Controlo de VMC com Shelly, SonOff ou outro

Olá,

Estou com alguma dificuldade em encontrar uma solução viável para controlar a VMC cá de casa.
Já alguém ligou com sucesso um Shelly, Sonoff ou outro a um interruptor rotativo de 4 pólos?
A VMC tem 4 posições: Desligado; Baixo; Médio; Alto
Pelo que pude perceber de outros tutoriais, com o Shelly 2.5 conseguiria controlar pelo menos 3 posições, ainda assim, fiquei com dúvidas sobre o esquema.
Alguém já fez algo do género?
Obrigado.

Que VMC é que tem?
Existem já integrações e projetos paralelos de algumas VMCs para o HA.

Nada de especial, uma Sodeca REB-15, o controlo é completamente manual conforme disse acima, um interruptor de 4 pólos, segundo o site, só outros modelos é que têm integração com display digital e afins.

Como é que funciona esse interruptor? dependendo do polo onde está a corrente a velocidade varia? Se for assim talvez te safes com 4 relés e escolhes o ‘polo’ a ligar. um sonoff 4ch poderá ser uma hipótese se isso for 230v caso contrário um 4ch pro que te permite injectar em cada relé a tensão que quiseres.

Consegues colocar uma foto ou o modelo do interruptor ou uma foto do interior do mesmo e das ligações?

Sim.

Pensei nisso, mas se bem percebi depois perco a possibilidade do controlo manual em paralelo ou estou errado?

Obrigado.

Com esse botão sim. Mas o sonoff tem botões portanto facilmente ligas a velocidade que queres. Tens é de ter interlock para não ligar mais do que 1 de cada x. Não sei se existe interlock para 4 relés em simultâneo no tasmota, talvez o @Maddoctor possa ajudar nisso.

Se não quiseres o sonoff à vista tens outras soluções como usar o interruptor de 4 teclas da shelly com um i4. Ou então metes um esp com 4 reles e fica tudo ali

Boa noite,
Estou a construir casa e estou a chegar à fase de colocação da VMC mas não conheço nenhuma que tenha integração no HA para que possa fazer automações…

Alguém pode aqui recomendar alguns modelos já testados no HA sff.
Obrigado

Boa tarde Filipe,

O que fiz aqui em casa (para um VMC dessa marca com o tal comutador de 4 posições) foi comprar um módulo de 4 relés (deste tipo) e usar 3 deles para alimentar as 3 velocidades. No entanto, quando estão todos desligados, fico com o controlo manual e fiz um interlock manualmente, para não correr o risco de alimentar mais do que 1 posição (anexo o meu esquema de ligações)


Resumindo:

  • se o relé 1 estiver off - comando manual;
  • só o relé 1 activo - Velocidade 1;
  • só os relés 1 e 2 activos - Velocidade 2;
  • relés 1, 2 e 3 activos - Velocidade 3;

Se ajudar, não cobro direitos de autor :slight_smile:

2 Curtiram

Top, é mesmo isto. O circuito é que me estava a fazer confusão. Obrigado.

E como é a integração no HA?
Pela tuya?
Ficam disponíveis que entidades para as automações?
Será que podes partilhar?

Obrigado André pela resposta.

SIm, usei a mesma solução com um sonoff 4CHPRO
ha varios anos…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade