Deconz - Actualização Pouca Frequência Sensores Aqara

Boa noite,
Recentemente migrei do meu Pi4 para um mini PC, instalado com Proxmox e HaOS.

Tenho tudo a funcionar relativamente bem, mas notei uma diferença em relação ao funcionamento dos sensores de temperatura AQARA.

Tenho uma conbee II, com firmware 26580700. Utilizo o add-on e integração da Deconz.
imagem

Os sensores estão todos activos, tal como estavam no RPI, a reacção dos sensores Aqara POrta, é instantânea, no entanto a reacção (actualização recorrente) dos sensores de temperatura é bastante lenta.

imagem

Noto que acontece apenas com os sensores de temperatura e humidade, apesar de existirem variações nos valores. Por exemplo, tenho uma automação num extractor de WC para controlar a humidade aquando dos banhos, mas por vezes fica ligado durante muito tempo, apesar da humidade estar mais baixa (medição por outro equipamnto) do que amostrado pelo deconz…

Poderá ser devido a alguns estarem a passar por lampadas?

Já alguém experienciou algo parecido? O que me parece estranho é os de porta responderem instantaneamente enquanto os outros são muito mais lentos…

PS.: Também constato que quando clico no botão do sensor, mesmo que após uns minutos o estado não altera…

A situação não é muito normal, em especial na parte de carregares no botão do equipamento e os valores não aparecerem de imediato. Os sensores de THP só reportam a cada X horas ou quando a variação dos valores é maior que Y.

Para despistar eventuais problemas, experimenta fazer reset a um dos sensores de THP e torna a emparelhar.

Obrigado Jorge pela ajuda e paciência. Reset é o que tenho feito com frequência… entretanto vi que tenho dois dos sensores HT a reportar com normalidade… o que é ainda mais estranho. Poderá ser interferência da minha rrede wifi? Tenho uma VPN instalada na entrada do meu router, pelo que internamente acedo a tudo por HTTP só no proxmox é que tenho HTTPS, terá influência?

A interferência entre Zigbee e WiFi é uma forte probabilidade. Tens aqui no Fórum uma publicação sobre o assunto .

Olá,
Pequeno update… Após alguma frustração a tentar identificar a origem deste problema, decidi desinstalar totalmente o add-on e integração deconz. Em seguida instalei o ZHA e aparentemente ficou tudo resolvido, o que me leva a querer pensar que o problema estava efectivamente na comunicação da add Phoscon com o HaOS ou eventualmente algum problema com o proxmox… De todas as formas o resultado foi bem melhor, porque aproveitei para consolidar nomes de alguns sensores criados inicialmente, assim que obtive algumas entidades adicionais e o estado da bateria dos sensores aqara que no add-on da deconz não estão disponíveis ou não actualizam.

Obrigado a todos pela ajuda e paciência!!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade