Controlar Motor Stepper (projecto DYI)

Boa tarde a todos

Hoje necessito de ajuda para um projecto DYI que queria implementar.
Trata-se de tornar um equipamento “burro” num equipamento inteligente.

Eu tenho um equipamento com um botão rotativo, daqueles que se podem encontrar nos microondas ou nas máquinas de lavar roupa, e em muitos outros.

Tipo este:
image

Estes botões estão encaixados ao aparelho através de um pino no próprio aparelho e não fazem mais do que rodar esse pino para a posição pretendida.

Então, o que pretendo é substituir este botão por um inteligente (dou preferencia por uma solução ZigBee mas também pode ser WiFi)

As minhas ideias foram:

  1. Usar um Controlador de Valvula HVAC: Exemplo
    Faz o que pretendo, mas tem muito mais do que aquilo que necessito, tal como o visor, o sensor de temperatura, e outros… ficaria esquisito no aparelho em questão (não é um microondas, mas imaginem isto num microondas)

  2. Usar um Controlador de Cortina ligado a um motor stepper externo.
    O problema aqui (acho eu) é a tensão de entrada do motor e a saída do controlador, se alguém me conseguir ajudar a perceber se esta solução funcionaria, fico agradecido

  3. Usar um controlador de pulso ligado a um motor stepper.
    Não faço sequer ideia se isto é possível, alguém já construiu algo assim?

  4. Usar o ESPHome Stepper Component e construir eu mesmo o controlador, com base numa placa driver compatível com Arduino e a respectiva board ESP A4988.
    No entanto eu não percebo nada de electrónica e nunca construí nada do gênero, não me sinto capacitado para começar já.

Estas são as minhas ideias para já, agradeço comentários e novas ideias/sugestões.

Também estou disponível para pagar a alguém para me construir a solução com ESPHome ou com o controlador de pulto, caso haja interessados por ai.

Obrigado

Outra ideia , usar um servo motor .

@PDM o que é um servo motor?
podes explicar melhor o que isso é, pf?

Actualização

Malta, decidi meter mãos à obra e já comprei um Kit Arduino com motor e a respectiva board ESP A4988.

O equipamento já chegou e neste fim-de-semana vou tentar montar tudo com o ESPHome.

Logo que as tenha darei novidades aqui, mas entretanto continuo a aceitar sugestões.

Obrigado

1 Curtiu

image

Parabens por te aventuares nisso!
Mas sim, o melhor seria mesmo um servo.
Um motor stepper dá muito jeito porque consegues controlar o step da rotação mas não tens qualquer informação sobre a posição atual o que faz com que se tiveres um reset como uma falha de energia quando voltar a cima não vai saber a posição atual, o motor stepper só deixa andar para a frente e para trás.
Já o servo tu defines o angulo do eixo, usando o exemplo da potencia do micro ondas, tenho 5 niveis onde o 5 é 0º e o 180º é o 1, basta fazeres um setAngle(0) e o servo vai para o angulo 0 que representa a posição do nivel 5. Internamento é bastante mais complexo mas com as libs do arduino fazes isso tranquilo. Dá uma olhada aqui: https://docs.arduino.cc/learn/electronics/servo-motors
Encontras muito facilmente na Mauser também, tens que ter é em conta amplitude angular, porque podes precisar mais que 180º depende muito do teu botão rotativo.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade