Contabilizar os custos com Energia Eléctrica?

Bom dia,

Resolvido. Reboot não tinha corrido bem

Boa tarde a todas,

Estava a tentar adicionar a integração ERSE mas está a faltar alguma coisa e não estou a entender o que.
image
Alguém pode ajudar por favor?
O sensor para medição de energia é 1 shelly EM, e já tenho uma configuração simples a funcionar.
image

Obrigado e bom ano

O que é que pretendes implementar com o ERSE?
Pelo que escreveste já tens a “simples” a funcionar. O próprio utility meter com uma apenas tarifa já é o simples.

No entanto se pretendes simular uma outra tarifa e nesse caso o ERSE é TOP na gestão dos horários terás que ter um novo utility meter para essa tarifa.

O que pretendia era utilizar o Erse para verificar quanto seria o o custo, caso a minha tarifa fosse bi-horária.
Os dados que tenho atualmente foram configurados manualmente no configuration.yaml.
A minha dúvida é que ao tentar utilizar este plugin da erse não tenho opções disponíveis no utily_meter.

Tens que criar novo utility meter com duas tarifas. Uma terá que ser vazio e outra fora de vazio.
Podes fazer esse novo utility meter com o mesmo sensor.

1 Curtiu

Boas . Já alguém tentou adaptar o cálculo de consumo mensal em euros, segundo a nova regra de que os primeiros 100kwh serão cobrados com 13% de iva ?

Estava na duvida de como iriam fazer o cálculo para quem tem bi ou tri_horário, mas já percebi por esta tabela:

Instalei esta integração a 4Janeiro e estava a funcionar bem e hoje depois de atualizar para o Home Assistant 2021.1.1 o consumo acumulado disparou de ~70€ para 1700€ (está agora nos ~3000€).

Mais alguém com o mesmo problema? Alguma sugestão?

Com este componente (ERSE) é possível de alguma forma apresentar no Lovelace quando é que o bi-horário muda para o vazio, ou algo parecido…
Várias vezes temos de recorrer a um papel afixado no frigorífico, para verificar aos fins-de-semana, quando é que muda para o horário vazio, para ver se já podemo colocar alguma máquina a lavar ou assim.
Eu já tenho no HA a mostar qual o tarifário actual, mas por vezes vem a pergunta (muda daqui a minutos a uma hora ou mais?)

Sim, tens um sensor próprio para isso.

image

P.S.: Com este sensor até podes criar automações para te avisar quando muda a tarifa.

2 Curtiram

Bom dia!

Ainda não tinha tido oportunidade, mas andei a ver todos os sensores nas Ferramentas de Programação e não dou com o sensor que indique a hora da mudança de tarifário.

Qual o nome do mesmo? É que que te aparece aí no “Time”?

O sensor tem o mesmo nome que definiste na tarifa, tipo sensor.sensor.edp_bi_horario_ciclo_semanal mas também podes pesquisar por vazio no Atributos e ver na coluna Estados um que tenha a tarifa actual.

Sim, o sensor sensor.edp_bi_horario_ciclo_semanal eu já uso para me indicar a tarifa actual, mas o que pretendia era de alguma forma mostrar quanto tempo falta para mudar de tarifário.

Disso não tens nada e a automação para isso é complexa pois tens de introduzir todas as horas a que muda a tarifa e contemplar horários de verão ou inverno.

Seria uma boa ideia o próprio componente fornecer essa informação mas não sei até que ponto será fácil de implementar.

(agora que dei a ideia, vou sair de fininho antes que o @dgomes me dê porrada por dar ideias destas que dão imenso trabalho… :wink: )

2 Curtiram

Eu coloquei a questão, pois o componente como já faz a transição entre tarifários e permite a indicação do actual, poderia já dar essa informação.

Adicionar essa funcionalidade, pode ser que nem dê assim tanto trabalho!
A minha mulher agradecia…

Parece que com restarts do HA aparecem picos (vai do zero que é quando o HA está em baixo ao valor atual que é lido quando o HA arranca) e estes são tidos como leituras.
A sugestão é usar filtros https://community.home-assistant.io/t/jumps-in-utility-meter/205181/3

Vou testar a ver se funciona

Boas pessoal, implementei esta integração, estou com a tarifa simples, esta tudo a funcionar corretamente, estes dias é que reparei que todos os dias às 23H os sensores que fazem a soma dos dias do mês estão a mudar de estado, não deveria ser apenas ás 00:00 ?

Depende de se tens a hora e o fuso horário certos no HA…

boas, Europe/Lisbon tenho o fuso correto, por sua vez a hora esta correta no HA tambem , não consigo perceber o motivo

E o SO onde está o HA tem a hora e fuso horários correctos?

como assim? podes explicar?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade