Controle de velocidade de ventoinhas

Alguém no grupo já utilizou algum dispositivo, controlável pelo HA, para controlar velocidade de uma ventoinha?
Se sim, pode partilhar?

Obrigado!

Controlados por HA não tenho experiencia, deixo umas dicas que podem ou não ajudar.

Para controlar motores , o ideal seria conversor de frequencia (ou ás vezes designado por var. velocidade), normalmente vem com possibilidade de comms modbus.

Outra hipotese mais em conta, seria controlo através de dispositivo tipo dimmer (controlo à base de triacs ou SCR / IGBT), deve haver adequados para motores. Há um projecto (falha-me o nome) de controlo de injeccção de energia solar na rede , o disposito de controlo que usam funciona para circuitos resistivos , não sei como se comporta com motores.

é algo deste genero

Se for a cena dos 5V. É usar o esquema dos leds PWM

É para controlar a ventilação da minha pequena estufa… Para teres uma ideia, há alguns dias atrás ela estava a 29ºC (em pleno inverno!). Eu tenho de equilibrar a temperatura e, ao mesmo tempo, garantir a troca de ar lá dentro. Em resumo, o ventilador vai ficar ligado 24/7/365 em baixa rotação para a troca do ar. Quando for necessário tenho de aumentar a ventilação aumentando a rotação dele.

Agora, se queres perder dinheiro, então tentes controlar um motor com um dimmer normal. Daí o meu post no fórum, podia ser que alguém mais já tivesse passado por algo parecido. A partida do motor tem sempre de ser feita com a alimentação completa para o arranque do motor e só depois e que reduzirmos a velocidade. Como é uma carga indutiva, tens de variar a alimentação mas sempre por um dispositivo que faça a deteção de passagem pelo zero volts antes de iniciar a alimentação.

Para os “curiosos”, eu elevei os meus painéis solares por forma a compor uma estufa de 36m2 por baixo deles. Assim não perco terra e me dou ao “luxo” de ter uma estufa para verduras. Foto abaixo.

Tens de explicar como funcionam as ventoinhas em causa…
Aqui em causa iotizei uma ventoinha daquelas basicas de 3 velocidades, usei um d1 mini com 3 relés e esphome.

Pois é @JorgeTeixeira, já pensei nisto… A ventoinha que comprei tem 3 velocidades. Eu poderia então utilizar 3 relés para controlar a velocidade. Talvez fosse esta a solução mais simples e sem problemas, pois qualquer relé lida bem com isto.

O único “se não” é que eu gostaria de deixá-la a rodar 24/7/365. A velocidade mínima ainda é um pouco elevada para este efeito.

Não sei como podes resolver isso da velocidade, porque a velocidade é definida pela ponta de alimentação…

De resto sim, d1 mini 3 reles e fazes a festa…

1 Curtiu

Fogo! Brutal! Não dá para conhecer melhor essa estufa?

Viva… Sugiro a utilização de uma relé de estado solido…

@YORG, fique à vontade para perguntar o que quiseres e mesmo visitar. Minha ideia, desde o início, era criar um projeto, a custo aceitável, onde o solo não era perdido pela colocação de painéis solares. Aliás, acho mesmo que o governo deveria incentivar este tipo de utilização. em todo o país, ao invés de criarem manchas negras onde só se tem painéis solares e se desperdiça uma área que poderia gerar alimentos.

A área é pequena (tenho pouca terra…). Contudo, o desenho inicial foi feito de uma forma que permitiria a modularidade, ou seja, ir ampliando em módulos de 36m2, cada um com 8 postes para por os painéis. Assim dá para pores os painéis 100% voltados a sul independentemente da posição do terreno; não perdes terra; a energia que gastas na estufa se paga pelos painéis. Eletricidade limpa com produção de vegetais, no meu caso, biológicos.

Como sou “velho”, lido mal com a enxada. Pus então mantas plásticas sobre o solo para evitar as ervas e utilizo rega de gota-a-gota para poupar água. Agora estou no processo de aprendizagem de como extrair mais, sem agro-tóxicos e sem adubo químico. Vai levar o seu tempo, mas confesso que é gratificante!

Eu quero fazer algo igual… Ando a tentar criar um prototipo pequeno antes de passar para algo grande.

De que zona é? Se for do Sul gostava mesmo de visitar a estufa, sou do Baixo Alentejo.

São Domingos de Rana, em Cascais.

Estás aqui tão perto…

Eu prefiro não publicar aqui no fórum a minha morada completa. Entretanto, com muito prazer recebo qualquer um que tenha curiosidade em conhecer a estufa/painéis porque “boas ideias” são sempre bem vindas. É só enviar um e-mail diretamente para mim e partilho a morada + telefone de contacto.

1 Curtiu

Espetaculo, mandei pm.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade