Configuração Router Asus RT-AC68U com a Vodafone

Boas.
Tenho um Router Asus RT-AC68U e queria configurá-lo com o Router Huawei HS8247W da Vodafone.
Acontece que o R. Vodafone não faz de Bridge (como fazia o da NOS)
Assim vou uar a função DMZ como sugestão do @Nuno_Santos

O router da vodafone está no 192.168.1.1 (por default) Ok.
Queria por o meu router no 192.168.1.X. (mas não consigo…)
A questão é que ele o Asus, reserve o 192.168.1.2 para a WAN e OBRIGA-ME a criar a rede do asus no 192.168.2.X

Deste modo obriga-me a reprogramar todos os sensores do 192.168.1.X para o 192.168.2.X

Há algum modo de por o router da Asus na 192.168.1.X ?
Obrigado.

Tens de mudar os endereçoa atribuídos ao da vodafone… Algures nas configurações dele deve dar para o mudar para 192.168.2.1 com dhcp 192.168.2.x. A partir daí, ele vai atribuir ao teu router um ip da wan nessas moradas e depois podes usar o que queres na tua lan…

Ok @Nuno_Neves.
E em relação ao DMZ, a rede não fica depois exposta ? a segurança , passa depois a ser feita pelo meu router ASUS certo ???

Muda a subnet default da vodafone para a 192.168.2.x e mete a 192.168.1.x no Asus, conforme já foi referido. A DMZ irá passar todas as portas para o endereço físico escolhido, com isto, não significa que passes a ter o ip de wan da vodafone na porta wan do Asus. O trabalho de segurança irá passar a ser tratado pelo Asus.

Nota: Caso tivesses ONT podias mudar o firmware do Asus e ficavas só com um router.

Boas.
É só para informar que, após telefonema para a VODAFONE, fui informado que esta não deixa mudar o IP 192.168.1.1 que vem no router por default.
Assim, irei alterar todos os meus sensores para uma nova gama de ips internos defenido no meu router ASUS.
Vai dar algum trabalhito, mas nada que não se faça.
Quanto à Vodafone, já começo a estar um pouco farto das impossibilidades criadas por eles, e pelo deficiente software do router deles… enfim, o pior dos 3 (meo, nos e vodafone) que conheço.

@pjosevsa eu tenho Vodafone e acho que dá para alterar.
Não vou afirmar sem ter a certeza mas daqui a bocado já vejo se dá ou não.

Qual é o modelo do router da Vodafone?

Sou utilizador “particular”, pelo que me informaram apenas os “empresariais” o podem fazer, assim como, outras configurações… etc… etc…
O modelo é o Huawei HS8247W

O router é diferente do teu, mas nesta versão é possível e sou cliente particular. Podes pedir alteração do router (pode implicar custos) mas se tiveres para o fim da fidelização consegues negociar isso.

1 Curtiu

Peço desculpa por estar a “desenterrar” este topico , mas talvez me consigam ajudar.

Primeiro que tudo um bom ano 2022 para todos.

Possuo uma instalação vodafone fibra com ont separado (2 portas ethernet,apesar de so a 1 funcionar) + smart router vdf huawei hq.
A ideia seria claro usar um router asus para gerir tudo.
Tenho um asus RT-AC1900u com wrt merlin ultima versao disponivel no site wrtmerlin ,que liguei diretamente ao ont e consigo ter ligação internet tudo okay , mesmo tentando criar ou utilizar as configurações de vlan / iptv que o router ja possui , não consigo ter a vbox sagemcom a bombar , apenas consigo ter o bridge mode na porta 4 , na porta 3 a vbox não funciona.

Experimentei ter o seguinte cenario :

ONT → Router Asus com dhcp ligado e gama 192.168.0.-> Porta 4 do Router asus a sair para o SmartRouter Vodafone 192.168.1. com dhcp tambem ligado , tudo okay neste cenário , consigo ter internet no smartrouter , onde ligo a vbox e tudo funciona, só que volta na volta perco a ligação de internet no Router Asus.

Será que me conseguem explicar o que poderei fazer ?

Obrigado :wink:


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade