Conheça o auxiliar Interruptor, o Input_boolean no Node-red! Múltiplas condições no gatilho de automações!

Sei que muitos estão usando o Node-red e gostariam de criar automações com várias condições para o gatilho de início da automação mas não sabem como! Como input_boolean isso é possível!

Antes de tudo recomendo que leiam esse tutorial básico para aprenderem como configurar os nodes no node-red:

Primeiro temos que saber o que são os auxiliares, os auxiliares são dispositivos que podemos criar para auxiliar em automações, no caso vamos criar um auxiliar interruptor (input_boolean)! Um interruptor (input_boolean) é como uma chave de liga e desliga, olhando bem pro desenho do ícone dele você consegue entender!

Então vamos criar o nosso input_boolean!

Vá até o configurações e clica em Auxiliares!

Clique no + no canto direito a baixo, vão aparecer os ajudantes e vamos escolher o Interruptor!

Coloque um nome para o interruptor e clique em criar!

3

Vai perceber que irá aparecer! No meu caso vou usar como exemplo um que eu já havia criado, coloquei o nome de alarme_luz e perceba que o id da entidade é input_boolean.alarme_luz

Agora vamos para o node-red!

Vou pegar como exemplo esse fluxo que criei, vocês olhando vão achar complicado mas não é, vou explicar ponto a ponto dele para entenderem a lógica, entendendo vão poder criar os fluxos de vocês com input_boolean

Aqui em casa tenho um sensor de porta na porta principal e no corredor logo atrás da porta tenho lampadas smart e eu gostaria que quando o alarme estivesse armado e a porta fosse aberta o alarme disparasse e as luzes smart mudassem para vermelho, com ele desarmado após disparado a luz deixa de ser vermelha e mude para branca e após 2 minutos ela apaga sozinha.

Já tenho a automação em que o alarme armado e a porta aberta o alarme dispara então montei esse fluxo para o resto da automação! Então vamos para a lógica!

Vamos usar nodes:

events:state
current state
call service
delay

Primeiro vamos pegar a primeira parte da automação!

Os nodes do inicio que são os gatilhos estão preparados para a todo instante verificarem seus status, então a cada mudança de status vão ver escritos embaixo do node, na imagem conseguimos ver que o node events:state com o nome sensor porta frente está off com um quadradinho vermelho, isso quer dizer que a porta está fechada! A mesma coisa com os outros nodes.

Reparando na imagem conseguimos ver que o node events:state com o nome Alarme armado está com status com o quadradinho verde escrito armed_away, então está armado.

No caso a lógica é a seguinte, caso o sensor de porta for acionado e esteja on no status ele vai acionar a automação e verificar se o alarme está armado, se estiver armado ele segue a automação. Ele só verifica se ele estiver on.

Embaixo, caso o alarme esteja ligado ele vai acionar a automação e caso o sensor de porta esteja com o status on ele vai seguir a automação. Ele só verifica se ele está armado. Percebe que ele armou 22:00 e verificou que o sensor porta frente está off ás 22:00.

Uma das condições verifica a outra, por isso temos que ter duas vias de gatilho para a automação. E para cada outra condição usada também como gatilho para o inicio da automação vamos precisar de outra linha de inicio de fluxo e por ai vai…

E no final vamos ter o nosso input_boolean!

Vamos olhar as configurações dos nodes nesse inicio do fluxo!

Configuração do gatilho de cima! events:state Sensor porta frente:

Configuração do current:state alarme armado:

Configuração do gatilho de baixo events:state alarme armado:

Configuração do current:state sensor porta frente:

Configuração do call service alarme_luz on, esse é aqui que vamos colocar o input_boolean que criamos, o ajudante alternar! Atenção na configuração!

Agora devemos criar um fluxo para quando o input_boolean estiver ligado!

Para quando o call service que tem o input_boolean estiver ligado a luz das duas lampadas smart mudarão a cor para vermelho! E esse é a fluxo e as configurações dos nodes!

No node events:states alarme_luz on vamos configurar assim:

E o node call service luzes do corredor red on assim:

Então agora quando o sensor de porta estiver on e o alarme armado as luzes smart estarão vermelhas! Agora falta quando o alarme for desarmado as luzes ficarem brancas e depois de 2 min apagarem.

E a lógica é a seguinte: quando o alarme for desarmado o input_boolean vai ficar off

O node events:states alarme desarmado vai ser configurado assim:

E o node call service alarme_luz off vai ser configurado assim:

Agora o input_boolean está off porque o alarme foi desarmado! Então agora só falta mudar a cor das luzes e desliga-las!

O fluxo vai ser assim: Com o input_boolean off as luzes mudam de cor para branco e depois apagam!

Com o events:states alarme_luz off vamos configurar assim:

O node call service luzes do corredor - white vai ser configurado assim:

O delay não vou por que é bem simples…

E o node call service luzes do corredor off vão ficar assim:

Pronto! Agora temos o fluxo completo!

Espero que tenham conseguido entender a lógica de como funciona o input_boolean! Qualquer dúvida podem comentar que ajudo no que precisarem!

Um abraço!

Ps. Ai a luz vermelha e o alarme acionado! :joy: :joy: :joy:

2 Curtiram

Bom trabalho @LeandroIssa.

1 Curtiu

Dica de uso com a mesma lógica:

Ligar o alarme com as pessoas fora de casa e desligar com as pessoas em casa! Pode ser feito com os dados do app life360 ou outro tracker!

Tutorial explicando como integrar o life360!

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade