Dispositivos Tuya WIFI

Viva pessoal.
Tenho estado a passar os meus dispositivos IOT (quase tudo tuya - ± 70) do smartlife da tuya para o home assistant.
Raspberry pi 4 com ssd e conbee ii + ZHA.
A minha questão coloca-se com os dispositivos WIFI. Como fazer para os colocar no HA ?
Claro que como o objectivo é não depender da net a solução integração da tuya não serve.
Aliás, a questão até é um pouco mais aberta: mesmo se não for tuya qual a solução do HA para os dispositivos WIFI ?
Desde já o meu muito obrigado pela paciência que tem em aturar a minha ignorância.

Devices WiFi Tuya tem que usar wifi chip ESP8266 para entao flasharmos com outra firmware sem ser Tuya (Tasmota ou ESPHome por exemplo)

O resto depende um pouco de que device / marca se trata: https://www.home-assistant.io/integrations/

Ok, obrigado.
Mas então e se não for tuya? se for sonoff por exemplo, qual o procedimento ?

Obrigado

Tudo que use ESP8266 pode ser flashado com Tasmota por exemplo.

ok, então quer dizer que tudo o que for WIFI tem que levar tasmota?
É a solução melhor que o HA tem para estes dispositivos?
Se é não me parece que seja uma coisa muito “user Friendly” para quem tem poucos conhecimentos e quer iniciar no HA

tudo que for WiFi e com ESP8266 ou ESP32 caso contrario nao da para flashar Tasmota.

Sempre podes usar os módulos ZigBee, sempre evitas atafulhar a rede WiFi.

Nem todos os routers suportam a grande quantidade de dispositivos que tu queres ligar por WiFi.

Boa Noite João.
Sim eu sei que posso usar o zigbee, aliás tenho mais de 70 dispositivos zigbee neste momento, mas também tenho os TUYA WIFI e são esse que me preocupam de momento configurar no HA

Eu fujo dos Tuya WiFi.
Tenho cá dois módulos que estou a alterar para meter o chip ESP-M4 para os flachar com o tasmota, não quer estar dependente do aplicativo da Tuya.

Desculpem a minha ignorância, mas porque não instalar o Local Tuya e adicionar os dispositivos pelo ID?

Não é isso que está a ser perguntado?

@Tiago86 Local Tuya nao funciona com todos os devices e como ja se viu no passado o bom funcionamento do addon esta dependente da Tuya Cloud.

“Devices WiFi ou tem ESP e correm aqui localmente ou sao lixo e e preferivel comprar Zigbee devices hoje em dia e usar Zigbee2MQTT” e isto que eu faco e nisto que eu acredito e e isto que eu vou continuar aconselhar.

Se tiveres uma melhor abordagem feel free comment :slight_smile:

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade