeado um bastidor de parede com 10U (mínimo) e teria passado para lá toda a cablagem UTP e na caixa ATI só deixaria a distribuição do RF (que nem utilizo).
Para lá chegar o sinal RF, passar também um cabo coaxial para o bastidor, para ligar à saída do Gateway ou então no quadro ATI colocar algo tipo isto https://lindsaybb.com/products/optical-solutions/ftth-optical-receivers/mini-active-ftth-optical-receivers-lb-150a/ entre a chegada da fibra do operador e a ligação para o bastidor (é o que vou usar).

Ainda acrescento, se for MEO e optares deixar o Gateway no quadro ATI, precisas (preferencialmente) dois cabos de rede para o router (dreammachine no teu caso), um para a porta 4 em Bridge (WAN) e outro para uma das restantes portas para conseguires fazer a gestão do Router da Meo. Nunca ligues a box da MEO numa dessas 3 portas, pois assim ela irá assumir o IP da brigde e com um acesso VPN passas a ter Meo GO completo em todo o lado!

Estava no meu momento de ver o que se passava pelas minhas redes sociais e achei este homelab interessante.

https://www.reddit.com/r/homelab/comments/1hu6hxg/stealth_homelab_30_wife_approved/

Fica a ideia

1 Curtiu

Obrigado, @RavingSombra. Está brutal mesmo. Já andei ao longo do dia de hoje pela Zwame a ver outras opções e opiniões e estou quase decidido a eliminar a caixa ATI e meter só o bastidor. E por acaso um user lá disse que tinha um setup semelhante a esse, bastidor no hall de entrada e depois mandou fazer um móvel à medida onde meter o bastidor, adicionou umas ventoinhas e tal para air flow.

Acho que é isso mesmo que vou fazer. Meto se calhar uma caixa pequena/média na parede onde vão sair os cabos de rede e coax e depois instalo o móvel a uns 15/20cm do chão, com o bastidor lá dentro. Deixo também um tubo vazio até ao exterior do apartamento para no futuro a operadora passar a fibra. E ainda não decidi se passo um tubo para fibra até uma pseudo ZAP na sala ou deixo a fibra só no bastidor.

Acho que resolve os problemas que tenho e assim não fico com um ‘mostrengo’ ali no hall de entrada à vista.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade