Dúvida MQTT Shelly Home Assistant

Boa tarde a toda a comunidade.

Disponho de vários dispositivos Shelly EM que pretendo monitorizar através de MQTT no HA.
Já consegui fazer a ligação dos shellys EM com o broker e este já comunica com o home assistant. Tenho os shellys distribuidos por três redes wifi diferentes e até agora só consigo aceder aos mesmos se o servidor do homeassistant estiver na mesma rede não conseguindo conectar aos que não estão nessa rede dessa forma. Gostaria de saber se é possivel conectar todos os shellys das diferentes redes wifi ao home assistant (por mqtt porque por cloud consigo) estando este ligado noutra rede wifi distinta das outras 3 às quais os shellys estão ligados.

Muito obrigado

Cumprimentos

É possível mas nem todos os routers de operador permitem essa configuração.

Neste caso nenhum dos router é de uma operadora. Pode me indicar por favor como posso configurar os routers para conseguir fazer o que pretendo?

Muito obrigado.

Poder podia, se soubesse quais são…

os routers?
tp link tl-wr841n
router asus rt-n10e

Muito obrigado

Pelo que vejo apenas o Asus suporta a função mDNS mas o problema é que tens as redes fisicamente separadas e não estou a ver uma maneira fácil de isso funcionar, se estivessem as redes todas num só router separadas por VLAN seria muito simples de fazer.

Mas, por curiosidade, porquê três redes?

Três redes porque a casa tem três pisos e tenho os shellys no quadro de cada piso.
Um dos routers onde tenho shellys está alimentado diretamente por cabo do router principal. Outro router onde tenho mais shellys está alimentado por um power line através de cabo que por sua vez está alimentado por outro router que está alimentado do router da meo.E o último router onde tenho shellys está alimentado por um repetidor de sinal cujo sinal vem de um router que também está alimentado por um cabo direto ao router MEO. Estive aqui a fazer umas pesquisas… será que se ligasse todos os routers com uma ligação bridge existindo desta forma só uma rede…faria o mqtt e o home assistant estarem sempre na mesma rede independentemente do router que os esteja a servir? Para isto teria de ter o DHCP ligado só no router da MEO e desligado nos outros routers.ou estou a fazer confusão?

Tenho 4 shellys num dos quadros e para usar o mqtt o que fiz foi criar um user para cada um deles para poder comunicar pelo broker.Assim funcionam os 4 simultaneamente.

Outra pergunta seria… há forma de fazer a integração da rede para os custos de energia através da cloud da shelly integrado com HA?

Parece-me que como tens a rede estruturada não vais conseguir fazer o que queres. Ou alteras os routers para o modo AP ou usas equipamentos que façam MESH.

Para que queres a cloud da Shelly (que volta e meia falha) se tens o HA e a integração oficial da Shelly?

Mas o tutorial que está sobre medir os custos de energia(Diogo Gomes) baseia-se numa transmissão de informação for mqtt…sendo através da integração oficial da shelly como posso adaptar esse tutorial?

Como configurar os sensores nesse caso?

O tutorial baseia-se num sensor, se é MQTT, REST, HTTP, COAP ou outra coisa qualquer não interessa e a única coisa a adaptar é o nome que deres ao teu sensor.

Não querendo abusar da boa vontade.

Como altero isso?
Podes me dar um exemplo do código?
Obrigado

Isso o quê?

O código está no tutorial…

Integra isso primeiro com a integração oficial no HA e vai lendo sobre o assunto. Se depois tiveres duvidas voltas cá e faz

Aparentemente consegui resolver. Criei uma rede LAN entre todos os routers e agora consigo aceder a todos os ips que estão ligados na rede através de qualquer router.
Assim consigo abrir o home assistant através de qualquer das redes WiFi e o mqtt está a trabalhar.

Obrigado

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade