Controlar Dispositivos por consumo

Boa Tarde,

Preciso de ajuda, precisava de fazer uma função no meu HA.

Dada a limitação da potencia que tenho contratada, já esta no limite, 6.9KVA, pelo menos foi o que me informaram.

E como tenho aquecimentos elétrico + forno + placa + etc, tudo junto tenho varias vezes a luz a ir a baixo.
Precisa de criar um regra de prioridade, ou seja, se ligar o forno ou a placa o aquecimento é desligado, só voltado a ligar o aquecimento quando o consumo de energia baixar.

1 º Aquecimento : 1.750W
2 e 3 Aquecimento : 1.500W + 1.500W

Limite de Potencia da Casa : 6.600W

EX:
Se a Cozinha + Lavandaria estiveram a Consumir + de 2.500W, o aquecimento 1 é desligado, só voltando a ligar se, por um determinado tempo (ex: 2 minutos), o consumo for inferior a 1.000W

Se o consumo da cozinha + lavandaria for superior a 3.500€, todos os aquecimentos ficam desligados, voltando a ligar na mesma regra acima.

Estava a pensar fazer no Node Red, mas está complicado.

Existe algo já feito tipo " gestão dos consumos ".
Penso que seja uma função útil para quem esteja com o mesmo problema.

Obrigado

A tua instalação é Trifásica?

@heldercampos1 não sei que equipamentos tens a controlar os resistências elétricas, o que era curioso saber… pois a malta tende em ligar isso por vezes a equipamentos , que podem ter finais não muito felizes.
Normalmente, a malta está educada e já sabe que não pode ligar X coisa quando Y coisa está ligada, ainda para mais placas de indução que se tiverem no máximo a sua potência é demasiado elevada…
O que podes fazer para te alertar a ti e aos utilizadores de casa, é teres um medidor de consumo geral no teu quadro, com um google home ou alexa, e seres notificado quanto X watts são alcançados… tendo tu tempo para desligar seja o que for.

Eu estou curioso em saber se é trifasica ou não… Porque grande maioria dos casos que eu conheço de malta que tem o disjuntor geral a disparar por limitação de corrente, é malta que tem trifasico, e faz sentido.

Trifasico é uma pessima solução para residencias, antigamente ainda se aceitava porque determinadas maquinas não tinham ainda solução mono, mas atualmente isso já não é verdade.

O problema do trifasico é que a malta tem os 6.9kVA que correspontem a 10A por fase, mas quem tenha 6.9kVA em mono tem 30A na fase. E mesmo que a casa tenha os consumidores bem distribuidos pelas 3 fases, na hora de usarmos aparelhos, ninguém vai ligar o aquecedor do quarto de hospedes para dividir o consumo, nós ligamos o que precisamos e onde precisamos, sem pensar na distribuição de corrente… Assim sendo é muito facil chegar aos 10A numa fase principalmente quando o aquecimento é eletrico. Basta ver que bastam 2300W para atingir os 10A, e 2300W pode não chegar sequer para 2 aquecedores.

No entanto se tivermos uma instalação mono, os 30A na fase correspondem a 6900W, uma diferença consideravel… (isto tudo contas com sistemas puramente resistivos claro)

Por isso o meu conselho caso tenhas trifasico, é… Antes de qualquer outra coisa, trata de mudar a casa para monofasico, é uma alteração simples, qualquer electricista (caso não te sintas confortavel) te faz isso sem dificuldade, e é pedir a EDP (ou outro fornecedor se for o caso) para mudar na ligação.

1 Curtiu

Ola @JorgeTeixeira, neste caso é mono, apenas uma fase, 30A ou 6900W.

Queria que o HA controla-se o consumo interno.

Ola @RodolfoVieira eu tenho Shelly no quadro só a medir os maiores consumos da casa tomadas (total, cozinha, lavandaria e restante casa), os aquecedores de parede estão a ser controlados por relés de medidor de consumo de 10 ou 15A. As luzes como tenho shelly, cada uma já tem o seu próprio sensor se consumo.

O que eu estava a pensar era, quando a cozinha consumir uma determinada potencia, desativar o aquecimento, pois o mesmo não é prioritário. Criar uma regra de consumos onde desativar alguns equipamentos e voltar a ativar mediante o consumo.
Não sei se me consigo explicar bem.

Outra questão que pergunto e tenho dúvidas.
Como ligar o Aquecimento:

  • O dia todo 21ºC
  • O dia todo (hora em cheio (21ºC) e horas em vazio (18ºC))
  • Só horas necessárias ( 19:00 – 07:00 )
    Em teoria só as horas necessárias, mas será que depois não gasta mais para recuperar a temperatura.

Se disparas 30A numa fase, dou-te os parabéns, é muito power hehehe :slight_smile:

No que diz respeito ao aquecimento eu uso 20.5 o dia todo, noite e dia… Sendo que de dia raramente liga a caldeira. Eu acho que se deixares arrefecer demasiado a casa, depois tens muita inercia termica e vais ter o aquecimento ligado muitas horas só para recuperar o que perdeu… Agora podes deixar baixar ligeiramente quando estas fora, mas vais chegar a casa sempre com menos conforto claro.

Quanto a gestão da energia, isso dá para fazer, primeiro tens de ter os consumidores com on/off remoto, no caso talvez o mais facil seja disjuntores com on/off remoto. Tens de medir a corrente circuito a circuito, usando shellys EM por ex, e depois criar regras com base na potencia.
Mas antes das regras precisas de ter controlo sobre os circuitos e ter info (medidas) sobre eles, só depois podes usar essa gestão.

@JorgeTeixeira, nem digas nada que no final do mês bem vejo a conta dos 30A.

Por isso precisa de fazer uma função para gerir melhor os consumos.
Ou seja existem aparelhos que não são prioritários, que preciso desativar quando estiver com altos consumos.

Preciso de ajuda de como fazer

Só para contextualizar e poder dar uma opinião explica lá o teu setup do HA e equipamentos ligados.

Boas @j_assuncao,

No HA estou a receber os valor do consumo da Cozinha e da Lavandaria (com os shelly pinças).
Tenho a controlar os aquecedores umas tomadas inteligentes da Shelly 16A.

Ou seja preciso fazer a função
Ler os sensores que estão a ler os consumos Cozinha e Lavandaria, se o valor dor mais alto que 2.000W, desativar a tomada XXX. Se o consumos cozinha + lavandaria forem inferiores a 1.000W por um tempo de 2 minutos, volta a ativar a tomada XXX.

estava a pensar fazer isto no Node Red, mas não sei os comandos a usar.

seria mais ao menos isto

Bom, o que queres fazer é uma coisa e o que podes fazer é outra completamente diferente. Depende do modo como tens os Shellys integrados no HA mas não me lembro de nenhuma integração que permita ter os valores de consumo em tempo real. E este ponto é de extrema importância pois o tempo mínimo de reporte anda nos 10 ou 15 segundos e nesse tempo muito pode acontecer.

Boa Tarde,

Já está, afinal foi mais fácil do que pensava.
Existe já uma função para o Note Red, Power Monitor
Estou com um delay de menos de 1 segundos, ainda estou em testes.

Sem Título

Boas a Todos

Segue mais um exemplo, preciso de mais alguns ajustes, mas o principio será isto.

1 Curtiu

Olá.

Vai dando notícias sobre essa tua solução.

Quando tiveres algo que seja útil para outros, partilha o flow sff.

Podes mostrar como configuras-te o power monitor ? Pelo que vejo na realidade ele está a vigiar energia, correto ? Visto que é sempre baseado no tempo.

PS: já entendi como funciona :slight_smile:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade