Controlar estores electricos por IR e saber a sua posição

pretendia colocar os estores no HA, mas os meus estores funcionam por IR… Eu ja os consigo controlar com a app da Broadlink, mas pretendia conseguir controlar a posição deles pelo HA :slight_smile:

alguém sabe como fazer isso?

Sim, com um Broadlink RM mini 3.

Controlar a posição deles apenas com um broadlink como fazes isso? No broadlink apenas dás comando não recebes retorno.

Eu não percebo muito de programação, mas vi que era possivel controlar a posição dos estores neste post .

Pelo que li aqui o principio será parecido!

Calcular o tempo que o estore demora a abrir na totalidade (supondo 10 segundos). Supomos que pretendo colocar o estore a 50%, o Broadlink manda um sinal para descer, e passando 5 segundos manda parar. E nesse caso o estore fica a 50%.
Mas para ser bem feito, o ideal seria sempre que quisesse mexer na posição do estore com o HA, o Broadlink teria que subir o estore completo, e so depois baixar o que pretendia… Isto porque as vezes eu mudo a posição com o comando… e assim ja não havia o problema de caso o estore estivesse a 70% baixo, se eu mandasse baixar 50% ele iria fechar completamente, não ficando nos 50% q pretendia!!

Agora o problema é, eu não percebo nada de programação :stuck_out_tongue:

EDIT:

Esitve agora a tirar tempos do estore, ele demora

  • Subir - 50 Segundos (de totalmente fechado para totalmente aberto)
  • Descer - 49 Segundos (de totalmente aberto para totalmente fechado)

O meu comando tem 3 botões.

  • subir
  • fechar
  • stop
    (caso ele suba na totalidade ou baixe na totalidade ele para sozinho)

Portanto a suposta programação seria, sempre que quisesse mudar a posição do estore ele fazia:
-> SUPONDO QUE PRETENDIA 50%

  1. enviar o sinal IR pelo broadlink para DESCER
  2. esperar 55 segundos
  3. Enviar o sinal para subir
  4. contar 25 segundos
  5. enviar sinal IR pelo broadlink de STOP

Neste caso, sempre que pretendia mudar a posição, ele teria que baixar na totalidade e so depois subir para o pretendido :slight_smile:

Não sei se tal será possível sequer :stuck_out_tongue: Ou se alguém me consegue ajudar ou conhece um tutorial que faça isso ! (pode ser ingles).

Ser possivel sei que é, mas eu para já só consigo comandar na aplicação do Broadlink e não no HA :frowning:
No meu caso tive que usar o broadlink RM Pro, porque o estore usa frequências de 433mhz

@attackk podes comprar o produto da broadlink que falas.
Depois podes tentar aplicar isto (não ligues ao sonoff dual R2. O que te interessa é o resto do código como está ai.

Quanto depois a não perceberes, estamos cá para ajudar mas por favor tenta…será o melhor caminho para aprender.

Obrigado pela dica ! vou meter mãos a obra agora e assim que encontre dificuldades estarei aqui, ehehe

Para já o que tenho é isto:

Como é obvio não funciona nada ainda… isto porque no tutorial foi utilizado um sonoff, aqui será por comandos RF do Broadlink

configuration.yaml

timer:
  window_up:
    duration: '00:00:50'
  window_down:
    duration: '00:00:49'

input_number:
  window_position:
    name: "Window Position"
    initial: 5
    min: 0
    max: 18
  window_set_position:
    name: "Window Set Position"
    initial: 5
    min: 0
    max: 100 

cover:
  - platform: template
    covers:
      window_cover:
        friendly_name: "Window Cover"
        position_template: "{{ (((states.input_number.window_position.state | int) * 100)/50 | int) }}"
        open_cover:
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/sonoff/power2'
              payload: 'OFF'
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/sonoff/power1'
              payload: 'ON'
        close_cover:
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/sonoff/power1'
              payload: 'OFF'
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/sonoff/power2'
              payload: 'ON'
        stop_cover:
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/sonoff/power1'
              payload: 'OFF'
          - service: mqtt.publish
            data:
              topic: 'cmnd/sonoff/power2'
              payload: 'OFF'

groups.yaml

window_cover:
  name: Window Cover
  entities:
  - cover.window_cover
  - input_number.window_set_position
  - input_number.window_position
  - timer.window_up
  - timer.window_down

Já está a aparecer qualquer coisa no HA :slight_smile:

Agora pretendia tirar isto:

Alguém sabe como o fazer? :smiley:

Depois também pretendia saber como posso já colocar a funcionar os botões de cima (Subir, Stop, Descer). Mas também não faço ideia de como o fazer !

As automações é melhor deixar para o fim certo? Isto porque como expliquei acima, eu pretendia fazer um RESET cada vez que mudasse a posição pelo "Window Position"

Não podes ter isso, porque se também controlares com o comando original, e vais querer, não vais ter feedback da alteração no HA. A partir desse momento nada do que mandes fazer no HA vai corresponder à realidade…

Exatamente, por isso mesmo é que eu pretendia fazer o reset sempre que fizesse alguma alteração !

Por reset digo:

  • Supondo que o estore demora 50 segundos a descer.
  • sempre que mudasse a posição pelo HA, ele mandava o comando para descer, esperava 55segundos, e só depois subia para a posição desejada.
    Será possível ?

Sim, isso é possível, mas muito pouco prático e, na minha opinião, pouco lógico…

No meu ponto de vista seria o método que iria sempre funcionar !
Mas sendo assim se calhar vou esquecer a ideia ! Até porque como já disse não percebo de programação !! Portanto não iria saber programar isso

Alguém me consegue ajudar a adaptar a solução em cima mencionada para o que pretendo ? (Neste caso iria enviar códigos RF em vez de funcionar com sonoff)

@attackk
Abre um novo tópico a pedir ajuda a adaptar a tua solução para RF, não esquecendo de informar a marca e modelo do equipamento, e também, algumas fotos do mesmo.

Novo tópico aberto :slight_smile:

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade