Criação da casa inteligente

Boas ! :slightly_smiling_face:

Sou novo nestas andanças, e sinceramente ainda não tenho nada de home assistance !! Estava a pensar em utilizar o meu rpi e começar a introduzir aos poucos umas coisas ! :slightly_smiling_face:

Estava a pensar em introduzir:

  • 1 sensor da aqara de portas
  • 1 sensor aqara de temperatura
  • 1 interruptor para controlar as luzes
  • algo para controlar um Ar condicionado

A minha dúvida é a seguinte, que interruptor para as luzes devo utilizar ? Isto porque em vez de estar a mudar as luzes todas para yeelight (ou algo do género) preferia colocar um interruptor inteligente . Mas a questão seria, que interruptor utilizar ? Pensei nos da aqara, mas o problema é que esses não cabem nas tomadas europeias. E também pretendia um interruptor discreto ! :slightly_smiling_face:

Relativamente a controlar o ac, o que recomendam ?

Pretendia colocar tudo no hassio e depois arranjar maneira de colocar o homebridge para ter tudo na app do iOS !):slightly_smiling_face: (ainda não vi se era possível, mas depois procuro melhor).

Todas as ajudas são bem vindas !!!

Tens varias hipóteses:

  • Sonoff Touch
  • Shelly 1
  • BH Onofre

Todos estes são wifi e integram bem com o HA embora tenham de ser flashados com outro firmware.

Tens a certeza??
https://pt.gearbest.com/alarm-systems/pp_610096.html

Se o AC for controlado por infravermelhos a melhor opção é o Broadlink.

P.S.: Lembra-te que para utilizares os equipamentos da Xiaomi precisas de uma gateway.

Na verdade o interruptor da xiaomi é para caixas de tomada inglesa (quadradas). Além dos supracitados, tens também os sonoff t1 eu. Assim até tens de 2 vias…
Uma boa ideia era comprares também interruptores redondos da xiaomi (são de “colar”) - podes atribuir-lhe depois funções…

@attackk

Por outra preço (mais elevado ~50€), tens os módulos (para meter dentro do interruptor) da fibaro e qubino… para iluminação e estores, com vantagens adicionais no que respeita a dimming, power meter… e não depender do wifi.

Para começar já… instala o hass.io num raspberry pi… e mete o tasmota num sonff basic… será garantidamente uma boa base e barata para iniciar neste mundo e nesta nossa comunidade.

Bem vindo

1 Curtiu

@j_assuncao

O meu ac é da Mitsubishi, o comando é este :

O comando dos estores (no meu caso são Blackout’s) é este:

Será que o tal da broad link funcionava ? Para controlar estores e Blackout’s ?
Se sim, qual modelo ao certo? Já vi que já vários modelos !

@Luis_Andrade
Acho que vou mesmo optar pelos sonoff, uma solução mais em “conta”… não pretendia gastar 50€ por interruptor :confused:

Aquilo é fácil de instalar ? O sonoff tem que ficar dentro do interruptor ? Ou onde fica ao certo?

@Maddoctor
Os que falas da xiaomi, substituem os de parede que tenho agora certo?
Sabes me dizer qual o modelo ao certo?
Porque pelo que procurei, os que vi são todos sem fios!! E eu no meu caso pretendia usar as caixas dos interruptores que tenho e tornar as luzes que tenho inteligentes !
E ao mesmo tempo tinha uma casa inteligente, mas sempre que quisesse desligar a moda antiga também tinha esse sistema !

Tens toda a razão em querer que funcione assim… Uma boa domotica não se deve notar, so se deve notar no que às vantagens diz respeito! Os botões a que me referia eram sem fios para colocar onde quisesses, sem qualquer intenção de substituir os existentes. Para isso tens as outras sugestões… A ideia de os usar seria activar uma “cena” ou “desligar tudo”, etc…

Os Sonoff substituem totalmente o interruptor que tens agora.

@attackk Sendo os teus AC da Mitsubishi eu estiver a dar uma vista de olhos no custom component, e pelo menos há suporte já para os mitsubishi não sei se no entanto o teu modelo é suportado terias que testar.

Tens aqui um tutorial de como fazer e do que necessitas, que não é nada mais nada menos que um broadlink mini.

Em relação ao estores para os integrares com o home assistant, poderias usar este tutorial.


Aqui irias necessitar de comprar um sonoff dual r2 caso não saibas o que é tens AQUI

Para os interruptores como tinha dito acima não é dificil se optares pelos sonoff touch que podes ver AQUI terás que puxar o fio neutro da tua caixa de derivação até ao sitio do interruptor normalmente não é um processo que custe assim muito mas terás que ter alguma cautela se não tiveres habituado a mexer em electricidade.
Para passar os fios normalmente é ISTO que é usado.

Obrigado por todas as dicas !

Relativamente ao AC, já vou comprar o broadlink mini :slight_smile:

ps: o modelo do meu ac é este… penso que ira funcionar !

Os meus estores são eletricos mas não são os “normais”… isto porque são blackout’s e tenho um comando para os controlar… não consigo controlar os estores num interruptor por exemplo! O comando é este:

Relativamente aos sonoff’s é como eu tinha explicado mais acima, eu pretendia manter os interruptores originais, não pretendia colocar esses “touch”… ou até se muda-se os interruptores, pretendia algo mais simples (tipo os da aqara)… só não opto pelos da aqara porque não cabem nas nossas caixas!
Depois pelo que me disseram neste post, a melhor solução (em termos de preço/qualidade) seria mesmo o sonoff basic! No caso do sonoff basic, tenho que colocar o sonoff nos fios junto às lâmpadas? ou colocar mesmo dentro do interruptor de parede?

Não tinha reparado nesse comando RF do AC.
Nesse caso o melhor equipamento para isso será o Broadlink Rm pro que tanto emite RF como IR.

O Sonoff Basic não cabe nas caixas.
Se queres manter os interruptores normais ou comprar o BH ou compras o Shelly’s. Os shellys sendo mais pequenos consegues mover melhor os fios dentro das caixas.

Atenção que esses comandos podem usar algum protocolo especial que o rm não consiga replicar…

Sim é um risco…o ideal seria enviares o comando para alguém que tivesse um broadlink rm pro para testar. Mas acredito que funcione.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade