Olá a todos,
Sou novo nisto da automação, mas já me está a dar dores de cabeça.
Resumo: não consigo fazer com que os dispositivos Xiaomi (gateway, sensores, etc) comuniquem o estado ao Home Assistant.
Descrição: Tenho um gateway Xiaomi, uma série de sensores e switches, e algumas lâmpadas, e queria criar automações para lá do que permite a Mi Home. Assim, comprei um raspberry pi zero (sem WiFi), um adaptador para cabo de rede, e instalei-lhe o Hassio (também já experimentei o Hassbian). Depois, fui ao configuration.yaml e adicionei o Gateway Xiaomi - que é detetado, bem como todos os child devices que estiverem adicionados na Mi Home. No entanto, não consigo fazer com que o gateway (nem os child devices) comuniquem ao Hass.io cada alteração de estado que sofrem, seja uma porta a abrir, seja o próprio sensor de luminosidade do gateway. A única comunicação que fazem é no “arranque” do homeassistant (por exemplo, se a porta estiver aberta no boot, vejo o estado como aberta no Hassio, mas se depois a fechar, o estado não atualiza; para além disso todos os switches aparecem com “disconnected”, e não são detetados nenhuns cliques). Mais: se ligar a luz do Gateway via Hassio, ele realmente acende a luz, mas o estado mantém-se como “desligado” no Hassio (o que revela que o Hassio consegue comunicar com os dispositivos, mas eles não conseguem comunicar com o Hassio).
Para despistar problemas, instalei o HA num PC windows, e a coisa parece funcionar (apesar de os switches continuarem a aparecer como “disconnected”, o sensor de luminosidade e o ligar/desligar da luz do Gateway funciona como é esperado, com atualizações de estado constantes).
O meu hardware é um Raspberry Pi Zero ligado via cabo ethernet com o router HG8247Q da Vodafone.
Alguma ideia de como resolver?
Thanks
Tiago