Controlar a hora de acender e apagar de uma lâmpada a partir do HA (v2)

Esta é uma versão “Premium” do seguinte tutorial:

O tutorial original é bastante básico e continha um pequeno erro, pelo que decidi criar um novo tutorial tendo como base o flow que eu próprio utilizo para controlar as luzes de presença dos quartos. Fiz também uns pequenos ajustes em relação ao meu flow (faço algumas verificações que para o exemplo não são necessárias - modo de férias activo, presenças em casa, etc) de modo a simplificar e permitir uma melhor compreensão do funcionamento do flow, que é o seguinte:

NOTA: Neste flow utilizo offsets em minutos relativos ao nascer e pôr do sol e não uma hora especifica. Caso queiram utilizar uma hora definida por vocês, podem usar essa parte do exemplo original.

No Home Assistant

Do lado do Home Assistant deverá ser colocado o seguinte, nos respectivos ficheiros ou package:

Script:

script:
#### LUZES DE PRESENÇA DOS QUARTOS
  manual_lp_quartos_on:
    alias: Quarto Liga Luz Presença
    sequence:
      - service: input_boolean.turn_on
        data:
          entity_id: input_boolean.lp_quartos_manual

  manual_lp_quartos_off:
    alias: Quarto Desliga Luz Presença
    sequence:
      - service: input_boolean.turn_off
        data:
          entity_id: input_boolean.lp_quartos_manual

Input Boolean:

input_boolean:
#### MANUAL MODE
  lp_quartos_manual:
    name: Luzes em Manual
    icon: mdi:toggle-switch

Input Number:

input_number:
#### Temporizador das luzes de presença dos quartos
  auto_lp_quartos_light_offset_on:
    name: Offset ON
    icon: mdi:timer
    min: -90
    max: 90
    step: 10

  auto_lp_quartos_light_offset_off:
    name: Offset OFF
    icon: mdi:timer
    min: -90
    max: 90
    step: 10

Light:

light:
#### BEDROOMS LIGHT GROUP
  - platform: group
    name: Grupo Luzes dos Quartos
    entities:
      - light.luz_de_presenca_q1
      - light.luz_de_presenca_q2
      - light.luz_de_presenca_q3

Este grupo vai permitir simplificar e reduzir o numero de nodes necessários no flow. Depois de colocarem tudo isto no HA e reiniciarem, criem um cartão de Lovelace com as entidades.

image

No Node-Red

Utilizaremos de novo o node Schedex pois é bastante flexível e aceitando vários parâmetros à entrada para configuração, podendo ser controlados externamente o parâmetros para ligar, desligar, offset on, offset off, on time, off time entre muitos outros.

Configurem os nodes do seguinte modo:

  • Offset ON

  • Set Offset ON

  • Offset OFF

  • Set Offset OFF

  • Manual Override STATE

  • Clock Quartos

  • on/off?

  • LP Quartos ON

  • Manual Override ON

  • Manual Override OFF

  • LP Quartos OFF

Descrição

Quando no HA escolhem o offset para ligar e desligar, os nodes Offset ON e Offset OFF lêem os valores (a cada 10 segundos - podem alterar o valor a vosso gosto) e através dos nodes Set Offset ON e Set Offset OFF enviam a informação para o Clock Quartos.

Quando chega a hora de ligar ou desligar é enviado um comando que passa pelo node on/off?, o qual analisa a informação e a reencaminha pela saída respectiva, ligando ou desligando as luzes mas também colocando o input_boolean.lp_quartos_manual na posição correcta.

Caso seja necessário ligar as luzes antes da hora activando o input_boolean.lp_quartos_manual, o Clock Quartos dará ordem para ligar as luzes e manterá o input_boolean.lp_quartos_manual na posição correcta. Quando chegar a hora de desligar, o Clock Quartos dará ordem para desligar as luzes e colocará o input_boolean.lp_quartos_manual na posição de desligado.

Caso seja necessário desligar as luzes antes da hora , o Clock Quartos dará ordem para desligar e manterá o input_boolean.lp_quartos_manual na posição correcta. Quando chegar a hora de ligar, o Clock Quartos dará ordem para ligar as luzes e colocará o input_boolean.lp_quartos_manual na posição de ligado.

Conclusão

O Node Red é uma optima ferramenta para criar automações e com algum tempo, paciência e alguma pesquisa é possível criar automações bastante úteis rapidamente.

A parte da inversão e manutenção automática do input_boolean.lp_quartos_manual (Manual Override ON e Manual Override OFF) não foi ainda testada por mim durante tempo suficiente mas durante as ultimas semanas tem funcionado bem comigo. Caso tenham algum comportamento que não o expectável informem-me.

4 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade