Converter desumidificador em smart

Boas, este sábado comecei a desmontar o desumidificador e coloquei um Wemos D1 Mini dentro.
Encontrei 5V na placa de dentro e então liguei lá.
Na placa de controlo tenho 2 botões e 6 led’s. O objetivo é poder controlar os botões e saber o estado dos leds. Em relação aos botões, com a ajuda do @RodolfoVieira sugeriu-me usar o 4N25, resultou perfeitamente.
Quanto aos led’s, tenho perdido dias a tentar arranjar solução e até agora nada, admito que percebo pouco da poda.
Ao ligar o desumificador, um led está a acender que eu forcei a isso, é a dizer que falta colocar o deposito no sitio. Estou a fazer os testes com esse led. Se meter um multimetro a ler os volts dá-me - 0.20, inverti a polaridade e dá 0. Parece esquesito não?
De qualquer das formas, qual será a melhor maneira de saber o estado do LED. Queria evitar usar LDR porque acho ser trabalho mal feito e os led’s ficam dentro de uma cavidade.

Com os LEDs é o mesmo que com o 4N25 mas “invertido”.

Usar a tensão no LED para ligar o LED dentro do optoacuplador que por sua vez aciona o input pin no wemos.
E com vantagem e recomendação de isolar as tensões nesses LEDs e as no wemos.

Ex.

.

2 Curtiram

Obrigado pela resposta. A tua solução também era o que queria fazer. Porém acho que não é possível pelo facto de não ter voltagem suficiente para ligar o led e o opto.
Depois de tanto tempo a pensar numa solução parece-me que me vou render aos LDR’s

Se o LED liga então é porque tem voltagem suficiente, o opto precisa de muito pouco 1mA.

No limite, podes ter de alterar as resistências associadas aos leds de origem…

Poderia funcionar, como é uma pcb do fabricante não quis fazer testes nela, e pareceu-me que não fosse resultar. Optei por fazer isto:


Agora vamos ver se funcionar como quero

o problema que tens agora é: vais ligar os ldr onde?! o wemos só tem 1 pino analógico…

@Maddoctor Experimentei ligar aos pinos digitais e configurei o tasmota sendo o pin como switch. Na consola está a funcionar. Aparece-me on e off consoante a intensidade da luz. O problema agora é ajustar a sensibilidade do ldr porque ele só ativa com luz intensa, a luz do led do desumidificador não a faz ativar. Sinceramente não sei como ajustar a sensibilidade do ldr

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade