Contabilizar os custos com Energia Eléctrica?

Boas maxcalavera.

Actualmente quase todos os os contadores na nossas casas são iguais ao teu e todos eles dão essas 3 leituras, no teu caso é só somares essas 3 leituras para obteres o teu valor.

E assim também nem precisas do costum component electricity, só no caso de teres curiosidade em saber qual a tarifa mais adequada a ti ( o que eu aconselho).s

1 Curtiu

Mas a nível de valor da factura por exemplo não vai fazer diferença? Cada leitura não tem valores diferentes? Desculpem as perguntas mas nisso ainda sou um leigo.

Esse contador activa cada um dos contadores conforme as horas do dia, se agora apontores o total de cada um e passado 24h fizeres o mesmo somas os 3 resultados e tens o teu consumo em 24h. Depois é só aplicares o teu € Kwh.

No teu caso é, como disse, só somares sempre os 3 resultados

E sim para quem tarifa bi ou tri horária cada valor terá um preço diferente, no teu caso é tudo ao mesmo preço.

Mas então para que servem estas 3 leituras? Que raio de confusão. Faziam sentido se cada parcela tivesse o seu preçário… :scream_cat::scream_cat:

O contador está preparado, e lê, três períodos tarifários: cheio, vazio e fora de vazio. Deves ter mais um valor que é a soma de todos.

Mas o que aparece no contador não interessa, o que interessa é o equipamento que vais usar para medir o consumo.

P.S.: Cada parcela tem mesmo um valor diferente mas apenas se estiveres num tarifário bi ou tri-horario.

Alguma ideia do que possa ser ?

É possível saber só os valores de um determinado equipamento sem taxas e taxinhas? Ou seja, o valor em euros só mesmo do consumo desse equipamento…

Sim, se leres o post desde o inicio ele explica os valores que pos no template, basta tirares os valores que queres.

Alguém sabe porque nos consumos fora do vazio aparece erradamente w quando deveria ser KW?

Os valores não batem certo. Deveria ser x 1000 .

Estas a usar como fonte um sensor de potencia e não de energia.

Para converteres o sensor de potencia em energia podes usar o https://www.home-assistant.io/integrations/integration/

Já tinha feito isso, no vazio depois apareceu com as unidades correctas. No fora do vazio aparecia ainda em W. Editei as unidades . acho que está bem agora.

Boas malta. Como posso fazer um reset a todos os contadores. Neste caso queria fazer sempre que uma tomada fosse ligada. Já tentei o service: utility_meter_reset mas sem sucesso.
Obrigado

Excelente tutorial!

Levanto aqui uma questão com uma possível resposta:
O cálculo do preço da energia tem em conta que o ciclo começa ao dia 1, certo?
Dai esta parcela “now().day * 0.3832”

E se esse não for o caso? No meu caso o ciclo é ao dia 19 (o que tenho configurado no utility_meter).

Como possível solução pode-se adicionar o seguinte sensor:

- platform: template
    sensors:
      monthly_energy_cicle_days:
        value_template: >-
          {{ ( as_timestamp( now() ) - as_timestamp( states.sensor.monthly_energy.attributes.last_reset ) ) | timestamp_custom("%d") }}
      monthly_energy_cost:
        friendly_name: "Fatura Energia"
        value_template: >-
          {{ ( float(states.sensor.monthly_energy.state) * 0.1494 * 1.23 + float(states.sensor.monthly_energy_cicle_days.state) * 0.1469 * 1.06 + 2.85 * 1.06 ) | round(2) }}
        unit_of_measurement: "€"

Assim faço a diferença para o último reset do utility_meter.
Mudei também a fórmula tendo em conta que o IVA não igual no aluguer do serviço.

2 Curtiram

Bom dia Pessoal,

Tenho um Sonoff POW com TASMOTA que me dá a Potência em W e o ENERGY Today em kWh. Para implementar o utility_meter devo descartar o ENERGY Today e focar apenas na Potência para o sensor integration, certo?

abraço

podes usar o energy today directamente no utility meter

E isso não vai alterar a contabilização tendo em conta que tenho tarifa bi-horário?

funciona tudo igual :slight_smile:

Ninguém me. Consegue ajudar numa automação que faça reset aos consumos e valores? Queria saber quanto me fica cada impressão 3d. Obrigado malta. Como já mensionei num post mais a cima já usei o utility_meter_reset mas sem resultados. :unamused::unamused::unamused:

Boas pessoal,

Se quiser somar diversos sensores que contabilizam kWh num só e utilizar esse como source no utility_meter, como devo fazer? Recorro a um sensor template?

Sim, o sensor template é a melhor opção.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade