Controlar luzes e Estores

Boa noite,

Estou atualmente a construir um imóvel, sendo que o meu objetivo é controlar as luzes focos de luzes e fita de leds (desligar, ligar, intensidade e temperatura) assim bem como os estores (abrir e fechar) numa primeira fase. Na minha pesquisa, para as luzes tinha pensado em interruptores de pressão e para os estores os interruptores “normais”, com Shelly Dimmer 2 e Shelly 2.5 ou Shelly 2PM no interior dos interruptores, para controlar tudo pelo home assistant. No entanto quando expos a situação à empresa responsável pela eletricidade (não foram escolhidos por mim, são subcontratados pelo construtor), colocaram em causa o meu “plano” e está a recomendar-me optar por uma solução da Efapel ou Legrand que já tem tudo embutido e que segundo eles têm muita experiência nestas instalações.

Para o portão da garagem é que recomendou usar o Shelly 1PM.

Tendo em conta este cenário o que recomendam para o meu caso tendo em conta o que tenciono fazer? Estou aberto a todas as sugestões. Idealizei toda a solução com interruptores de pressão, o que acham?

Obrigado.

se estás a construir a primeira coisa a ver é preços! em domotica os preços sobem consideravelmente.
Quanto estás disposto a pagar por um sistema de domotica.
Segundo, definir protocolos e equipamentos, isto é importante porque vai definir o tipo de canalização/tubagem a ser aplicada na casa. definir o que queres automatizar, (exemplo: estores e luzes é o básico, depois tens climatizarão, acessos, segurança, videoporteiro, sistema de som, etc… tens uma panóplia de equipamentos para a casa.)

em relação á experiência/opinião, eu comecei a minha casa em 2021, optei por ir para KNX, e aqui, costumo aconselhar knx a outras pessoas, devido á fiabilidade e durabilidade do sistema(knx está no mercado á mais de uma década, e tem casas para o provar), a cumprirem as leis europeias e portuguesas e de ter mais de 500 marcas a fabricar equipamentos knx.

Luzes e estores é tipo o basico dos basicos, numa casa inteligente vais querer automatizar mais que isso… vê no YouTube/google o que queres e apresenta ao teu electricista.

em geral não tenho má opinião da efapel ou Legrand, a Legrand inclusive tem equipamentos knx, a efapel não.

se tiveres duvidas sobre knx diz.

Boa noite Duarte,

Muito obrigado pela resposta.

Já me ajudou bastante e deu-me várias ideias, fico muito agradecido!

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade