Configuração UPnP

Tenho na minha rede 2 routers e com o discovery ativado no HA uma descobre-me um outra vez descobre outro. Como poderei definir os sensores que pretendo relativos ao router que pretendo quando ativo o componente UPnP no configuration.yaml ?

Obrigado

Tentando pedir ajuda de outra forma …
Como poderei ter no meu HA sensores de tráfego na minha ligação à internet sem ter que depender do discovery?

Obrigado

Podes explicar com mais detalhe o que queres, de preferência com um exemplo?

Tens 2 routers!? Qual é o objectivo… que tipo de rede tens configurada? DNS, DHCP, gateway,… Funcionam com activo- backup, para balanceamento, …???

As minhas desculpas por não ser claro nos anteriores posts …

Nesta altura tenha apenas um router Asus que liga à rede Vodafone e é relativamente a esse router que pretendo medir/avaliar o tráfego. Mantenho, no entanto, na rede o meu anterior router da Vodafone, como gateway para o telefone e como switch ethernet, mas que tem activo o UPnP. Pretendo monitorizar no HA o tráfego do router Asus (o que na verdade faz de gateway para a internet) utilizando o UPnP que apenas sei activar através do discovery automático. Este discovery automático umas vezes detecta o Asus e outras vezes detecta o switch original da Vodafone que não tem qualquer tráfego na porta wan.

Daí pretender configurar manualmente o UPnP apontado apenas para o Asus ou, em alternativa, qualquer outro método que seja versátil e seguro, mas mais fiável.

Não dá para desactivar o UPnP no router da Vodafone?

Tal como disse o @tmarquespt, a tua melhor opção é desactivar o UPnP no router da Vodafone (no HG8247H por exemplo está no menu Aplicações de rede > Config. UPnP).

Pessoalmente, não recomendo ter UPnP ativado em nenhum router. O risco de segurança é muito elevado, primordialmente, com utilização de equipamentos com firmware duvidoso. Existe um potencial muito grande de abertura de portas para o exterior, expondo com muita facilidade toda a tua rede.

No teu caso recomendaria desabilitar o UPnP em ambos os routers e utilizar o componente oficial e específico para routers da Asus:

1 Curtiu

Obrigado @tmarquespt e @j_assuncao
Já desactivei o UPnP no router Vodafone ( por desconhecimento não tentei sequer tentar desativa essa funcionalidade).

Vou tentar eplorar as funcionalidades do componente Asuswrt. Obrigado @Luis_Andrade

@Luis_Andrade, alguma ideia como desactivar o device tracking ou prédefinir os dispositivos a serem seguidos?


quando activas os device trackers vai te criar um ficheiro

known_devices.yaml

nesse ficheiro podes defenir que devices queres fazer track


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade