Duvida com rele 5v

Boas,
Chegou-me hoje a casa um Relé 5v de 2 modulos. E estou com uma certa dificuldade em integra-lo no HA. Já fiz a ligação toda bem feita. Liguei no GPIO 16 e ele atraca se tiver connectado, e se tirar esse GPIO16 desatraca. Mas nao consigo desligar ou ligar pelo um switch ou assim no HA.

Já adicionei o GPIO16 em switch.yaml mas nao tem interação, o relé não muda de posição.
Alguma luz?

Luz não temos, só ideias mas se não explicares que equipamentos e firmware estás a utilizar é difícil ajudar…

Qual o modelo do relé?

Podes pôr uma foto das ligações?

No GPIO16 de quê? O que estás a utilizar para ligar ao relé? Um NodeMCU, WEMOS D1 Mini, Rpi…?

Que firmware estás a utilizar com o equipamento?

Qual a configuração que puseste no HA?

Adicionando mais detalhes:

  • Rpi3 com Hassbian
  • Sirene de alarme 5v
  • Relé é esse da foto
  • Com esta ligação o rele está no sentido ‘NO’.

Switch.yaml:

Switch rpi_gpio

- platform: rpi_gpio
  ports:
    16: Coluna

A intenção seria ter um interruptor no HA que controlasse este rele. Este é o primeiro ponto, para posteriormente outro sensor que está no GPIO12 que sempre que este sensor abrisse, o rele entrava em ação.

Da página original:

A common question is what does Port refer to, this number is the actual GPIO # not the pin #. For example, if you have a relay connected to pin 11 its GPIO # is 17.

Estás a colocar bem o GPIO ou estas a confundir com o pino?

Não. Está mesmo no GPIO certo. GPIO 16 Pin 36

E dentro dos States do Developer Tools o switch aparece? O que te aparece para essa entidade no campo State e Attributes?

Assim : https://ibb.co/crnSVK

Se clicares no switch ele passa a ON ou passa a ON e ao fim de uns segundos passa a OFF?

Passa a ON e mantem-se. Mas o relé não muda de posição

@karma mas queres mesmo ligar essa placa ao Rpi? Não podes usar ou nao queres usar outro equipamento?

E como confirmas que o relé não muda de posição? Tens alguma coisa lá ligada?

Não sei como funciona o rpi_gpio mas normalmente quando o HA envia um comando o equipamento confirma se o comando foi executado ou não. Caso não seja confirmado, o HA volta a “desligar” o switch.

Qual é o HA que estás a usar? Hassio, Raspbian, Hassbian…?

@RodolfoVieira Sim, queria mesmo ligar esta placa ao raspberry porque no apartamento que estou antigamente tinha um sistema de alarme que ja esta inativo há bastante tempo. E então queria proveitar alguns componentes como a sirene.
Só que necessitava de um relé para puder fazer uma automação mais tarde.

@j_assuncao é incrivel mas o problema estava no pin do Raspberry. O GPIO 16 não o consigo a fazer funcionar com o relé… não sei porquê mas não aciona. Hoje experimentei noutro pin e já deu.

Obrigado pela a ajuda

Era isso que estava também a pensar (testar noutro pin). Atenção que o rpi_gpio precisa em exclusivo de acesso aos pinos e mais nada no Rpi os pode utilizar.

Como assim? Quais pinos não posso utilizar para que o Raspberry os possa utilizar ele??
Da maneira que mostrei a cima, posso-o fazer não!?

Como estás a utilizar Hassbian consegues correr outras coisas no Rpi. O Home Assistant precisa do exclusivo do acesso aos pinos para funcionar, se tiveres um script a correr para controlar um shield ligado à ficha dos GPIOs (por exemplo) o Home Assistant não vai conseguir aceder aos pinos.

Ah ok, Já estou a entender o que queres dizer. Mas por enquanto ainda não ha problema com esta “operação”. Grato!

1 Curtiu

Criei uma automação para este mesmo relé que irá passar a ON quando o sensor da porta abrir. Este relé está ligado a uma sirene de alarme. Ora tudo isto já esta a funcionar perfeitamente mas se quando a porta abre a sirene dispara, eu ao sair de casa tenho de desligar a automação e quando fechar a porta voltar a ligar a automação.

Isto não seria problema para mim ( nem sei se conseguiria contornar isto de outra maneira) mas quando faço este “jogo” do desliga e volta a ligar, se eu for abrir a porta depois disso, o relé não liga. Se fechar a porta e voltar abrir ( há 2ª vez) ele já actua.

Qual será o problema?

https://paste.ubuntu.com/p/pWNgtD2wvv/

@karma não há necessidade de reinventar a roda…

Instala isto e configura como queres que funcione e deixas de ter esses problemas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade