Contabilizar os custos com Energia Eléctrica?

Aparentemente, usando o “[…]_energy_total” em vez do “integration” o resultado é idêntico. Vou deixar assim uns dias para ver como se porta.

Resultados não deverão ser muito diferentes. O beneficio de usar o HA é backup :slight_smile: não tenho certeza se o tasmota guarda valores entre reboots

Guarda de certeza. O meu do quadro principal infelizmente já vai com 2256Kw!!!

Muito obrigado pelo guia @dgomes.

Tasmota guarda os valores após reboot quase sempre, mas já me aconteceu detetar situações que não guardou.

Excelente tutorial :slight_smile:

A post was split to a new topic: Dúvida com sensor

Alguem teria a lista de equipamentos para implementar isso na entrada no quadro de energia ? no caso quero mensurar o consumo da casa inteira, e nao separar por comodo ou coisa do tipo. Poderiam indicar equipamentos ?

O que eu pessoalmente uso: https://guide.openenergymonitor.org/setup/emontx/

@CarlosMartins podes pesquisar aqui no fórum por Sdm120 ou pzem existe tutoriais disso.

Obrigado pelo tutorial! Mais explicito era difícil.

Já usava o Electricity para só ligar o cilindro das AQS no horário vazio, atravez de um BlitzWolf BW-SHP2 com tasmota, onde tinha os consumos do cilindro. Assim, até passo a saber o quanto gasta em €, só retirei das formulas foram os custos com potencia contratada e taxas, pois o que me interessa saber é do total da factura, quanto é que diz respeito ao cilindro.

Bom dia.
Excelente tutorial, muitos parabéns.

Tenho uma questão: Dá para fazer o bi-horário ciclo semanal?

Claro que dá!

Todos planos em: https://github.com/dgomes/python-electricity/blob/master/README.md

ok, obrigado. Não tinha visto essa pasta, apesar de andar à procura.
É que ontem à noite estive a instalar isso e por acaso coloquei “semanal” pois logo imaginei que fosse assim, mas hoje de manhã estava a ver o Card de “monthly_energy” e vi que esteve desde ontem em “fora do vazio” , mas acho que já vi o que foi, a automação que fizeste para mudar as tarifas ainda a tinha nas entidades não utilizadas.

Olá outra vez.

tenho estado a utilizar o utility meter com o custom component eletricity. Sinceramente quando o instalei primeiro só usando um medidor de energia no utility meter, parecia estar tudo a correr bem, em relação à mudança de tarifa. Como tenho vários medidores de consumo em sítios estratégicos :nerd_face: ( 3 blitzwolf shp6 e 1 sonoff pow r2 com tasmota) estou a acrescentar mais sensores ao utility meter e agora que já tenho 3, isto está com um pequeno bug que é que sempre que reinicio o home assistant as tarifas mudam, de todos os sensores, apesar de eu ter também um card com a entidade tariffs que está sempre certo.

deixo aqui o meu yaml que está na pasta “packages” num ficheiro dedicado:

homeassistant:
automation:
  - alias: tariff change
    trigger:
      - platform: state
        entity_id: electricity.edp
    action:
      - service: utility_meter.select_tariff
        entity_id: utility_meter.daily_energy
        data_template:
          tariff: "{{ trigger.to_state.state }}"
      - service: utility_meter.select_tariff
        entity_id: utility_meter.monthly_energy
        data_template:
          tariff: "{{ trigger.to_state.state }}"
          
  - alias: tariff change_3
    trigger:
      - platform: state
        entity_id: electricity.edp
    action:
      - service: utility_meter.select_tariff
        entity_id: utility_meter.daily_energy_3
        data_template:
          tariff: "{{ trigger.to_state.state }}"
      - service: utility_meter.select_tariff
        entity_id: utility_meter.monthly_energy_3
        data_template:
          tariff: "{{ trigger.to_state.state }}"
          
  - alias: muda_tarifa_termo
    trigger:
      - platform: state
        entity_id: electricity.edp
    action:
      - service: utility_meter.select_tariff
        entity_id: utility_meter.energia_hoje_termo 
        data_template:
          tariff: "{{ trigger.to_state.state }}"
      - service: utility_meter.select_tariff
        entity_id: utility_meter.energia_mes_termo 
        data_template:
          tariff: "{{ trigger.to_state.state }}"

utility_meter:
  daily_energy:
    source: sensor.energy_total1
    cycle: daily
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  monthly_energy:
    source: sensor.energy_total1
    cycle: monthly
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  daily_energy_3:
    source: sensor.sonoff_energy_total
    cycle: daily
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  monthly_energy_3:
    source: sensor.sonoff_energy_total
    cycle: monthly
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  energia_hoje_termo:
    source: sensor.termoacumulador_energy_total
    cycle: daily
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
  energia_mes_termo:
    source: sensor.termoacumulador_energy_total
    cycle: monthly
    tariffs:
      - Fora de Vazio
      - Vazio
      
electricity:
  edp:
    country: Portugal
    operator: EDP
    plan: Bi-horário - ciclo semanal

@dgomes obrigado pelo excelente tutorial. Mas tenho uma dúvida. Eu tenho tarifa simples. Mas no entanto o meu quadro já é dos novos e tenho as seguintes leituras: vazio, ponta e cheias. Dá para implementar na mesma este teu tutorial? Qual o significado das leituras? Muito obrigado pelo excelente tutorial.

Boas maxcalavera.

Actualmente quase todos os os contadores na nossas casas são iguais ao teu e todos eles dão essas 3 leituras, no teu caso é só somares essas 3 leituras para obteres o teu valor.

E assim também nem precisas do costum component electricity, só no caso de teres curiosidade em saber qual a tarifa mais adequada a ti ( o que eu aconselho).s

1 Curtiu

Mas a nível de valor da factura por exemplo não vai fazer diferença? Cada leitura não tem valores diferentes? Desculpem as perguntas mas nisso ainda sou um leigo.

Esse contador activa cada um dos contadores conforme as horas do dia, se agora apontores o total de cada um e passado 24h fizeres o mesmo somas os 3 resultados e tens o teu consumo em 24h. Depois é só aplicares o teu € Kwh.

No teu caso é, como disse, só somares sempre os 3 resultados

E sim para quem tarifa bi ou tri horária cada valor terá um preço diferente, no teu caso é tudo ao mesmo preço.

Mas então para que servem estas 3 leituras? Que raio de confusão. Faziam sentido se cada parcela tivesse o seu preçário… :scream_cat::scream_cat:

O contador está preparado, e lê, três períodos tarifários: cheio, vazio e fora de vazio. Deves ter mais um valor que é a soma de todos.

Mas o que aparece no contador não interessa, o que interessa é o equipamento que vais usar para medir o consumo.

P.S.: Cada parcela tem mesmo um valor diferente mas apenas se estiveres num tarifário bi ou tri-horario.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade