@Nuno_Santos Se a remodelacao tiver projecto de arquitectura, certamente tens projecto ITED.
Tens de ver qual a versão do projecto de ITED, se 2 ou 3.
Existe uma diferença bastante grande entre o ITED 2 e 3. Por vezes, quando são remodelações em que o projecto ja foi feito a uns anos e ainda e ITED 2, pode compensar fazer novo projecto para ITED 3.
Quer seja ITED 2 ou ITED 3, tens de cumprir o minimo que esta la. A menos nao podes por, podes é acrescentar.
Por exemplo, se precisares de 4 tomadas de par de cobre numa divisão que so tem em projecto uma, podes pedir para instalar. Tens é de ver se o ATI que está em projecto vai chegar para as alterações que pedires para fazer…
Essas coisas o melhor é veres as tomadas de par de cobre e coaxial que vais precisar e falar com o electricista.
No que toca a parte elétrica, se já estão a fazer buracos, já deves ter tudo orientado no que toca a quantidade de caixas de aparelhagem para interruptores, tomadas e afins.
Hoje em dia já não se usa caixas de derivação. Ninguém gosta de as ver nas paredes. Por isso a nao ser que a espessura da parede não o permita, só devem utilizar caixas de aparelhagem fundas.
Certamente que nao vao utilizar tubagem inferior a 20. Devem utilizar tubo GRIS que é um cinzento que vem em rolos. Antes de taparem os roços, ve se nao tem curvas demasiado apertadas, por vezes a esmagar o tubo. No futuro caso queiras por exemplo passar um fio neutro para uma caixa de aparelhagem que não tenha neutro, vais ter o trabalho facilitado.
O tubo de 32 nas caixas de aparelhagem torna-se difícil de trabalhar.
Imagina uma caixa de aparelhagem em que tenhas que fazer chegar lá 3 tubos, um para levar a alimentação, outro para sair a alimentação para a lâmpada e outro para dar seguimento ao circuito para a próxima caixa de aparelhagem.
Agora imagina fazeres 3 buracos para tubo de 32 numa dessas caixas…
Acho que para alterações futuras, o mais importante é garantir que as curvas são suaves para poderes acrescentar fios caso precises.
Mas se poderes por tubo de 32 em tudo, melhor.
O electricista é que vai suar… 