Contadores inteligentes no HA com Elfin

Este tutorial visa ajudar a configurar a integração das informações do contador inteligente no HA.
Este tutorial não abrange a parte do pedido de instalação da porta HAN nem da configuração de ligação do elfin ao wifi ou cabo de rede.

:point_right: Pré-requisitos

  1. Acesso à porta HAN
  2. Elfin EW11 ligado à porta HAN

:point_right: Configuração Elfin

Configuração do ModBus

Aceder ao Elfin e no menu do lado esquerdo escolher: “Serial Port Settings”
Elfin Menu

E nas opções configurar os valores conforme a imagem:

No fim, carregar no botão “Submit” para guardar os dados.

Configuração da comunicação do Elfin

No Elfin escolher agora a opção: “Communication Settings”

Elfin menu - Comm settings

Aqui, regra geral não é necessário alterar/modificar nada, pelo que devem validar os valores. Especial atenção para o valor que está na opção “Local Port” pois vai ser necessário na configuração no HA (já a seguir)

Mais uma vez, carregar no botão “Submit” para guardar os dados.

Antes de avançar, recomendo que seja feito um restart ao Elfin.

 
 
 
:point_right: Configuração HA

No configuration.yaml do HA, devem colar o código disponível aqui (Obrigado @nikito7 ).

Neste código, devem alterar/configurar os seguintes itens, presentes no código anterior:

modbus:

  - name: edpbox1
    type: tcp
    host: [IP do ELFIN]
    port: [PORTA DO ELFIN, configurada em "Communication Settings"]
    delay: 1
    timeout: 3
    retries: 3
    retry_on_empty: true
    message_wait_milliseconds: 250

De seguida, restart ao HA e já deverão estar disponíveis as entidades (sensores) criados.

 


Agradecimentos:
@nikito7, @JorgeTeixeira

2 Curtiram

Meus caros ultimamente tenho tido alguns problemas com este sistema… com valores “trocados” de sitio… alguma sugestão de como contornar esta situação?

Firmware Update

http://www.hi-flying.com/download-center-1/firmware-1/download-item-pw11-pw10-ew10-ew11-hf2211s-firmware

.

As diferenças das varias referencias do ELFIN EW11 (RS485)

image

Com o contador Landis & GIR, só funcionou com flow control: disable e stop bits : 2 :

1 Curtiu

Como é que este dispositivo é alimentado ?

No meu caso particular, a alimentação está a ser feita por uma fonte externa de 5v.

No meu caso está alimentado a 24VDC , acho que há malta a alimentar dos 5VDC da porta HAN

Isso é para os novos contadores da EDP?

É um conversor RS485 para wifi , entre muitas coisas, serve para obter dados dos contadores EDP com porta HAN.

Referente a outro tópico.

Mudou algo no contador.

Ou estás a pedir o register errado…

Boa tarde, tenho hipotese de fazer chegar ethernet ao contador através de uma tubagem redundante.

Neste sentido gostaria de submeter à vossa opinião o uso de um Elfin-EE11A como alternativa ao modelo wifi.
Gostaria de alimentar na porta HAN para simplificar tudo e foi mencionado que existem utilizadores deste método - alguém pode partilhar experiência relativamente à fiabilidade do mesmo?

Por analogia, diria que funciona, mas gostaria de saber se existe alguma experiência adquirida a ter em conta. Especificidades de alimentação, pinouts… etc,

Elfin-EE11A

Input Voltage 5~18VDC
Working Current ~100mA
Power <400mW

##Elfin-EW11
Input Voltage 5~18VDC
Working Current ~200mA
Power <700mW

Aparentemente sem wifi consome menos.

A questão é: gostas do modbus do HA? Pymodbus?

Quando há erros pode causar delays até 5min…

Olá, obrigado pela resposta. Tenho a sensação que estou em falha com alguma informação, peço desculpa em adiantado se estiver a duplicar algum tópico.

Como indica, a questão em que me devo focar é na opção pelo modbus do ha por alternativa a…? Agradeço qualquer indicação relativamente a abordagem ou abordagens alternativas.

Obrigado!

Esquece os pormenores, deve funcionar.

  • Elfin tens de usar integração modbus do HA.

  • Coisas baseadas em ESP/Tasmota usa mqtt.

1 Curtiu

@nbranquinho, ainda usa o elfin no contador com o HA?
Tenho tido algumas situações, se o wifi tiver falhas a comunicação tcp morre e só volta se reiniciar o HA.

Serviço modbus.restart

Já tentei e não resulta, só mesmo com restart ao HA.

modbus.stop e depois modbus.start

modbus.start não existe mas tentei com o modbus.restart e também não volta acima.
Só volta a estabelecer conexão com o restart ao HA.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade