Dúvida ligação Vmc

Boa noite.

Sei que o assunto shelly ou sonoff já está muito falado neste fórum contudo tenho uma pequena dúvida para a minha situação em concreto.

A) para efeitos de interruptores, ou seja, temporizar luzes exteriores uma solução ou outra serve.
B) possui duas VMC, 24h/24h, com sensores humidade, contudo com o tempo não verifico necessidade. Então queria colocar solução com temporizador, programável tipo Shelly ou sonof, contudo pretendia, se possível, a colocação de um botão Wi-Fi / rf que ao ser pressionado ligasse a VMC (caso tivesse em ciclo de desligada).

Ou seja, em vez de ir a APP ligar, esse botão Wi-Fi ou rf ligava.

Dado ser primeiro post e estar a iniciar neste mundo quero dar desde já os parabéns aos criadores e a todos os participantes pelo espírito se entre ajuda verificado.

Obrigado

Nuno

Olá benvido à CPHA.
Actualmente como controlas a vmc? Como a ligas e desligas?
Isso seria importante saber para as recomendações que te podemos dar de seguida…

Olá Rodolfo,

As Vmc estao ligadas 24h/24h diretamente só disjuntor.

Elas têm diversas velocidades conforme humidade que detetam. (Ex casa banho, a tomares banho ela detecta humidade e trabalha máximo).

O meu objetivo seria ligar (caso ela estivesse em ciclo off) através de botão Wi-Fi ou rf.

Ex: shelly1 a “interromper” circuito com comando button 1 não resolve?

Ex: sonoff zigbee com botão Wi-Fi.

Estes dois exemplos não são possíveis?

Ok.
Caso tivesses um interruptor fisico já para essa função podias aí sim colocar um shelly por de trás do interruptor para fazer essa função.

Podes igualmente por o shelly ou sonoff no quadro, não sei exactamente a potência disso.

Agora em temos de botões (portatéis) a pilhas tens zigbee ou RF.

Mas aqui neste cenário tens 3 protocolos de comunicação…

Wifi, RF, Zigbee.

Caso optes, por interromper o circuito com shelly ou sonoff (wifi) e uses depois comandos que falei acima vais precisar de Hubs.

Ou seja se optares por Rf tens o equipamento sonoff bridge em que quando clicares no botão o sonoff bridge também ele wifi vai receber a informação do comando rf e dar indicação ao shelly ou ao que for para ligar ou desligar.

Caso optes por um botão zigbee precisas igualmente de um hub, tens por exemplo as conbee (caro) ou pens zigbee tipo cc2531 ou outras com mais alcançe que requerem soldaduras e afins. ou então um sonoff bridge zigbee.
Ainda também tens no mercado para interomper esse circuito o sonoff zigbee é tipo o wifi mas é zigbee…

A partir daqui o céu é o limite e podes criar várias automações para ligares e desligares isso.
Vê preços e vê o que mais te convém.

Isto é só uma ideia concerteza que existirão outras melhores.

Antes de mais - estás a usar Home Assistant? Se sim, tudo isso é fácil de fazer…
Se não, estás no fórum errado… Este fórum é dedicado especificamente ao software home assistant e assuntos relacionados.

2 Curtiram

Boas, a VMC é da marca Mitsubishi ?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade