Desligar se não houver sol

Boa tarde.

Desde já muito obrigado, pela atenção.
Sou novo nisto e gostava de começar a montar umas coisinhas…

Consigo de algum modo arranjar um ou mais dispositivos que desligue um equipamento se não houver sol?

Atentamente

Diogo Reis

Depende exactamente do que queiras dizer com “se não houver sol”.

Podes, sem utilizar nenhum dispositivo, criar condições numa automação para desligar um equipamento ao pôr do sol.

Se quiseres mesmo algum dispositivo podes optar por sensores de luminosidade, LDRs, etc.

Tenho um painel solar em casa… e quando existe sol… quero que ele ligue um motor por exemplo das 12h as15h… se não houver sol queria que ligasse das13h as 14h… não sei se me fiz entender…

Obrigado pela pronta resposta.

Atentamente

Diogo Reis

Sensor de luminosidade ao lado do painel solar

Mas isso cria me dois problemas… uma o motor ainda está um bocado longe do painel… e a outra questão… é que se não houvesse sol… o motor nunca trabalhava… e eu na condição de não haver sol, queria que ele trabalhasse mas menos tempo.

1 Curtiu

Metes o sensor de luminosidade a dar informação ao HA e o HA controla se deve accionar ou não o motor dependendo das tuas condições

Boa… isso já me parece melhor… Outra opção… eu consigo ler a energia produzida por um sonoff pow… e dependendo da energia produzida comandar o motor?

@Diogo_Reis o Sonoff POW não produz energia…

Se te referes a medir energia, e desde que dentro dos valores do POW, podes fazer aquilo que quiseres com as automações.

Já aqui foi falado em usar um LDR (sensor de luminosidade) para ser usado no que aqui é pretendido… Mas… isso deve ser bem analisado, testado…essa afinação não vai ser fácil.
Esse Painel Solar é policristalino ou monocristalino?

Podes usar a solução mais simples, com informação meteorológica em tempo real.

configuration.yaml

homeassistant:
  name: Home
  latitude: a_tua_latitude (ex: 38.9784444)
  longitude: a_tua_longitude (ex -7.598994)
  elevation: a_tua_elevacao (ex: 150)

sensor:
# Weather prediction - https://www.yr.no/
  - platform: yr
    forecast: 24
    monitored_conditions:
      - symbol
      - cloudiness

automations.yaml

- id: 'ligarqualquercoisapelopainelsolar'
  alias: "Liga a tal coisa quando a nebulosidade é inferior a 35% por mais de 5 minutos seguidos"
  trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id: sensor.yr_cloudiness
      below: 35
      for:
        minutes: 5
  condition:
    condition: and
    conditions:
      - condition: sun
        after: sunrise
      - condition: sun
        before: sunset
  action:
    - service: switch.turn_on
      entity_id: switch.atalcoisaaligarquandoestásol

- id: 'desligarqualquercoisapelopainelsolar'
  alias: "Desliga a tal coisa quando a nebulosidade é superior a 35% por mais de 5 minutos seguidos"
  trigger:
  - platform: numeric_state
    entity_id: sensor.yr_cloudiness
      above: 35
      for:
        minutes: 5
  condition:
    condition: and
    conditions:
      - condition: sun
        after: sunrise
      - condition: sun
        before: sunset
  action:
    - service: switch.turn_off
      entity_id: switch.atalcoisaaligarquandoestásol

Bom dia.

@j_assuncao, sim eu sei que o Sonoff POW não produz energia, mas pode “ler” a energia produzida pelo painel. Eu consigo com os valores do POW interagir com um outro sonoff sem interagir com ele próprio?

@RodolfoVieira Rodolfo, não sei responder… se é policristalino ou monocristalino… vou tentar informar-me junto do fornecedor.

@ReDaLeRt , obrigado, mais uma muito boa opção.

Desde já muito obrigado, pela grande ajuda de todos…
Atentamente

Diogo Reis

@Diogo_Reis o Sonoff mede consumos, não mede produção pois tem a ver com o sentido da corrente.

Se quiseres um equipamento que meça a produção podes utilizar um SDM120 embora existam equipamentos específicos para isso.

@j_assuncao posso estar a perceber mal, ou a explicar-me mal.
O sonoff não mede a energia que passa por ele?
Se eu colocar um snooff pow entre o microinversor e o quadro eléctrico, o sonoff não reporta a energia que passou por lá.

Para medir a produção, o próprio inversor(solax) tem um meio de fazer a leitura. Para medir os consumos da habitação, tenho um outro equipamento Mirubee.

O meu objectivo principal não é ler consumos ou produções… o meu objectivo, seria através dos consumos ou produções invocar triggers de modo a poder ligar ou desligar equipamentos.

@Diogo_Reis eu pessoalmente duvido que consiga medir. Agora a questão é se o que estás a injectar no quadro (e assumindo que o sonoff consiga medir) está dentro da capacidade de medição (16A chineses que devem corresponder a 10 ou 12A no mundo real).

Acho que o teu problema ficava resolvido com um SDM120 ou ligar o inversor ao HA.

@j_assuncao eu consigo ligar o inversor ao HA?

Já à alguns anos que existem inversores com portas de comunicação para ligar a dispositivos de controlo (RS424, RS485, MODBUS e até USB). Confirma com a empresa que fez a instalação se é o teu caso.

Obrigado. @j_assuncao, vou validar com eles.
Tem uma porta usb, onde vou instalar um dispositivo usb, que vai enviar informação via wifi, para a plataforma deles. Não é isso que te referes?

Sim mas normalmente dá para ligar outros equipamentos e enviar os dados para onde quiseres.

Uma das maiores parvoíces que se fazem é enviar dados para a cloud dessas empresa quando tens um sistema que de borla faz muito mais e não tem problemas de segurança nem te deixa agarrado quando a net vai a baixo.

Concordo plenamente… de momento vou deixar até o sistema estabilizar… depois se der é algo a ponderar… No entanto vou inteirar-me se dá para enviar essa informação para algum lado…

Muito Obrigado.

Bom dia.

@j_assuncao o inverter tem uma porta RS485.
@RodolfoVieira os paineis são monocristalino.

Atentamente

Diogo Reis

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade