Criar automação

Boa noite, ando às voltas a idealizar uma automação mas não sei como colocar no editor.
Tenho uma série de input_boolean por defeito em estado off, queria criar uma automação para que quando se muda um para on force todos os outros para off.

Vais ter de criar uma automação para cada input_boolean que põe os outros input_boolean a off quando está on. Uma só automação para todos parece-me impossível.

Não tenho a certeza , preciso de confirmar penso que podes criar um trigger com várias entidades, depois nesse trigger colocas todos os input, com o state on, e na action colocas no service todos os input para de desligar caso algum dos mencionados no trigger passe a on.
Mas como disse não me recordo se dá…(penso) que sim.

Não há forma de criar algo do tipo como se pode ver na página “Ferramentas de programação/ Modelos”?
Tenho ideia de como fazer o script mas não sei onde fazer…
Já testei e nesse modelo consigo quase o resultado pretendido…

Já tentaste a automação como te disse? Com múltiplas entidades no trigger?

Sim já.
Mas não produz o efeito desejado.
Uma vez que preciso que fique ligado o que é selecionado.
A ideia é fazer um menu com botões que são input_boolean para alterar a condição no cartão desejado. Por isso só apenas um pode estar activado de cada vez…

Como já tinha dito, isso só é possível com uma automação para cada input_boolean

Pois a primeira questão que fizeste induziste em erro. Sendo assim faz como o Jorge disse.

Finalmente, consegui fazer o que queria!!!
Apenas tive que acrescentar um input_select e uma automação.
Solução:

Botões são input_boolean, mas a ação é call_service input_select.select_option para o nome do input_boolean desejado.
Assim de forma dinâmica pode-se adicionar mais botões ao menu com o input_boolean desejado e adicionar mais uma opção ao input_select com o mesmo nome.

id: '1587811601308'
  alias: Controle_Menu
  description: ''
  trigger:
  - entity_id: input_select.menu
    platform: state
  condition: []
  action:
  - data_template:
      entity_id: input_boolean.{{ trigger.from_state.state }}
    service: input_boolean.turn_off
  - data_template:
      entity_id: input_boolean.{{ trigger.to_state.state }}
    service: input_boolean.turn_on

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade