Dispositivo para backup do CC2531

Boas

Talvez pudesse fazer sentido abrir outro tópico mas é este caso que motiva a minha questão.

Tenho já vários dispositivos na minha rede zigbee controlados pelo mesmo cc2531 ligadoà NUC. Se o cc2531 falhar tornará a minha vida miserável quer por não usufruir dos dispositivos por bastante tempo quer pelo trabalho que me daria a recriar toda a rede.

Como poderei implementar um segundo coordinator que traga redundância automática à minha rede? Pelo que já consegui pesquisar a resposta parecer ser possível não não encontrei uma receita de como o implementar.

Obrigado

Olá @jgracio, antes de mais peço-te que respeites o assunto dos tópicos. É prático ir colocando tudo no mesmo tópico, mas depois torna-se inútil para os outros utilizadores a curto prazo. Isto faz também com que seja difícil pesquisar a melhor solução para os problemas. A regra é: Novo Assunto = Novo Tópico. Por esse motivo a tua pergunta foi movida para este novo tópico.

Não me parece que seja possivél criar redundância no coordenador a não ser que consigas duplicar o MAC address ou o que quer que seja que o zigbee use como identificador. Mesmo que consigas, o Z2M tem a limitação de ler apenas uma porta serie. Como é que depois irias fazer a comutação entre os dois CC2531?

Se encontrares alguma coisa (minimamente credível) sobre o assunto coloca aqui o(s) link(s).

Obrigado
Portanto se o CC2531 avaria e for substituido por outro será necessário emparelhar de novo todos os dispositivos?

Até existir uma maneira de contornar isso sim. Mas isso não é uma limitação do CC2531 em si mesmo pois se tiveres uma qualquer gateway zigbee (Xiaomi, Hue, etc.) e esta avariar e a substituíres vais ter sempre que emparelhar de novo todos os dispositivos.

infelizmente vais ter sempre alguns pontos de falha críticos na rede, neste caso o CC. Em wifi é menos grave porque é fácil ter ‘redundância’ de APs, mas em última analíse a relação custo/benefício é muito pessoal e pode fazer sentido uma tecnologia que para os outros não faz.

Quanto à afirmação do @j_assuncao, foi assim durante muito tempo, mas não tenho a certeza de que com os últimos firmwares seja necessário fazer repair em caso de substituição do CC. Existe todo um sistema que faz backup ao próprio CC e que supostamente o repõe em caso de mudança de CC de forma automática mas nunca testei.

Havendo possibilidade, este é o melhor sistema :slight_smile: :
image

EDIT:
“. A backup of the CC2531/CC2530 is taken at every shutdown of zigbee2mqtt, file can be found under data/coordinator_backup.json. This backup is automatically restored when starting with a new flashed CC2531/CC2530.”


Isto tem mais de 1 ano, mas é uma questão de testar e ver se funciona.

Essa parte do backup do CC2531 ainda não tinha visto mas não me parece que funcione de um modo assim tão simples. A ser assim, deixava de ser necessário o CC Debugger e bastava instalar o Z2M, arranjar um ficheiro de backup, um CC2531 e quando ligasses tudo o Z2M flashava o CC2531. Assim que puder vou testar essa possibilidade e analisar o ficheiro de backup para ver que dados contém.

É uma excelente questão. Entrando na mais pura das especulações podes precisar de flashar o firmware de qualquer maneira mas depois ele pode ler uma configuração específica de um ficheiro que esteja gravado. Não sei se faz algum sentido ou não.

1 Curtiu

Boas,

Venho desenterrar um tópico antigo, mas para acrescentar a minha experiência.

Tenho um CC2531 Z2M e ainda um só termómetro da Xiaomi (um andar acima). Funciona, mas o “Link quality” sempre a variar entre os 0 e os 25.
Troquei este CC2531 por outro mas, com antena externa de 8dbi e o Link Quality passou a variar entre os 30 e os 55.

No entanto a parte boa é que bastou flashar o CC2531 (fiz via RPI) desligar o antigo, ligar o novo, reiniciei o RPI e não foi necessário reemparelhar os dispositivos (no meu caso é só um), pelo que confirmo que o backup/restore funciona.

2 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade