Contabilizar os custos com Energia Eléctrica?

O HA corre em cima de um SO, seja Ubuntu, Debian, HassOS ou outro qualquer. Tens de confirmar se tens a hora e o fuso horário correctos nos dois lados.

Como criar isto no meu HA?

Obrigado Diogo Gomes pelo projecto.
Estou com um problema a usar o ERSE.
Tenho produção fotovoltaica e quando existe produção em excesso injecta na rede, o sensor apresenta valores negativos. O que me aprece é que o ERSE soma, não leva em conta o sinal negativo. No entanto se fosse inferior ou igual a zero não deveria fazer a contagem. Consegue confirmar-me esta minha observação?
Obrigado.

Após ter a configuração do utility meter, seja daily ou monthly irá guardar todo o histórico? Ou faz reset quando o mês muda?

viva,

faz reset no final do período.

Boas. Estou a tentar analisar o meu consumo energético e avaliar se necessito de um contador de 6,9 ou 10,35 KVA e os custos associados. Usando esta integração da ERSE de que forma poderei criar “cards” no HA para as duas opções? Quando faço a integração da ERSE posso escolher o fornecedor, o plano de tarifa e o “utility meter”, mas não a potência pretendida. Alguma sugestão? Obrigado.

O Utility Meter apenas mostra os consumos anuais, mensais, semanais ou diários, e consumos são kWh não são valores monetários. Para isso tens de criar um sensor template (no teu caso dois, um para cada potência) para cada período, em que multiplicas o consumo pelo preço por kW e adicionas todas as taxas e taximhas são cobradas tanto pelo fornecedor como pelo estado.

Obrigado Jorge. Percebo a ideia é faz sentido, mas de alguma forma pensei que a “integration” pudesse já fazer isso e eu estar a repetir-me. Obrigado pela ajuda. Vou tentar e ver o resultado.

1 Curtiu

Tens aqui no Fórum alguns exemplos de sensor template para efectuar esses cálculos.

Obrigado Jorge. Já “colectei” algumas (boas) ideias aqui apresentadas e discutidas, mas confesso que ainda não tive oportunidade de as por em prática. No entanto, espero fazê-lo ainda esta semana.Mais uma vez obrigado.

1 Curtiu

Eu tenho um sistema de painéis solares com bateria. Estou a colher os dados do meu contador da E-redes via porta HAN. A figura abaixo mostra o meu consumo (importação) quando o sistema está a produzir energia mas a bateria ainda não está totalmente carregada. Assim, o inversor tenta manter a importação à zero. Contudo, eu não entendo como chegar aos 3W de consumo… Alguém sabe explicar-me como se faz o cálculo da potência ativa para o caso que mostro na figura abaixo?

Obrigado!
PROPT

Boa noite, conseguem ajudar com o seguinte erro? Estou a usar um shelly EM (sensor.ihome_energy) com a integração do Home Assistant.

Logger: homeassistant
Source: custom_components/erse/sensor.py:114
Integration: Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (documentation, issues)
First occurred: November 22, 2021, 11:28:54 PM (25 occurrences)
Last logged: November 22, 2021, 11:58:23 PM

Error doing job: Task exception was never retrieved
Traceback (most recent call last):
  File "/config/custom_components/erse/sensor.py", line 135, in async_increment_cost
    await calc_costs(new_state)
  File "/config/custom_components/erse/sensor.py", line 114, in calc_costs
    kwh = float(meter_state.state)
ValueError: could not convert string to float: 'unknown'
utility_meter:
  daily_energy:
    source: sensor.ihome_energy
    cycle: daily
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  monthly_energy:
    source: sensor.ihome_energy
    cycle: monthly
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio

Obrigado

estou com um problema que me esta a dar erro nos logs:

Logger: homeassistant.helpers.event
Source: helpers/template.py:400
First occurred: 7:39:42 PM (2 occurrences)
Last logged: 7:39:42 PM

Error while processing template: Template("{{ ( as_timestamp( now() ) - as_timestamp( states.sensor.monthly_energy.attributes.last_reset ) ) | timestamp_custom("%d") }}")
Error while processing template: Template("{{ ( float(states.sensor.monthly_energy.state) * 0.1493 * 1.23 + float(states.sensor.monthly_energy_cicle_days.state) * 0.1469 * 1.06 + 2.85 * 1.06 ) | round(2) }}")

o templete que tenho é este:

- platform: template
    sensors:
      monthly_energy_cicle_days:   # nº dias do ciclo da eletricidade edp, dia de hoje - dia do ultimo reset ao contador 
        value_template: >-
          {{ ( as_timestamp( now() ) - as_timestamp( states.sensor.monthly_energy.attributes.last_reset ) ) | timestamp_custom("%d") }} 
      monthly_energy_cost:
        friendly_name: "Fatura Energia"
        value_template: >-
          {{ ( float(states.sensor.monthly_energy.state) * 0.1493 * 1.23 + float(states.sensor.monthly_energy_cicle_days.state) * 0.1469 * 1.06 + 2.85 * 1.06 ) | round(2) }}  
        unit_of_measurement: "€" 
        # ver calculo das formulas melhor

acho q me faltam os valores por defeito, devido as ultimas actualização do ha … acho eu …
se alguem poder ajudar ?
obrigado…

Boa tarde,

Segui os passos todos deste post.

Por algum motívo não me aparece o gasto do Vazio, apenas o Fora do Vazio.
E parece-me que não coloquei bem os valores da EDP. Eu tenho 6,9 e tarifa simples.

Já agora, como posso fazer reset aos contadores para começar noutra data?

Obrigado!

Alguém por aí que me possa ajudar?

Se tens tarifa simples só existe o Fora de Vazio. Como queres que apareça mais alguma coisa?

1 Curtiu

Foi um daqueles momentos… :crazy_face:

Já agora, sabes-me dizer que valores devo colocar na formula? Tenho a potência contratada de 6.9.

Obrigado!!

1 Curtiu

De cabeça não te sei dizer mas o site do teu comercializador deve ter esses valores todos.

1 Curtiu

Boa tarde,

Criei dois “Helpers” do tipo utility_meter mas só um aparece como sendo do tipo “energy”.

No utility_meter com ciclo diário, estão em falta atributos.
Já apaguei e recriei o utility_meter e fica sempre assim.

Alguém me ajuda a resolver isto?

Obrigado.

Ficou resolvido adicionando uma customização no configuration.yaml

homeassistant:
  customize:
    sensor.tesla_daily:
      unit_of_measurement: "kWh"
      device_class: energy

Ainda assim, gostava de entender o porquê disto acontecer.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade