Domótica para estores eléctricos com comando rádio e sem interruptor, shelly 2.5?

Boa tarde a todos!

Sou novo neste fórum e na domótica.

Estou interessado em instalar um shelly 2.5 num estore eléctrico com comando rádio e sem interruptor.

Preciso que ambas as soluções (rádio e shelly) fiquem a funcionar porque a minha esposa (ainda) não acredita no potencial da domótica. Acredito que muitos de vós partilham a mesma situação comigo.

Pelo que estive a ler esta instalação não é consensual.

Alguém já teve de fazer uma instalação deste género? Como fez?

Muito obrigado, desde já, pela vossa ajuda.

Esse comando de funciona a 433mhz certo? Se sim existe equipamentos capazes de controlar os estores sem a necessidade do Shelly.
Contudo estas a pensar usar o Home Assistant?

Bom dia Rodolfo!

Obrigado pelo comentário. Ainda não sei ao certo como funcionam os comandos porque estou a remodelar a casa e escolhi os estores sem pensar nestes detalhes. :face_with_raised_eyebrow:

Agora tenho de ver o que consigo instalar sem gastar uma fortuna. Eh eh eh!

Encontrei a Shelly que me pareceu uma boa opção pelo preço e, sim, pela integração com o Google Assistant. É um gadget que se calhar não vou usar mas que, neste momento, me parece uma vantagem.

Já o ar condicionado não vejo forma de conseguir controlar.

Obrigado.

JC

@RodolfoVieira

Estavas-me a perguntar pela frequência do comando porque o Shelly 2.5 funciona também como receptor de rádio?

Vi agora na descrição que o Shelly 2.5 trabalha com frequência de rádio 2400-2500 MHz.

Se as frequências forem compatíveis que posso usar o comando rádio com a Shelly?

Bom dia Jorge
o que o Rodolfo te quis dizer foi que podes comprar um receptor/emissor de IR, RF, WI-FI e não precisas gastar dinheiro em Shelly.
Com esse aparelho que te referi ficas a trabalhar com a TV, Sound Bar, Ar condicionado, Estores eléctricos etc…
Eu uso Broad Link com a Alexa mas existem vários.
Essa peça é reconhecido pelo teu Google Assistant e a partir dai podes dar os comandos por voz.

O que o Rodolfo também te perguntou foi se estás a pensar juntar tudo isto e usares o Home Assistant.

Cumprimentos

Olá @V-ONERRR!

Sim, acho que o Home Assistant podia ajudar a juntar estas coisas todas.

Não tenho muito conhecimento de domótica. Ando a fazer a pesquisa para encontrar a melhor solução.

Muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos,

JC

Certo. @Jorge_Cravidao atenção para não misturar google assistant como Home Assistant, o fórum é sobre Home Assistant e o suporte aqui dado é nesse âmbito. Visto que estás a chegar aqui só agora e não entendes muito bem como as coisas funcionam, recomendo muitas horas de leitura…sem isso é difícil te manteres actualizado sobre como as coisas funcionam…
Quando falas de uma fortuna…depende muito do que queres fazer em tua casa… uma casa dita inteligente…requer alguns €€€€. Agora se for para coisas simples como julgo que é o que pretendes…se calhar o teu caminho pode ser outro que não o Home Assistant e o caminho a seguir é outro que não aqui.
Decide te bem , lê muito depois ves por onde queres envergar.

@Jorge_Cravidao tenho o mesmo problema. Conseguiste por a funcionar?

Bom dia Filipe!

Com o Shelly 2,5 ligado a uma centralina externa funcinou muito bem.

O meu problema agora é que os estores novos têm a centralina integrada no tubo.

Já tentei emparelhar o comando com um Sonoff bridge e não consigo.

:unamused:

Cumprimentos

Bom dia,
também gostava de saber se o shelly 2.5 dá (e como) para emparelhar com um comando RF.

Cumprimentos

O Shelly 2.5 é um dispositivo que funciona apenas por wifi.

A sugestão que te posso dar para já é abrir a caixa dos estores para conseguires perceber que fios é que tens lá.

Uma vez falei com uma pessoa que tinha us estores eléctricos com um comando RF e sem botões de parede, e como os estores não trabalhavam diretamente a 220v, a opção que essa pessoa teve foi montar um shelly 2.5 ligado a um relé e assim já teve a possibilidade de controlar os estores com o Shelly.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade