Controlo de Estores no Google Home

Boa tarde,
Sou utilizador do home assistant à algum tempo, e uso o mesmo para controlo do sistema knx que tenho instalado em casa.
Também tenho a integração com o Google home, mas após uma actualização, deixei de ter o controlo dos estores como tinha até então. Antes da actualização, controlava os estores no icon, que na altura tinha o mesmo aspecto de um interruptor. Após a actualização, passaram a ter o aspecto de um estore, mas não permite o controlo do mesmo, excepto por comandos de voz.
Alguém tem o mesmo problema?
Cumprimentos.

Podes colocar aqui o actual código que estás a usar e qual o firmware que usas no dispositivo dos estores?

configuration.yaml

google_assistant:
  project_id: xxxxxxx
  exposed_domains:
    - switch
    - light
    - cover
    - climate

light: !include lights.yaml
cover: !include covers.yaml
switch: !include switchs.yaml
climate: !include climates.yaml

knx:
  tunneling:
    host: '192.168.1.210'
    port: 3671
    local_ip: '192.168.1.132'

covers.yaml

  - platform: knx
    name: Sala_Estar_BO
    move_long_address: '1/4/1'
    move_short_address: '1/4/0'
    position_address: '4/4/0'
    position_state_address: '4/4/1'
    travelling_time_down: 51
    travelling_time_up: 61

Estou a usar:

  • Hassio versão 0.92.2
  • Google Home 2.10.1.13 num dispositivo Android 7.0

Obrigrado.
Cumprimentos.

O código parece me bem.
No cover na interface do HA quando clicas nas setas de subir e descer não acontece rigorosamente nada?

No HA funciona tudo 5*.
O problema é no icon do Google Home.

Eu não uso isso não te posso ajudar nesse sentido , mas os comandos de voz funcionam bem certo?

Sim, funcionam.
Suspeito que possa ser algum problema do Google Home.

Talvez, mas permite me a pergunta…porque queres comandar os estores pela App do gh quando tens o HA e se usares android ?até podes um widget directo no teu tlm.

O GH uso principalmente para os comandos de voz das rotinas. Posso facilmente ajustar as rotinas na APP do GH. Os estores, tal como a iluminação, apareciam na secção “Ajust lights, plugs, and more”, e com uma actualização qualquer, deixaram de aparecer nessa secção, pelo que penso estar relacionado com a alteração do “icon”.
Para comandos “não voz” uso HA.

A perda de controlo parece estar relacionada com a integração a nível HA->GH, visto o que está a ser exposto é o domínio de cover. Existe mais algum domínio que não esteja a funcionar corretamente (ex: dim de luzes)?

No que respeita a esta integração de cover, talvez o @tmarquespt possa ajudar.

Já agora, um pouco offtopic… qual é o equipamento que estás a utilizar para tunneling?

Todos os outros domínios estão a funcionar correctamente, inclusive o dim da iluminação. No entanto, no ajuste das rotinas o dim não funciona com valores, apenas com on/off. Para usar valores nas rotinas tenho que adicionar uma ação e escrever, por ex: set sala_de_estar light to 50%. Os estores também funcionam desta forma.
O equipamento que estou a utilizar como tunneling é um Interface KNX/IP da marca Eelectron, mas que é do fabricante Weinzierl.

Se bem entendi, do HA para o bus consegues controlar e receber informação quer da posição dos estores como do nível de dim, correto?!

O problema está só ao nível do GH para o HA na parte de informação de níveis de dim e posição dos estores no interface visual do GH, correcto?

Sim, basicamente o problema é o interface visual dos estores e não aparecerem na lista de dispositivos na secção “Ajust lights, plugs, and more” do GH.
Já testei colocar um estore a funcionar como dim e funciona correctamente.

Creio que é causa e consequência do último google I/O… e as alterações para a nest.

Não vejo este agora problema como um erro de configurações. O tema aparenta estar na forma de integração do HA com o “novo” GH… agora google nest.

Existem workarounds… como a utilização de equipamentos a fazerem de middleware. Por exemplo, o harmony hub… via emulação hue, receber os domínios /devices do HA e a integrar com o google.

Aparentemente, o erro agora identificado está na forma como HA expõe o domínio cover ao GH/ google nest.

Também suspeito que possa ser algo relacionado com essa alteração no GH.
Encontrei algo que fala sobre o assunto neste site: https://www.androidpolice.com/2019/03/13/google-assistant-can-natively-control-smart-blinds/

Correto. Tudo aparenta que o suporte, agora nativo, anunciado teve consequências na integração com o HA. Esperemos que na próxima realse do HA o tema já esteja resolvido.

Espero que sim.
Obrigado pela partilha.

1 Curtiu

Já conseguiste meter os estores a funcionar? Eu não precisei de nada nem de criar rotinas. Simplesmente mudei o nome dos meus estores e dou o comando, “ok Google, open blind Living room” e ele abre. Como hardware estou a usar o sonoff dual com tasmota bodemota.

Consigo controlar por voz. Não consigo é controlar no “icon” do estore e os estores não aparecerem no ajuste dos cenários, na lista de dispositivos na secção “Ajust lights, plugs, and more”. Penso que esta secção apenas aparece caso o smartphone esteja em língua inglesa. Nesta secção não necessário escrever o comando, apenas tens que seleccionar o que pretendes comandar e o valor.
Consigo inclusive dizer qual a posição que quero o estore e as lamelas.

hassio_1_1 hassio_2_1

Eu não estou a usar isso. Quando uso o comando de voz para estores mando abrir e fechar e mandar para certa percentagem. Mas não entendo porque queres controlar os estores pelo GH localmente… Quando o podes fazer por voz.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade