Configurar IP fixo no Hassio (ResinOS)

Obrigado pela info :slight_smile: pode vir a ser útil.

Boa tarde.
Sou novo em Home Assistant e instalei o Hassio à pouco tempo. Tenho tido uma série de dificuldades que vou procurando resolver aos poucos. Uma delas é quando procuro encontar a pasta system-connections. Não a encontro.
O que vejo no meu cartão são as seguintes pastas e ficheiros:
overlays
bcm2710-rpi-3-b.dtb
bcm2710-rpi-3-b-plus.dtb
bcm2837-rpi-3-b.dtb
boot.scr
bootcode.bin
cmdline.txt
config.txt
fixup.dat
start.elf
u-boot.bin

Já dei conta que o cartão onde tenho o hassio está com duas partições
Uma é onde estão estes ficheiros e que tem o espaço de 32 megas
A outra partição não a consigo ler e o meu windows 10 diz que tenho que formatar essa partição.
Como posso ultrapassar isto?
O cartão, quando no raspberry, arranca sem problemas.

Cumprimentos

Antes de mais, qual é o Hassio que estás a utilizar, o que tem base no ResinOS ou o HassOS?

A partição que estás a ver é a unica que consegues, e precisas, ver no windows. Todas as outras são partições Linux e não deves mexer nelas.

Boa noite.
Fiz o download deste site: https://www.home-assistant.io/hassio/installation/
para o Raspberry Pi 3 64bit

A solução para configurar o IP fixo está escrita nessa página que indicaste.

Optional - Setup the WiFi or static IP: On a USB stick, create the network/my-network file and follow the HassOS howto.

Se depois clicares no link, tens lá exemplos da configuração.

Alterado o titulo do Tópico e do Tutorial para indicar o SO base do Hassio, tendo em conta que desde Julho de 2018 existe uma nova versão do Hassio baseada em HassOS que substituiu a anterior baseada em ResinOS.

Esta nova versão é a primeira a suportar o novo modelo da Raspberry, chamado 3B+.

Deixo aqui a minha configuração de lan com ip fixo para quem precisar.

Vão precisar de uma pen usb em fat32.
Criam na pen uma pasta com o nome “network” e dentro da pasta criam um ficheiro com o nome “hassos-default”

O IP que escolhi para o HASSO foi o 192.168.1.150 e o meu router tem o IP 192.168.1.254.

[connection]
id=hassos-network
uuid=d55162b4-6152-4310-9312-8f4c54d86afa
type=802-3-ethernet

[ipv4]
method=manual
address1=192.168.1.150/24,192.168.1.254
dns=8.8.8.8;8.8.4.4;

[ipv6]
addr-gen-mode=stable-privacy
method=auto

Inseri a pen usb no raspberry e liguei-o. Tive de aguardar uns minutos, fiz um scan á rede com a aplicação Advanced IP Scanner , e verifiquei que o HASSO já tinha o IP que tinha escolhido.

2 Curtiram

Apos isso é necessario ter la sempre a pen para ter ip fixo ou pode-se remover a pen?

Podes remover a pen.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade