Devices indisponíveis (shelly)

Boa Tarde.

Desde o momento que fiz a última actualização do hassio que tenho muitos devices a ficarem indisponíveis, em especial os shelly.

Mais alguém tem o mesmo problema?

Atentamente

Diogo Reis

Bom dia.

Com tão pouca informação será difícil alguém ajudar.

Como os tens integrados no HA? (Coap, integração oficial ou outra, rest, mqtt?)

Que versão têm os Shellys?
Que versão estava o HA a funcionar e qual a versão após update?

Consegues aceder aos Shellys via browser através dos IPs deles?

Bom dia.
Completamente de acordo e as minhas desculpas pela falta de informação… já alguns dias que ando a tentar analisar o que poderá estar menos bem e a pesquisar e nada encontrar… foi quase como um desabafo…

Tenho os shellys instalados em HA através da integração oficial.
Tenho os shellys nas ultimas versões… o 1PM na versão 20210727-202339/v1.11.2-g25b6953, os EM na 20210720-190643/v1.11.0-g6abd92e e os 2.5 tem 20210720-184734/v1.11.0-g6abd92e.

O Ha está na versão 2021.8.8 e estava na 2021.8.7.

Sim, via browser e via app da Shelly os dispositivos estão disponiveis… no HA ficam indisponivéis… alguns por poucos minutos… recentemente o 1PM, ficou indisponivel por horas… e mesmo com reboot ficava indisponivél.

Não consigo perceber…

1 Curtiu

Tens os Shelly com unicast configurado?
Por defeito eles estão configurados em multicast.

Metes o IP do HA na Parte do internet/security no campo: CoIoT peer:

1 Curtiu

Boas…

Estavam em multicast… alterei para o ip do HA seguido do port 5683.
Vou acompanhar…

Muito Obrigado pela atenção @lopitos .

Bom dia.

Aparentemente parecia que o problema estaria resolvido… após a alteração até ontem ao final do dia… esteve a funcionar perfeito… quando já não acontecia algum tempo.

Ontem já tarde, voltou a ficar indisponível e hoje de manhã após reboot do ha e dos shelly, consegui que ficassem todos operacionais.

Reparei nuns erros que não era normal eu ver (possivelmente passaram-me despercebido :frowning: )

Em que máquina estás a correr o HA?

Pelos erros a máquina está a ter dificuldades a processar comandos (falta de CPU, RAM ou ambos) e falta-te um helper (que deves ter apagado e continua a referencia).

Esta a correr num raspberry pi 4 com 4Mb de memória.

Sim, o erro do utility_meter… fui eu que comentei esse e outros, para ver se seria falta de recursos na máquina.

Quanto á memória e cpu… não me parecem que estejam no limite… quer CPU, quer memória, raramente ultrapassa 30%…

image
image

A questão é a velocidade do CPU. É típico do Rpis terem os erros de timeout devido a isso.

Ok… na sua opinião é o CPU.

A solução seria trocar?

Não haverá workaround?
Aumentar o tempo de timeout ou diminuir o nr de interações com os devices?

Aconselha algo?

Não há muito a fazer quando o problema está na lentidão do CPU e(ou no sistema em geral mas atenção que se existem timeouts com serviços ou dispositivos de rede o problema poderá estar na propria rede. Não vou perguntar se tens o Rpi por cabo ou wifi porque só há uma resposta lógica para essa pergunta.

A opção de um Rpi para ter a domótica da casa apenas é boa para começar e testar para saber se é mesmo o que se quer. Mas para uma utilização séria e fiável o Rpi nem sequer entra na lista de equipamentos a considerar!

E os problemas com a solução Rpi são tantos que apenas vou referir um: usa cartões de memória…

Há pessoas satisfeitas com a solução do Rpi? Sim, há. Há pessoas que mudaram para outra solução ao fim de pouco tempo? Sim, muitas. Quantas pessoas usam o HA de modo sério e fiável num Rpi? Não conheço nenhuma e ando nisto à muito tempo…

Se leres aqui no Fórum vês a quantidade enorme de utilizadores que têm problemas com o Rpi e as horas de vida que gastaram a resolver esses mesmos problemas.

Se me fores dizer em resposta a isto tudo que o Rpi é o recomendado pelo site oficial para instalar o HA, eu respondo a isso com outra pergunta: quantas pessoas da equipa de desenvolvimento do HA usam Rpi? A resposta é zero…

Quanto a soluções, basta pesquisar por aqui no Fórum. Portáteis ou desktops antigos, NUCs, NAS, boxes Android são tudo soluções válidas para substituir o Rpi e tudo depende do consumo elétrico que estejas disposto a gastar.

Entendi…

Comecei a brincar e usei um RPi3… e deu para perceber as potencialidade do HA.

Depois de convencido, procurei por algo melhor e como não tinha muitos dispositivos, optei pelo RPi4 com um ssd. Pelo que ia lendo… seria o indicado para um nivel intermédio…

Agora preciso do HA… e tenho que tomar uma decisão…
Talvez por primeira opção tentar reinstalar o sistema… só por descarga de consciencia… caso contrário terei que procurar uma nova “casa” para o HA.

Muito Obrigado @j_assuncao e @lopitos pela tentativa de ajuda e pelos esclarecimentos.

2 Curtiram

Não esqueças de confirmar se o problema não terá origem na tua propria rede antes de pensar em trocar de máquina. Por vezes uma má configuração pode provocar grandes problemas.

Algumas dicas do que poderá estar errado ou menos bem na rede?

Que tipo de diagnóstico poderei fazer?

Por exemplo, verificar se não existem equipamentos com o mesmo IP.
Fixar o IP nós Shelly e reservar os mesmos no router.
Verificar se tens boa rede WiFi nos Shelly…

Verificar se o AP/router WiFi tem capacidade para aguentar o número de equipamentos WiFi que lá estão ligados. Muitos equipamentos das operadoras são limitados em termos de características e não aguentam muitos equipamentos ligados ao WiFi.

Alguns exemplos.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade