Boas sou novo no homeassistant e gostava de criar uma automatização que fosse capaz de usar os dados do tempo por exemplo da integração do IPMA ou do que já vem com o Hass para utilizar numa automatização que dissesse o estado do tempo numa coluna inteligente. Alguém pode ajudar , obrigado.
Tecnicamente é possível mas a maioria das colunas inteligentes diz-te o estado do tempo se perguntares, sem passar pelo HA.
Vais ter uma trabalheira gigante para reinventar a roda.
Olá @riquemarquesc. Eu fiz “algo”, semelhante ao que queres.
No meu caso fala em PT de Portugal, pois usa o TTS, e podes personalizar como quiseres; acho muito mais flexível do que ouvir sempre a mesma coisa, em PR-BR.
Tens de substituir a entidade do media_player e do weather para as tuas entidades.
Pode ser melhorada, para cumprimentar de forma correcta consoante a hora do dia, consoante quem está ao pé, caso consigas distinguir de alguma forma. Já dá alguma mensagens diferentes mesmo que o tempo seja igual, pois uso o “random” para escolher aleatoriamente cada vez que corre.
Crias um novo script com este código, ou insere este serviço numa automação.
service: tts.google_translate_say
data:
entity_id: media_player.coluna_da_cozinha
{% if states('sun.sun') == 'below_horizon' %}
{% set cumprimento = 'boa noite' %}
{% elif (as_local(now()).strftime("%H")|int(default=0) <= 12) %}
{% set cumprimento = 'bom dia' %}
{% else %}
{% set cumprimento = 'boa tarde' %}
{% endif %}
{% set tempo = {
'clear-night': 'limpo',
'cloudy': ['nublado','com muitas nuvens']|random,
'fog': ['enevoado','com muito nevoeiro','de nevoeiro']|random,
'hail': ['com chuviscos','de chuva fraca']|random,
'lightning': ['com relâmpagos','de trovoada']|random,
'lightning-rainy': ['de tempestade','com relâmpagos e trovoadas']|random,
'mostlycloudy': ['muito nublado','com algumas nuvens']|random,
'partlycloudy': ['parcialmente nublado','com nuvens dispersas']|random,
'pouring': ['muito chuvoso','de chuva intensa','com chuva intensa']|random,