Controlar bomba de calor com sensores de temperatura

Boas malta,
este é o meu primeiro post aqui e quero iniciar um projeto de automatização do meu aquecimento de casa, no ano passado e após ter começado o inverno liguei a minha bomba de calor (comprei a casa e já tinha a bomba instalada foi o meu primeiro inverno nesta casa) e fiquei muito surpreendido com os consumos excessivos da bomba (90Kw/dia) daí começar a investigar um pouco sobre a bomba e a primeira modificação que fiz foi trazer o termostato para dentro de casa (é possivel nesta bomba) e os consumos reduziram para 1/3, ainda não satisfeito e vejo que isto pode ser melhorado pensei se podia fazer aqui um projeto para isto ainda ficar melhor, visto que o termostato está na cozinha (sito onde foi possivel instalar) estava a pensar comprar sensores de temperatura para as várias divisões da casa e mediante por exemplo a média de temperaturas accionar a bomba se necessário, tem alguma ideia se isto é possivel?
conexões externas possiveis na bomba:

como atualmente está ligado:

Boas,
É possível! Pelo que percebi se desligares o cabo que tens entre o pino 3 e 4 a bomba desliga e liga se conectares novamente certo?
Nesse caso podes utilizar sensores de temperatura interior (zigbee da xiaomi) ou outros como shelly H&T. PAra atuador podes sempre utilizar um shelly 1 que possui contacto seco (é necessário possuir wifi).
No homeassiant tens de criar uma automação de acordo com as necessidades que possui, ativa o relé do shelly 1 de se temperatura for inferior a x graus e desliga se temperatura for superior a Y graus.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade