Domótica - Questões iniciais

Se o elemento mais crítico são os estores então o nodemcu não é a melhor solução, caso pretendas ter fiabilidade no hardware e software, tens melhores alternativas. Para garantir ainda maior segurança o ideal é ter outro nível de monitorização independente, como sensores de intrusão.

A parte do ligar o aquecimento em caso de intrusão, não entendi muito bem. Pretendes que o intruso fique desconfortável? :wink:

A melhor posição para os sensores de temperatura não é no teto…

A quantidade de dispositivos wifi tipo NodeMCU depende do router, AP, tipo de classe de rede e mask.

Para low cost com fiabilidade o HA e tasmota são muito boas opções. Em termos de hardware é que acho que devias pensar melhor. Afinal, depois do equipamento estar flashado a base de software é igual para todos, só mudas as configurações.

Certo, mas o tasmota vem com updates OTA, que embora muito prático, para mim é uma fragilidade no caso de estores de seguranca. Nos estores, para já nao me preocupo com a solucao que encontrei, já se quiser pensar em sensores de intrusao como dizes ou CCTV, entao o HA deverá ser bem melhor integrador. Apenas estava a dizer que o pior que pode acontecer na casa (na minha implementacao) em caso de ser atacado pelo wifi/cloud (ou alguem ficar a saber a pass do wifi), é o atacante poder fechar os estores e ligar/desligar AQS, aquec. central e electro-valvulas, que embora chato, nao é o fim do mundo. Nao digo que é a melhor implementacao, mas é a que me agrada mais, e a domotica para ser util, tem de ser um pouco ao gosto de cada um.

O meu comentario inicial era mais para sugerir a solucao de passar a fiarada pela caixa de domotica, aos leitores do topico, para resolver o problema da instalacao eletrica referida anteriormente.

A implementacao de domotica que estou a implementar é bastante abrangente e com muitos requisitos. Os prototipos já funcionam, e apenas quis dar uma muito breve descricao, pois pode ser um pouco “off topic”.

1 Curtiu

O que é que os updates OTA têm a ver com segurança? Sabes o que é um update OTA?

Além disso não é um estore fechado que impede alguém de entrar em casa alheia.

No limite, sabendo a pass do wifi, permite “flashar” o nodemcu encarregue daquele estore, com a logica que um atacante quiser, como por exemplo abrir imediatamente via software um estore (persiana exterior) de seguranca. Um estore (persiana exterior) de seguranca nao impede a entrada pela janela, mas obriga a dar nas vistas ao abrir à forca-bruta.
Nao estou a dizer que atacar via update OTA é facil, estou só a dizer que pode ser uma forma possivel.

Só tens OTA se pretenderes. Basta eleminar essa funcionalidade no tasmota ou meter em hardcoded o servidor que pretendes. Sendo um firmware opensource podes fazer o teu fork e compilar outro
binário.

Em relação a vulnerabilidades da rede Wi-Fi podes também garantir outros níveis de segurança ao nível de routers, firewalls, ips, dps, APs, certificados, …
Contudo, se o objetivo é ter um alto nível de segurança e fiabilidade o caminho não é utilizar só redes sem fio.

No que respeita a segurança não existem sistemas totalmente perfeitos, económicos e fiáveis. Nem muito menos devemos depositar a confiança em um único sistema e tecnologia. Contudo, é possível atingir níveis elevados recorrendo a redundâncias e paralelismos, em termos de hardware e software.

Acompanho um pouco a ideia do @Luis_Andrade em que se queres segurança esquece o wireless…

Penso que me posso ter feito entender mal. A ideia nao é querer mais seguranca, mas sim nao comprometer a seguranca física existente. Nao tenho qualquer problema com o wireless, antes pelo contrário.
O potencial problema da seguranca prende-se apenas com a automacao dos estores/persianas que referi, sendo estes uma pequena parte de todo o projecto que estou a implementar. Logo, se nao permitir abri-los via domotica, entao nao preciso de me preocupar muito se a comunicacao entre dispositivos é segura, pois nao haverá muito a arriscar. De notar que vou manter as ligacoes standard, de forma a mesmo que fique sem wifi ou um nodemcu avariar por exemplo, os estores/persianas continuam a poder ser abertos e fechados pelos interruptores normais.

Permitir só fechar também é considerado, na minha prespectiva, uma falha de segurança na mesma lógica que apresentas.

Qual o motivo para a escolha de cada um desses?

Vou começar a construção da minha moradia e felizmente descobri este fórum antes da obra começar.
Ainda percebo muito pouco de domótica mas estou aqui com muita vontade de aprender.
Do que sei, pensava automatizar a minha casa utilizando circuitos independentes por divisão (iluminação e tomadas) e utilizando módulos sonnoff ou shelly no quadro.

Só ainda não consegui perceber se ao utilizar o quando utilizar os sonnof ou Shelly. Do que estive a estudar até agora, os sonnoff devem ser utilizados quando estão ligados directamente à fase, ou seja, estão sempre ligados.
Os Shelly devem ser utilizados quando são utilizados em paralelo com um interruptor mecânico.
Este entendimento é correcto?

Não propriamente. Tanto os sonoff como os shelly estão sempre ligados à fase (e ao neutro). A diferença entre eles é, para efeitos de ligação, que com o shelly é tudo a 230v, incluindo a ligação ao interruptor, e no sonoff a ligação ao interruptor é feita a 3.3v.
Tanto um como o outro podem ser ligados a interruptores mecânicos (normais ou de mola) a grande vantagem do shelly é caber atrás do interruptor.

Outra coisa que deves equacionar é a ligação. Com shellys e sonoffs dependes do wi-fi para que tudo funcione. Não seria a minha primeira opção para uma obra feita de raiz. Se tens a possibilidade de passar cabo devias pensar em KNX, ou no mínimo centralizar os equipamentos no quardro(pe. Sonoff 4CH) e levar até aos interruptores cabo. O @Mervoes fez uma instalação destas há pouco tempo.

Se tiveres alguma folga no orçamento ( como se existisse tal coisa ) ficas melhor servido com knx integrado com o homeassistant. E knx é com o @Luis_Andrade

Não obstante do que o @tmarquespt te disse,para mais fácil aconselhamento era bom nos indicares também o orçamento disponivel , a que estas disposto a gastar.
Pois isso é logo um factor eliminatório para alguns casos.

Muito obrigado a ambos pela (rápida) resposta.
Eu confesso que ainda não pensei muito na questão do orçamento. Mas diria que entre 1 e 2K é um valor que me parece razoável. Mas estou a estudar as várias opções.
Os Sonoffs / Shellys já tenho um ordem de grandeza < 1K - do KNX não faço a menor ideia de quanto me possa custar.

Nesta fase estou na iminência de “entregar” a sub empreitada de eletricidade e pichelaria e para evitar adicionais em obra queria já dizer ao eletricista para incluir no orçamento as boas práticas para depois me permitir alguma flexibilidade para o futuro:
Por exemplo:

• Caixas de luz maiores (algum tamanho recomendado?)
  • Circuitos de tomadas e iluminação independentes por divisão
  • Circuitos dos principais “gastadores” independentes.

Têm alguma recomendação adicional?

(Vi agora que há um almoço de confraternização para dia 6 e já tenho uma saída programada para esse fim de semana! É preciso ter azar…)

Fale com um electricista e ele que lhe apresente vários cenários, de que adianta andar aqui a pedir opiniões se depois o electricista não conhece ou não sabe instalar?

A não ser que seja voce a fazer.

Se pretenderes ter mais esclarecidos sobre knx… podes entrar nesta categoria que criamos recentemente só para desmistificar e dar exemplos.

https://forum.cpha.pt/c/knx

Relativamente ao valor (pode ficar até inferior a wifi)… na minha opinião, para um instalação de raiz e retorno do investimento (imediato e/ou a médio/ longo prazo), não pensava duas vezes.

Vou ter que ser eu a fazer.
O eletricista já implementou um sistema KNX, mas como ainda não sei se tenho dinheiro para ele, quero primeiro estudar a solução que melhor assente no meu perfil e depois ponho mãos à obra.
Só não quero fechar portas, ou seja, deixar as coisas feitas de forma a que no futuro não consiga implementar o que quero.

Para já, vou tentar pedir tubos um bocado mais grossos e tentar centralizar tudo no quadro.Quero ver se lhe peço caixas um bocado maiores para se quiser colocar Shellys no futuro o tamanho não ser um entrave.

@Luis_Andrade Obrigado pela partilha. Já tinha ouvido falar no KNX há uns 10 anos por alguém que trabalhava na área mas sempre tive a ideia que era muito caro. Vou estudar o tema.

1 Curtiu

A meu ver o KNX é caro. Não me venham com cantigas, pois um módulo para 4 saídas por exemplo custa perto de 200€, eu com sonoff 4ch gasto 15€ no máximo para ter as 4 saídas.

A minha casa foi executada recentemente fui eu que fiz a instalação elétrica, e para controlar toda a iluminação e o aquecimento usei 12 sonoff 4ch x15€ = 180€. Vejam se fazem o mesmo com KNX?

1 Curtiu

@Mervoes Já resolveste o ghost switching? :grin::woozy_face:

Não tenho nada disso.

Efectivamente o knx não é uma solução barata. No entanto, está bem mais acessível que à uns anos atrás.
Existem actuadores de 24 saídas mistos (iluminação, estores, ventilo-convectores, etc, ), a rondar os 380€.

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade