Domótica em Casa

Olá a todos,

Estou a remodelar uma casa, nesta altura estão a fazer os roços para tubagens para a tubagem toda, já dei indicação para as caixas dos interruptores de caixa dupla, cabelagem CAT6, em relação a tubagem que diâmetro recomendam ?

Obrigado a todos pela ajuda.

para trabalhar folgado e para o futuro
tubo 32"

@Nuno_Santos Se a remodelacao tiver projecto de arquitectura, certamente tens projecto ITED.

Tens de ver qual a versão do projecto de ITED, se 2 ou 3.

Existe uma diferença bastante grande entre o ITED 2 e 3. Por vezes, quando são remodelações em que o projecto ja foi feito a uns anos e ainda e ITED 2, pode compensar fazer novo projecto para ITED 3.

Quer seja ITED 2 ou ITED 3, tens de cumprir o minimo que esta la. A menos nao podes por, podes é acrescentar.

Por exemplo, se precisares de 4 tomadas de par de cobre numa divisão que so tem em projecto uma, podes pedir para instalar. Tens é de ver se o ATI que está em projecto vai chegar para as alterações que pedires para fazer…

Essas coisas o melhor é veres as tomadas de par de cobre e coaxial que vais precisar e falar com o electricista.

No que toca a parte elétrica, se já estão a fazer buracos, já deves ter tudo orientado no que toca a quantidade de caixas de aparelhagem para interruptores, tomadas e afins.

Hoje em dia já não se usa caixas de derivação. Ninguém gosta de as ver nas paredes. Por isso a nao ser que a espessura da parede não o permita, só devem utilizar caixas de aparelhagem fundas.

Certamente que nao vao utilizar tubagem inferior a 20. Devem utilizar tubo GRIS que é um cinzento que vem em rolos. Antes de taparem os roços, ve se nao tem curvas demasiado apertadas, por vezes a esmagar o tubo. No futuro caso queiras por exemplo passar um fio neutro para uma caixa de aparelhagem que não tenha neutro, vais ter o trabalho facilitado.

O tubo de 32 nas caixas de aparelhagem torna-se difícil de trabalhar.

Imagina uma caixa de aparelhagem em que tenhas que fazer chegar lá 3 tubos, um para levar a alimentação, outro para sair a alimentação para a lâmpada e outro para dar seguimento ao circuito para a próxima caixa de aparelhagem.

Agora imagina fazeres 3 buracos para tubo de 32 numa dessas caixas…

Acho que para alterações futuras, o mais importante é garantir que as curvas são suaves para poderes acrescentar fios caso precises.

Mas se poderes por tubo de 32 em tudo, melhor. :+1: O electricista é que vai suar… :joy:

3 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade