Controle de caldeira pelo HA

Tenho uma caldeira e gostava de configurar a entrada S20 (figura) com o HA atraves dos sensores de temperatura pela casa. A ideia era colocar um ESP como interruptor, conseguem dar uma ajuda?

Oi @Rato23. Tenho uma solução assim em casa. Para isso usei um Sonoff 4CH Pro, ele esta com o Tasmota e na automação usa um sensor para ligar e desligar a caldeira.
Além de ligar esse circuito em um dos canais do 4CH ele vai precisar de alimentação externa.

@rogerio aqui há uma questão importante, pk a caldeira se estiver em modo de inverno está sempre com a parte da caldeira a funcionar e a maior parte do tempo queria que estivesse em modo verão e ativar só quando fosse precisso. Não sei se estou a ser explicito

Mas se n for possivel, pode ficar como estas a indicar. Eu só não sei é quanto é que tenho de ter de corrente/tensão nos pinos para ele ativar

A minha é igual, tem o modo inverno e verão, mas quando colocar o termostato ambiente ( que nesse caso seria o 4CH pro) ela só funciona quando o circuito estiver fechado.

Atualmente o X40 faz ela esta sempre ligada, depois que tirar o X40 e ligar o S20 ela só liga quando for fechado o ciurcuito no 4CH.

No geral vai deixar sempre a caldeira ligada, mas ela só liga realmente com o circuite fechado.

@rogerio obrigado,
Sim assim parece uma boa solução. Quando o 4CH ativa (fecha o CCT) envias 220V para o S20? Parece-me demasiado

Não ele não envia os 220. Os 220 ele usa apenas para alimentar a ele proprio (fios castanho e azul) o S20 só fica open ou closed, e não cheguei a medir mas e uma voltagem baixa.

Quando fizer a ligação vai ver que se encostar um fio no outo (os que vão estar ligados no S20) a caldeira funciona.

Veja que tem que ser o 4CH Pro, e não o
4CH.

@rogerio e será que com um shelly one não faz o mesmo efeito? só porque ocuparia menos espaço e tenha uns poucos e assim começo a gasta-los xD
Supostamente é só para fazer um shut pelo que consigo perceber, ligas o cinzento e o preto no S20 certo?
Em principio se ligar o O ao I (sem o I estar ligado aos 220) deve funcionar.

image

@Rato23, não sei mesmo confirmar, nunca tive um Shelly, mas acho que essa bridge não é apenas um switch. Achei isso aqui na internet.

image

O objetivo no termostado ambiente é apenas fechar o circuito, se meter energia lá é capaz de queimar.

Como tem o Shelly, pode fazer o teste com o multimetro para perceber melhor o funcionamento.

Pois esse circuito ainda confirma mais (se bem que o meu shelly e igual ao esquema que enviei), ou seja o relay interno fecha o O com o I (pelo que me parece. Mas nada melhor que testar como tu dizes com o multimetro. Hoje já desmonto a caldeira :slight_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade