Dúvida de como usar cameras

Boas malta,

Já ando de volta disto há alguns dias. Estava a tentar resolver sem ter que iniciar um novo tópico, mas assim também poderá ser útil para mais algum “user”

A minha ideia é a seguinte:
-instalar uma camera usb (webcam) no HA, mas qual serviço funciona melhor para esse efeito? ZoneMinder/MotionEye??

-que posteriormente grava as detecçoes, que neste caso é a abertura de uma porta, numa pen usb (para o SD não ficar lotado) e ao mesmo tempo enviar notificação com foto do momento da “abertura” da mesma

Ora, este segundo ponto pelo outro tópico que vi penso que lá esteja os comandos todos. Mas tenho uma duvida no que toca ao “script”…

Eu como sou iniciante aqui ainda só configurei o “configuration.yaml” do HA. E sei que o “automation:” é inserido aqui no “configuration.yaml”, mas e os “script” ? Também é ou tenho de criar um novo ficheiro “script.yaml”?? e como o “chamo” depois no “configuration.yaml”??

Estas perguntas se calhar até são faceis de resolver mas como ainda não atinei com isto :sweat:

Obrigado

A camera pode ser ligada directamente ao Rpi sem utilizar mais nada.

Podem todos ser inseridos dentro do configuration.yaml mas depois vais ficar com um ficheiro muito longo e de difícil manipulação. Mas o melhor a fazer é utilizar a “configuração distribuída”.

Nesse tipo de configuração, dentro do ficheiro configuration.yaml, indicas um ficheiro para cada tipo de serviço, por exemplo:

## SWITCHES
switch: !include switches.yaml

## LIGHTS
light: !include lights.yaml

## ZONES
zone: !include zones.yaml

Isto vai fazer com que o HA carregue os ficheiros switches.yaml, lights.yaml e zones.yaml e respectivo conteúdo como se estivesse dentro do ficheiro configuration.yaml. São apenas três exemplos e todos os serviços podem ser carregados assim.

Ou ainda mais simples, utilizas ficheiros “package”.

1 Curtiu

@j_assuncao obrigado :+1: uma coisa tão simples mas não me estava a safar com os “yaml”… amanhã já vou ver se testo.

Então basta ter a câmera conectada ao Rpi? Mas tenho de instalar o “motion” pelo menos não ?

Que SO estás a usar no Rpi, raspbian, hassbian, Hassio, HassOS…?

Esqueci me de mencionar… Rpi3 com Hassbian.
E tenho um outro Rpi1 B com Raapbian (caso seja necessário)

Sim deves instalsr.o motion

1 Curtiu

Ok @j_assuncao. E para gravar só os movimentos e/ou captar foto quando surge algo, isto é configurado no motion ou é feito pelo HA?

E já agora uma outra questão, tenho uma webcam logitech quickcam pro 5000 que andava aqui perdida e é com ela que estou a fazer experiencia. Mas por exemplo quando a conecto ao skype (via windows) os meus movimentos sao fluentes e se a ligar ao Rpi por exemplo o Motion os movimentos já sao muito lentos. Isto é devido ao Rpi ser “mais fraco” do que um PC??

Isso é configurado no motion.

Sim, é por o Rpi ser mais fraco.

O melhor será optar por uma câmera ip jeitosinha que já trás o seu próprio “sistema” não? Assim já não terá tanto delay!?

Essa é sempre a melhor opção, na minha opinião.

1 Curtiu

Acho que vou mesmo optar por uma. Por acaso sabes de alguma que seja até mais ou menos num valor ate 50€ ou 70 +/-?

Comprei uma daquelas chinesas sem marca que custou 20 e poucos euros com rotação, infravermelhos, microfone, coluna, wifi, RJ45 e cartão sd.

1 Curtiu

Boas, pessoal sou novo por estes lados.

Estou a construir uma casa e queria a tornar mais inteligente possível.

Estou só em fase de teste e adaptação onde comprei um produto de cada para integrar e ver se funciona tudo em condições.

Agora andava a procura de uma cameras para tentar integrar, todos os outros dispositivos que uso são praticamente todos da xiaomi, mas já vi quem em termos de cameras a xiaomi nao é muito facil de integrar no HA. Inicialmente estou a pensar ter 3 cameras exteriores e 2 interiores.

uso o hass.io no raspberry pi 4 model b 4GB, e fiquem com duvidas ao ler este tópico, sobre como ligar as cameras e quais seriam as melhores.

Queria que as cameras quando detectassem movimento guardassem um mini video para um NAS que tenho em casa (como fazem as cameras da xiaomi que guardam pequenos vídeos quando ha movimento para um cartão) para se poder ver mais tarde. E em determinados períodos de tempo me enviassem alertas para o telemóvel se existisse movimento.

Visto que percebi que o raspberry é um pouco limitado fiquem a pensar se deveria ter um dispositivo a parte a onde as cameras ficassem ligadas e a gravar, e depois o HA conseguir aceder a esse dispositivo para mostar os dados e os vídeos guardados, ou se simplesmente só usar as cameras ligadas directamente ao HA.
Quais seriam as melhores cameras e caso necessário o melhor dispositivo?

Desde já obrigado a todos :smiley:

Bem vindo ao fórum da CPHA @sifpower e não esqueças de ler os nossos Termos do Serviço/Regras e a FAQ.

Se precisares de dicas tens muitas aqui no fórum e se quiseres conversar sobre algum tema para tirar duvidas tens sempre o nosso servidor de Discord! Mas para questões especificas , primeiro usa a LUPA para pesquisares se o tema já se encontra no fórum se não, opta por abrir um novo tópico aqui no fórum pois as respostas às tuas duvidas poderão posteriormente ajudar outros utilizadores.

O assunto dos tópicos deve ser respeitado. É prático ir colocando tudo no mesmo tópico, mas depois torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo. Isto faz também com que seja difícil encontrar a melhor solução nos resultados da pesquisa do Fórum. A regra é: Novo Assunto = Novo Tópico. Por esse motivo a tua pergunta foi movida para este novo tópico.

Com uma NAS tipo QNAP podes fazer tudo o que pretendes (depende das características)… desde ter o HA numa máquina virtual, passando por surveillance station (recebe todo o stream em tempo real e defines entre muitas outras coisas as alertas e momento a ser gravado com base no movimento e até reconhecimento facial).

O ideal são câmeras IP por cabo de rede e alimentação POE (ex: RLC-420-5MP).

Obrigado pela ajuda @Luis_Andrade.

O meu NAS é o dlink-320 e não suporta surveillance Só o 320L é que suporta, se não conseguir arranjar nenhuma câmera que de para enviar os dados para o NAS através do ip do NAS, vou optar mesmo por colocar um cartão em cada câmera para lá ficar guardado a informação, Desde que depois de para ver os dados guardados e a stream no HA.

Mais uma vez obrigado pela ajuda


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade