Contador Água/gás/Electricidade com Ai

Projecto muito interessante em alternativa ao que ja foi partilhado aqui, visto que nem toda a gente tem contadores que funcionem com o outro método.
Este usa um ESP32-CAM para tirar uma foto ao contador e usando Ai reconhece os os numeros e dá a leitura através de MQTT ao HomeAssistant.

O autor tem uma página bem completa com muitas dicas e com informação.

https://jomjol.github.io/AI-on-the-edge-device-docs/

Acabei esta semana de instalar o meu primeiro módulo. Aínda tenho algumas reservas, mas já dá para tirar algumas conclusões.

  • Percebi finalmente onde andavam os consumos parasitas.
  • Como só detecta digitos, os “consumos instantaneos” são mais aos picos. Dá para considerar digitos como pseudo-analógicos (bom, no fundo já o são) onde se pode detectar transições como fracções, mas para já a experiencia não foi muito positiva, e reverti para o modelo digito “rigido”.
  • Os reflexos são uma dor de cabeça.
  • a focagem é… arcaica
  • acho que o mount que fiz, está muito longe, já vai dando para ler, mas podia ser melhor.

Curiosamente, ao investigar sobre isto, trouxe-me a este fórum que fala a minha lingua nativa. daí este ser o meu 1º post

2 Curtiram

Boas, eu para leituras de electricidade estou a usar uns Shelly EM dão leituras instantaneas, cada aparelho dá para medir duas coisas e diferenciam a direcção da corrente (tenho paineis solares)

Já viu se no thingiverse se tem alguma coisa q se aproprie melhor para pendurar o ESP32-CAM no contador?

As opções trifásicas são geralmente muito caras. Mais tarde vou por no quadro um monitor de potencia activo e com ligação wifi, mas para já, tinha um ESP32cam parado, e algum tempo parado para fazer umas brincadeiras.
Acabei por tirar medidas e fiz o meu próprio mount.
Melhorou no reconhecimento de imagem, mas o contador está numa caixa selada, com janela de acrilico para fora. Os reflexos são uma ginástica enorme.
Passei de 30% de boas leituras, para 65%. Está longe de ser perfeito, mas para já, serve.
O próximo é o contador do gás…


1 Curtiu

Nesse caso o problema é o Led

https://jomjol.github.io/AI-on-the-edge-device-docs/External-LED/

Talvez uma solução para o problema dos reflexos.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade