a minha solução para a minha instalação knx será em estrela onde irá derivar do quadro eléctrico um tubo para cada divisão para o tecto e outro tubo para interruptores/sensores (isto porque fiz uma parte da instalação eléctrica e knx pelo chão e pelo tecto) poderia ter simplificado e passado knx de interruptor em interruptor pela casa toda, mas eu gosto de seccionar a instalação caso necessite depois de verificar alguns problemas.
todas as minhas portas e janelas vão ter sensores NC e quando digo todos é mesmo todos directos ao quadro ligados a um modulo de entradas binarias 24V entre outros sensores gerais que podem ser ligados a isto para saber o seu estado.
controlo de estores comprei este
sensores de movimentos por mwave (este modelo vai ser uns sensores que comprei no aliexpress ligado a um modulo de entradas binarias knx 4 input binario knx os sensores knx custam os olhos da cara)
sensores de temperatura humidade e CO2 (estes para knx vão me sair caros, por isso irei aplicar aos poucos já que cada um custa 300€ SENSOR CO2 entretanto construir um sensor CO2 com o espoem sensor CO2 mas devido a problemas de estética é só uma experiência e não será os que vou aplicar em casa)
interruptores vão ser o modelo tradicional ligado ao modulo de entradas knx input binario knx, é aqui que vais poupar muito dinheiro já que os interruptores knx são bastante caros, mesmos os mais baratos um dos mais baratos knx, mas que não gosto.
tomadas vão ser todas controladas já que tenho circuitos próprios para tudo e tomadas gerais modulo de 12 saidas com medidor de consumo
a iluminação também vai usar o mesmo modulo das tomadas e vai usar esta fonte de alimentação 24V para as fitas Led no tecto, eu gosto muito de iluminação indirecta e todas as áreas tem iluminação indirecta e directa, não tenho qualquer tipo de interesse em RGB nem está dentro do meu orçamento. estas fontes dão para aplicar no tecto junto á iluminação e o knx faz o resto.
Ar condicionado vai estar ligado ao knx tambem com estes módulos gateway daikin knk
VMC/ bomba de calor AQS/Bomba de calor Piso radiante vai estar ligado por modbus com este modbus kex
sensores de temperatura AQS nos dois colectores modulo knx para fazer a bomba recirculadora ligar sempre que a temperatura baixe dos 38C, infelizmente tenho um tubagem de agua longa desde a casa das maquinas á ultima casa de banho, e mesmo com misturadoras termoestaticas existe sempre o problema do consumo de agua até chegar a agua quente.
não sei se mencionei tudo, no entanto muito deste material já comprei e tenho montado em testes na minha casa temporária, entretanto este ano devo me mudar para a minha casa e começarei a ligar tudo no sitio. tenho tambem instalação para audio, CCTV, WIFI, FIBRA a parte da instalação do ITED