Boas tardes.
Já tinha um sistema bastante complexo para ter conselhos sobre se devo ou não abrir uma porta ou janela para melhorar ou manter as condições interiores, face às exteriores. O que tinha era bastante complexo, com macros e cartões com auto-entities, costumização no customze.yaml, automações, scripts e afins, e achei que era demais para estar a fazer um post com isto (apesar de o @RodolfoVieira ainda me ter picado para o fazer). Mas funcionava muito bem.
Não tenho conhecimentos suficientes de python para programar, mas estamos na era da IA e resolvi passar todo o funcionamento para uma integração, com indicações precisas, muita depuração e correção.
Isto é o que tenho, por enquanto, para quem quiser experimentar. Já está bastante funcional. Não replica o funcionamento totalmente que tinha, mas dá para depois usar automações com notificações baseadas no estado do sensor final.
Para vossa consideração, sabendo de antemão como fiz o processo.
Se alguém com mais conhecimentos quiser contribuir, à vontade! 
“Quando não sabemos fazer alguma coisa, temos de pedir ajuda a quem saiba”.

!
.
. Estamos numa era muito diferente, e foi por isso que decidi partilhar algo que não foi totalmente construído por mim, mas sim, foi pensado e desenhado por mim. Um arquiteto pode já não saber usar régua e esquadro, mas CAD de certeza tem de saber. Isto vai-se aplicar também à programação de ora em diante, usando a IA, podem ter a certeza.