Deposito de água de condensação de Ar condicionado - Notificação para despejar deposito

Olá Pessoal,

Este foi o primeiro projecto out of the box que implementei.

**Problema : **
Instalei um Ar Condicionado e como não queria colocar o tubo de descarga da água de condensação do AC para a rua, porque não acho um acto cívico molhar as pessoas que circulam no passeio, coloquei um depósito para a água e queria ser avisado de que o tinha que despejar.

Solução :
Usar um sensor de inundação para detectar que o deposito esta cheio.

Funcionalidades implementadas:

  • Notificação na Alexa
  • Notificação no telemovel
  • Notificação no email

Equipamento base:

Instalação do Sensor:
Fixação do sensor no interior do deposito

Fixação no exterior

Deposito colocado no sitio com tubo de descarga de agua

Depois de adicionar o sensor ao Home Assistant basta criar a automação :

Trigger:

Actions:

Notificação Alexa

Notificação Telemóvel

Notificação via email

Teste :
Video de teste de sensor

Comentário final:
Dias depois de ter pensado nesta solução, descobri alguém no reddit, tinha feito algo semelhante logo percebi que era possível e fiquei bem animado para concretizar.

Alguma sugestão ou dúvida não hesitem

2 Curtiram

Parabéns pelo trabalho. No entanto, sou obrigado a questionar se não seria preferível colocar uma calha fininha até ao nível do passeio e assim ia pingando diretamente para o passeio e não tinhas o trabalho de descarregar o depósito nem molharias as pessoas. :wink:

Obrigado.
Infelizmente do 3 andar até o R/C não é viavel passar uma mangueira para descarga da agua do AC.
Duas opções ou não queria saber e molhava o pessoal na rua.
Ou punha o deposito.

Ou metes no autoclismo :sweat_smile:

1 Curtiu

Óptima ideia.

Uma sugestão. O bom era colocar um automatismo para desligar ou não permitir ligar o AC caso o depósito estivesse cheio.

1 Curtiu

Obrigado.

Sim, sera algo que irei fazer, mas não estou a conseguir integrar o meu AC (Daikin Perfera).
Estou a investigar como ou se alguem já deu a volta ao problema que tenho.

Entretanto como o deposito tem margem de segurança mesmo que seja disparado o aviso, tenho um dia de margem.

Tente com um IR Blaster. Por exemplo, há muitos tutoriais na web sobre os Broadlink RM Mini 3.

1 Curtiu

Sim , será o plano B.
Queria mesmo conseguir integra-lo no HA porque é suposto funcionar.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade