Dois router e home assistant

Bom dia, peço desculpa sou um bocado noob instalei à pouco mas ao passar para o duckdns deixei de conseguir entrar pois não estou a conseguir fazer o encaminhamento de portas.

O problema é que tenho uma casa com 2 andares e para ter internet tenho de ter 2 routers (router da meo e outro) ligados por cabo, cada router tem nome, ip e password diferente.

O ha está instalado no router no outro andar pois é onde tenho os dispositivos que quero controlar.

O que fiz e vi em alguns fóruns foi:

-Meo fiber encaminhei 2 portas 8123 e 443 para o ip do último andar 10.0.0.1

  • Router do sótão encaminhei a porta 8123 para o ip do HA 10.0.0.8

Mas não funciona, alguma dica do que estou a fazer mal?

O segundo router não tem um modo AP? Qual é a marca e o modelo?

E em vez do router porque não um switch para não teres essa confusão toda na rede?

Faz um desenho da rede mesmo que seja à mão; tira uma foto e publica aqui. Acho que não há como ajudar sem ter o desenho da rede.

Boas @Manuel_Gomes, a fazeres isto assim em diferido, lá para o Natal és capaz de ter isto feito. :stuck_out_tongue: Experimenta apanhar-nos no canal CPHA no Discord. O pessoal ajuda todos se lá apareceres.

A verdade é que o meu calcanhar de aquiles é mesmo redes e routers, não percebo nada de AP, bridge etc na verdade nem sei bem como estão configurados os routers sei que segui um tutorial funcionou e por isso deixei estar isso já foi à uns 3 anos.

Não sei se tem AP é um Netgear WNR2200 já deve ser antigo.

Tenho tomadas de rede em toda a casa tenho o router porque é um terceiro andar e queria ter wifi, na verdade até tenho 3 routers um por cada andar (no segundo andar tenho o Wireless N 300 Home Cloud Router DIR-605L) posso trocar os routers de lugar se achares que o este ultimo é melhor.

Obrigado

Não sei se é isto que pertendes.

Depois estas são a forma como configurei as portas:

Router da Meo

Router do 3ºAndar

Obrigado

Já me inscrevi no discord obrigado pela dica :wink:

Desculpe-me, mas para te explicar os problemas e soluções para uma rede como tens um gajo teria de escrever um livro.

A solução mais simples seria utilizares um switch normal (não AP) para interligar tudo que tens. Depois, para aumentar a cobertura WiFi, ligar o WRN2200 no mesmo switch.

Caso queira montar um “quebra cabeças”, então tens de criar as regras de redirecionamento no GR241AG a apontar para o endereço IP, da rede 192.168.1.X, que o Netgear pega. Depois criar o mesmo redirecionamento para o IP 10.0.0.X que o teu servidor HA pega do Netgear. Ou seja, tens de fazer o mapeamento nos dois routers. Pior, tens de garantir que o HA sempre pega o mesmo IP do Netgear (fazer reserva do IP por MAC address).

Mas como disse inicialmente, para entender o problema de ponta-a-ponta terias de estudar muito sobre redes e, em especial, NAT - Netowrk Address Translation.

Ora essa eu é que peço desculpa, estar a roubar o vosso tempo :wink:.

Switch normal seria isto?

Eu tenho destes aparelhos (perdidos algures) mas pelo pouco que percebo isso apenas serve para dividir rede para varios dispositivos com varias “portas”, não é o mesmo que tenho sendo que o router da meo alimenta as fichas RJ45 que tenho espalhadas pela casa?

Bastaria neste caso usar o router WRN2200 para aumentar a cobertura de rede?

Agora a pergunta é como se usa o router apenas para aumentar a cobertura de rede? Ou como se chama esse processo que eu procuro tutorial disso?

Obrigado pela resposta :wink:

Veja o desenho que se segue. Desta forma, só tens de configurar o mapeamento do endereço interno do HA no router MEO. Todos os dispositivos da tua rede ficam na gama de endereços IP 192.168.1.X/24.

Atenção que se acederes o HA a partir de dentro de casa (i.e.: WiFi), tens de utilizar o endereço IP dele. Se for de fora de casa, então podes utilizar o nome no duckdns. Há vários artigos aqui no grupo que explicam o problema e como resolvê-lo. A forma correta de testar é utilizar o nome no duckdns com o WiFi do telemóvel desligado.

image

Eu consigo fazer isso sem grande dificuldade, até já tive o HA configurado no router da meo e a funcionar perfeitamente com DuckDNS, a questão é que todos os meus dispositivos wi-fi depois vão estar ligados a rede wi-fi do WNR 2200 e não serão reconhecidos no HA por estarem em outro IP (Google home mini, sonoffs, broadlink etc).

Por isso é que estou a tentar ligar o HA ao segundo router pois sem migrar para DuckDNS estava tudo perfeito.

Honestamente, não conheço o WNR 2200. Há muitos destes routers/APs que possibilitam fazer “bridge” da porta WAN para as portas de LAN. Na verdade, o que necessitas é de um AP que não seja router, ou seja, não faça NAT.

Até podes utilizar o WNR 2200 para isto:

  • Defina um endereço IP para gestão do WNR 2200 na gama do MEO (192.168.1.X/24);
  • Ligue uma porta dele ao switch que tiveres (não pode ser a porta WAN);
  • Desabilite o servidor DHCP interno do WNR 2200.

Em “teoria”, a parte AP do WNR 2200 irá se comunicar plenamente com as outra portas dele logo, o que entrar pelo WiFi irá se comunicar perfeitamente na rede 192.168.1.X. Ele não vai dar IP na gama 10.0.0.X porque desabilitaste o DHCP dele. Basta não utilizar a porta WAN e desabilitar o DHCP server interno do WNR 2200.

Basicamente o que tenho de fazer é isto? Ou tenho de fazer mais alguma coisa?

Aqui fala em NAT tenho de selecionar alguma coisa?

E ligar o HA no IP do Router Meo?

Na página de WAN não defina um “Default DMZ Server”.

Na página de LAN, defina o IP do Netgear dentro da gama do Meo ou seja 192.168.1.X onde “X” é um número entre 1 e 253 que ainda não esteja sendo utilizado. Isto fará perderes a ligação com o Netgear, pois o endereço IP dele mudará para o novo. Abra depois com o endereço novo para ver se está tudo ok.

Quando estiver ok, ligue os dispositivos todos que tens no switch. Ligue também o Netgear a utilizar uma porta LAN. Não utilize a porta de WAN do Netgear.

Faltou uma página para entender melhor o Netgear. POdes mostrar a(s) página(s) do “Wireless Setup”?

Aqui está


E mais estes não sei se é preciso:

E obrigado por tudo

Olá,
Basicamente, o que está a acontecer é que tens duas redes isoladas, porque o router meo está a ligar à porta WAN do WNR 2200. Isso irá usar a firewall do WNR 2200 e isolar todos os dispositivos conectados a este equipamento e não deixar o router meo comunicar com os dispositivos. As instruções do Moacir são as que deves fazer para corrigir o teu problema.
Deves fazer o mesmo com o Wireless N 300 que tens no segundo piso.
Com esta solução, todos os teus dispositivos terão um IP da gama 192.168.1.X e não necessitas de configurar a rede 192.168.0.1 e 10.0.0.1 que tens nos outros dispositivos.

Indicares cada router com uma subnet diferente e com a mesma máscara de rede (255.255.255.0) vai isolar cada dispositivo ligado a cada um dos routers, seja por cabo seja por WiFi e não existirá qualquer comunicação entre dispositivos na mesma rede.

Se desejares isolar a tua rede IoT dos restantes dispositivos, a solução seriam VLAN e SSID específicos para cada um, mas com os dispositivos que tens, isso não é possível dado que tens como router principal o router da Meo (a não ser que queiras implementar OpenWRT/DD-WRT e colocar o router Meo em bridge mode, mas terias que ter mais um router imediatamente a seguir ao router da Meo).

@Manuel_Gomes , tal como está configurado deve funcionar se seguires as dicas que dei.

Basta desativar o dhcp nos outros routers.

Só usar portas LAN.

E tudo na 192.168.1.x

Isto se não houver bridges wifi

meo .254 dhcp on, pool 100-200
Dlink .253 dhcp off
Netgear .252 dhcp off

Ignorar o routing nos dlink e netgear. Só usar a parte do wifi

Muito obrigado pessoal está tudo a funcionar ás mil maravilhas.

1 Curtiu

e agora mais avançado, usar apenas um ssid para toda a casa, mantendo os 3 AP…
Melhor ainda era se os smatphones mudassem de AP consoante o ssid automaticamente, mas não, ficam agarrados ao ultimo até que perdem sinal completamente.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade